moto.com.br
Publicidade:

Fique por dentro de tudo que acontece no Rally Dakar, considerado o rally mais difícil do mundo! Muita adrenalina, drama e superação.

Rally Dakar - O Rally mais difícil do mundo

Rally Dakar: Entrevista com o pentacampeão Marc Coma

23 de January de 2015
Compartilhe este conteúdo:
O piloto espanhol Marc Coma foi proclamado na grande final, em Buenos Aires (Argentina), o grande campeão do Rally Dakar 2015. Este é seu quinto triunfo (2006, 2009, 2011, 2014 e 2015), sendo o segundo consecutivo. Essa façanha o coloca em um seleto grupo de pilotos, como os monstros do Off Road Cyril Despres e Cyril Neveu, ambos com cinco títulos na categoria motos na principal competição Off Road do planeta, e do monstro sagrado Stéphane Peterhansel, que acumula a marca inédita de seis trofeus na prova. Uma vitória superlativa do piloto espanhol porque, além de superar todas as dificuldades habituais das últimas edições do Rally Dakar, é preciso levar em conta todo o estresse adicional da competitividade das outras fábricas, junto com a fome de vitória de seus rivais. Mas Marc Coma, juntamente com a fabricante austríaca KTM, voltaram a vencer a corrida mais difícil do mundo, com uma exibição repleta de talento, experiência, esforço e crescimento pessoal. Toda adrenalina e emoção do pentacampeonato de Marc Coma no Rally Dakar pode ser conferida nessa entrevista emocionante e divertda do piloto espanhol. (AMV)
 
Pergunta: Qual o balanço que você faz desta quinta vitória no Rally Dakar?

Marc Coma: Algo muito positivo. Estou muito feliz e orgulhoso. Foi um rally extremamente cansativo, como vem sendo nas últimas edições, e complicado. Tivemos que superar um problema sério já no segundo dia, o que nos prejudicou um pouco na classificação e também nos obrigou a mudar um pouco a estratégia. Tivemos que se esforçar ao máximo e com toda força para se recuperar. Sabíamos que a disputa da maratona poderia ser a chave para darmos uma reviravolta na prova. Gerenciar o momento de crise foi a chave.
 
Pergunta: Essa é a primeira vez que um piloto espanhol vence duas vezes seguidas o Rally Dakar. Qual é a sensação?
 
Marc Coma: Eu sempre digo, a coisa mais difícil é vencer depois de uma vitória. É por isso que eu estou tão orgulhoso desta conquista. Esta vitória, diz muito sobre todos nós, a equipe e todas as pessoas que eu tenho ao meu redor. Eu não estava obcecado porque eu não acredito em estatísticas. A minha filosofia é trabalhar todos os dias e enfrentar cada competição com toda energia desde primeiro dia, como se não tivéssemos ganhado nada.
 
Pergunta: O trabalho da sua equipe também foi decisivo na competição?

Marc Coma: Sim. A KTM tem mais de uma década de vitórias no Rally Dakar. Estamos juntos com a melhor marca possível para disputar competições, tanto na parte técnica quanto na qualidade humana. Na fase do salar de Uyuni, por exemplo, eu poderia continuar com a ajuda de Jordi [Viladoms] e de Ruben [Faria]. Um dia antes do salar, "Vili" foi-me amparando na moto ao me ver chegando no acampanhamento. Ele disse: "Você descansa, você está disputando o Rally Dakar, deixa eu fazer isso". Isso mostra o tipo de pessoa que ele é, além de ser um grande piloto. São esse feitos que ficam registrados na memória, não importa o tempo. Eu quero mais uma vez agradecer todo apoio que recebi nesses dias. Foi uma pena ele ter abandonado a prova, mas uma parte da conquista deste Rally Dakar também é dele.
 
Pergunta: Pilotos de ponta como Joan Barreda e Paulo Gonçalves não têm deixado a vida fácil para você nas competições?
 
Marc Coma: Muito difícil. O nível está muito elevado. Isso também valoriza ainda mais a vitória. As pessoas ficavam imaginando que a ausência de Cyril [Despres] poderia tornar mais fácil as coisas para mim, mas a coisa não tem sido fácil em nada. Felicito Joan [Barreda] e Paulo [Gonçalves]. Eles apenas não tiveram aquele pontinho de sorte que eu tive. Eu acho que os dois podem ganhar facilmente o Rally Dakar no futuro.
 
Pergunta: Com estes cinco títulos, você responde à altura dos feitos de Cyril Despres e Cyril Neveu. Na frente, apenas Stéphane Peterhansel com seis títulos nas motos. Você já pensa no sexto trofeu do Rally Dakar?

Marc Coma: Eu não gosto de estatísticas, mas obviamente estou muito orgulhoso por poder fazer parte deste grupo tão pequeno de campeões. Muito contente também por igualar a marca de Despres, que é um piloto que tenho lutado por uma década nas competições. O imporante é se dedicar ao trabalho para chegar a este nível. Nem no melhor dos meus sonhos eu pensava isso. Agora quero aproveitar este momento.
 
Pergunta: E o que você pode dizer sobre uma possível mudança para a categoria carros?
 
Marc Coma: Agora eu quero desfrutar muito da vitória no Rally Dakar e não tenho resposta para o meu futuro. Minha vida é a moto e antes de fazer qualquer alteração a esse respeito, deve-se avaliar muitas coisas.
 
Pergunta: Você já falou com o seu filho?
 
Marc Coma: Minha esposa Queralt me disse que ele brinca com pequenas motocicletas de brinquedo, simulando largadas e corridas. E ele narra as corridas. Outro dia eu ouvi: "Coma, coma... Lutando com Gonçalves, brrrrrrrrmmmmmm, brrrrrrrrmmmmmm... e ganha... Gonçalves!? Minha mulher disse que colocou as mãos na cabeça e pensou: "como é que vamos explicar isso ao seu pai".

- Confira o vídeo com as estatísticas de Marc Coma - 2004-2015 (em espanhol)

- Confira o vídeo da moto KTM 450 Rally de Marc Coma (em espanhol)

Vídeos: AMV/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Dakar: Edição 2017 da competição promete ser mais radical

Concept Lac Rose faz homenagem da BMW ao Rally Dakar

Dakar: Argentina, Bolívia e Paraguai no roteiro 2017

Dakar: Chile fica de fora e abre oportunidade para Brasil

Dakar: Brasileiros de UTV marcam presença no pódio

Dakar: Confira o vídeo da 13ª etapa de 2016

Dakar: Toby Price é o grande campeão nas motos

Conheça as motos na disputa do Rally Dakar 2016

Dakar: Edição 2017 da competição promete ser mais radical

Dakar: Argentina, Bolívia e Paraguai no roteiro 2017

Dakar: Confira o vídeo da 1ª etapa de 2016

Rally Dakar: Honda lança CRF 450 para a competição

Rally Dakar: KTM planeja lançamento da 450 Rally Replica

Concept Lac Rose faz homenagem da BMW ao Rally Dakar

Comentários

Galeria de Fotos

Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender