moto.com.br
Publicidade:

Fique por dentro de tudo que acontece no Rally Dakar, considerado o rally mais difícil do mundo! Muita adrenalina, drama e superação.

Rally Dakar - O Rally mais difícil do mundo

Rally Dakar: Entrevista com o campeão Cyril Despres

21 de November de 2013

O piloto francês Cyril Despres ostenta cinco títulos de campeão nas motos no Rally Dakar, considerada a competição Off Road mais severa do planeta, e tido por seus rivais como um piloto extremamente competitivo e por isso mesmo difícil de ser superado. Em 2014 essa fera do motociclismo encara a competição, que acontece entre 5 e 18 de janeiro, com trajeto na Argentina, Bolívia e Chile, assumindo as cores da azulada equipe japonesa Yamaha, abrindo mão de uma trajetória de dez anos e cinco títulos na prova (2005, 2007, 2010, 2012 e 2013) com a marca austríaca KTM.

Por apresentar um comportamento bastante arrojado e muitas vezes ousado no comando da sua moto nas grandes competições, Cyril Despres acumula algumas histórias polêmicas na sua carreira. Um caso mais recente de seu temperamento na disputa das competições ganhou visibilidade em um incidente de grande polêmica junto com o piloto português Paulo Gonçalves na edição 2012 do Rally Dakar.

Nas imagens de um vídeo de uma das etapas aparece Paulo Gonçalves ajudando Cyril Despres a desatolar sua moto, que assim que se vê livre sai em disparada, deixando o português para trás e com sua moto ainda presa na lama. Esse comportamento trouxe para o piloto francês uma fama de Dick Vigarista, mas ele considera essa situação como um fato superado.

Com o crescimento cada vez maior do Rally Dakar no cenário mundial de competições Off Road e a presença de novas e estruturadas equipes de fábrica na disputa, a edição de 2014 promete fortes emoções e muita adrenalina em um ambiente de grande dificuldade e muita aventura.

Pergunta: Cyril Despres, esse é um momento decisivo na sua carreira, coroada com feitos brilhantes no comando de uma KTM, mas essa parceira chegou ao fim e hoje você veste as cores da Yamaha. Esse tipo de mudança ajuda a mantê-lo motivado?

Cyril Despres: Se quisesse tranquilidade eu teria ficado com a KTM. Acho positivo e desafiador mudar de equipe depois de um certo tempo. Se você ficar muito tempo em um lugar você corre o risco de ficar estagnado. Eu queria tentar a sorte em outro lugar. Quando fui visitar os escritórios da Yamaha em Paris logo senti algo diferente. Há fotos do Rally Dakar por todo o lugar e você sente o espírito de Jean-Claude Olivier [piloto que é um mito da Yamaha francesa] e de Stéphane Peterhansel [piloto francês seis vezes campeão do Rally Dakar nas motos, com a Yamaha]. O lugar respira e transpira a atmosfera de rally e eu percebi na hora que queria estar cercado por pessoas com a mesma paixão que eu tenho para o Rally Dakar. Agora só preciso descobrir se eu ainda posso ganhar a competição depois de mudar de moto.

P: Você preparou um programa bastante leve nas competições para essa temporada. Você acha que esse tipo de preparação é suficiente para conquistar o título de 2014 com uma moto nova?

Cyril Despres: Como competidor gosto de cuidar de todos os detalhes, e isso faz com eu me sinta mais confiante e com maiores chances de sucesso no Rally Dakar. Eu sei que esse tipo de estratégia me agrada e funciona bem comigo. Nós fizemos vários testes com o equipamento, mas se eu tenho pouco tempo de competição com a Yamaha, para mim tudo bem. O verdadeiro teste virá agora em janeiro.

P: A sexta vitória representa igualar o recorde de Stéphane Peterhansel. Como você encara esse desafio?

Cyril Despres: Você tem que manter a calma. É difícil arriscar alguma coisa, pois agora tudo é novo para mim. Eu não quero me decepcionar nem as outras pessoas que confiam em mim. Sinceramente, eu acho que a combinação da minha pilotagem, o meu equipamento e a competição pode dar certo, e se isso for feito então pela primeira vez de um jeito diferente. Então, sem dúvida, seria algo muito divertido!

P: Após o primeiro contato com a Yamaha, você sente que pode enfrentar a KTM?

Cyril Despres: A grande questão é que todos os meus rivais desenvolveram uma nova moto na última temporada, então eu realmente não sei o suficiente da preparação dos seus equipamentos para expressar uma opinião. De qualquer modo, sei que é uma moto poderosa e que mostrou muita força no Rally Dakar. Das mudanças que eu tenho conhecimento é que sua aceleração é muito linear. Ela também é menor e mais compacta, o que a torna fácil de pilotar.

P: Além do duelo que você costuma ter com Marc Coma, você acha que outros pilotos podem ser fortes candidatos ao título?

Cyril Despres: Sim, mas se você comparar com as competições de ciclismo, por exemplo, alguns pilotos estão concentrados e focados em apenas uma corrida, como o Tour de France, o Campeonato Mundial, ou o Paris-Roubaix. Esse é o meu caso com o Rally Dakar. Basicamente, não há muitos pilotos que provaram poder competir neste evento mantendo uma certa regularidade, ano após ano. Eu acho que a chave do sucesso na competição tem sido a minha experiência. Eu não estou competindo simplesmente contra outros pilotos. Sei que eles fazem seu progresso e são rápidos, mas não me assustam.

- Confira o vídeo de Cyril Depres em ação na Yamaha

Fotos e vídeo: ASO/Bertrand Mahé/Yamaha/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Dakar: Edição 2017 da competição promete ser mais radical

Concept Lac Rose faz homenagem da BMW ao Rally Dakar

Dakar: Argentina, Bolívia e Paraguai no roteiro 2017

Dakar: Chile fica de fora e abre oportunidade para Brasil

Dakar: Brasileiros de UTV marcam presença no pódio

Dakar: Confira o vídeo da 13ª etapa de 2016

Dakar: Toby Price é o grande campeão nas motos

Conheça as motos na disputa do Rally Dakar 2016

Dakar: Edição 2017 da competição promete ser mais radical

Dakar: Argentina, Bolívia e Paraguai no roteiro 2017

Dakar: Confira o vídeo da 1ª etapa de 2016

Rally Dakar: Honda lança CRF 450 para a competição

Rally Dakar: KTM planeja lançamento da 450 Rally Replica

Concept Lac Rose faz homenagem da BMW ao Rally Dakar

Comentários

Galeria de Fotos

Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender