moto.com.br
Publicidade:

Fique por dentro de tudo que acontece no Rally Dakar, considerado o rally mais difícil do mundo! Muita adrenalina, drama e superação.

Rally Dakar - O Rally mais difícil do mundo

Rally Dakar: Cyril Despres, a trajetória de um campeão

22 de January de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Paulo Souza

O francês Cyril Despres precisou de 13 participações no Rally Dakar para se tornar o segundo maior vencedor da história na categoria de motos. O piloto da KTM consagrou-se campeão da 35ª edição do Rally Dakar e acumulou o seu quinto título, igualando ao compatriota Cyril Neveu. Mas, para chegar até ai ele enfrentou muitos obstáculos, principalmente na questão financeira.

Cyril Despres não imaginava ser piloto profissional muito menos ser um piloto Red Bull, era apenas um mecânico preparador de motos que trabalhava em uma oficina em Paris. Mas a vida mudou e se tornou um grande competidor. Entretanto, até chegar a ser um campeão, teve que dar seus pulos para conseguir correr pela primeira vez o Rally Dakar.

Considerado a maior prova off road do mundo, o Rally Dakar é uma competição que exige muito dinheiro, gastos com uma boa moto, deslocamentos, transportes, alimentação e equipe de apoio. Para realizar o seu primeiro Dakar, Cyril Despres juntou suas economias com um amigo e juntos compraram cerca de mil caixas de vinhos. Em cada garrafa ele colou um rótulo com o roteiro do rali e junto um projeto para competir. No fim das contas o piloto conseguiu de forma corajosa vender quase todas as garrafas e reuniu cerca de 80.000 francos, ou quase 200 mil reais. Com este valor o então piloto desconhecido conseguiu competir o seu primeiro Dakar no ano 2000.

A história de correr o Dakar começou em 1998, após vencer um campeonato de enduro na França. Desde então, acreditou que tinha capacidade de enfrentar o maior rali do mundo e foi em busca deste sonho. Despres realizou o seu primeiro Dakar com uma Honda XR 400 e conseguiu um bom resultado ficando com a 16ª posição no geral e em segundo na sua categoria. Com este resultado o piloto conseguiu alguns poucos patrocínios e continuou a vender os vinhos para correr a próxima edição.

No ano seguinte, Despres conseguiu o terceiro lugar no Rally da Tunísia e venceu o Rally do Marrocos pilotando uma Honda 650. Com resultados expressivos, o então desconhecido piloto francês conseguiu uma vaga na equipe da BMW para encarar o Rally Dakar de 2001 como o quarto piloto. Acabou chegando na 13ª posição na classificação geral.

Em 2002 ele conseguiu ingressar na então sonhada equipe da KTM, porém não concluiu o Rally Dakar devido a uma queda. No ano seguinte continuou na equipe conseguindo bons resultados em diversas competições, inclusive foi o campeão do mundo de rali-raid. No ano de 2004 estava na liderança do Dakar quando teve um dia cheio de problemas, e terminou na terceira posição. Estava provado que ele tinha capacidade de vencer e foi o que aconteceu no ano seguinte, conseguiu cruzar a linha de chegada na primeira posição e conquistou o maior rali do mundo.

Após ser consagrado com a tão sonhada vitória, Despres era o homem a ser batido, porém existiam outros grandes nomes na modalidade que também possuíam condições de superá-lo. E justamente no ano seguinte começou um duelo particular com o espanhol Marc Coma, que se deu melhor em 2006 e conseguiu vencer o seu primeiro Dakar.

Desde então, o piloto espanhol acirrou a concorrência com o francês e vêm revezando os títulos do Dakar. Um ano vence Despres, no outro vence Coma, necessariamente nesta ordem, até 2013, onde Despres conseguiu o segundo título consecutivo e abriu vantagem sobre o espanhol. Vamos esperar a próxima edição para ver se outros pilotos conseguem tirar o título do francês, que mostrou determinação para vencer na vida!

Títulos de Cyril Despres no Rally Dakar: 2005, 2007, 2010, 2012, 2013

Fotos: Marcelo Maragni e Edmunds J./KTM



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Dakar: Edição 2017 da competição promete ser mais radical

Concept Lac Rose faz homenagem da BMW ao Rally Dakar

Dakar: Argentina, Bolívia e Paraguai no roteiro 2017

Dakar: Chile fica de fora e abre oportunidade para Brasil

Dakar: Brasileiros de UTV marcam presença no pódio

Dakar: Confira o vídeo da 13ª etapa de 2016

Dakar: Toby Price é o grande campeão nas motos

Conheça as motos na disputa do Rally Dakar 2016

Dakar: Edição 2017 da competição promete ser mais radical

Dakar: Argentina, Bolívia e Paraguai no roteiro 2017

Dakar: Confira o vídeo da 1ª etapa de 2016

Rally Dakar: Honda lança CRF 450 para a competição

Rally Dakar: KTM planeja lançamento da 450 Rally Replica

Concept Lac Rose faz homenagem da BMW ao Rally Dakar

Comentários

Galeria de Fotos

Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender