moto.com.br
Publicidade:

Fique por dentro de tudo que acontece no Rally Dakar, considerado o rally mais difícil do mundo! Muita adrenalina, drama e superação.

Rally Dakar - O Rally mais difícil do mundo

Rally Dakar: André Suguita faz história nos quadriciclos

19 de January de 2015

O piloto André Suguita entrou para a história como o primeiro brasileiro a completar o Rally Dakar no comando de um quadriciclo, com o Can-Am Renegade. Estreante no maior rali do mundo, o piloto cruzou a rampa de chegada neste sábado, em Buenos Aires, capital argentina, e ainda colheu resultados mais do que expressivos. De acordo com o ranking extra-oficial, ele conquistou o décimo lugar na classificação geral da categoria, além do vice-campeonato da classe para quadris 4x4.

“Foi um desafio muito mais difícil do que eu poderia imaginar. Nunca tive a ambição de fazer um bom resultado no Dakar, mas sim de viver as experiências e completar a prova, e não desisti até o último instante. Estou muito feliz e tive forte apoio da família e dos amigos, além da minha equipe de apoio, que não poderia ter sido melhor. Sem eles eu não teria chegado até aqui”, declarou o paulistano Suguita, 34 anos, que aproveitou as férias do trabalho no mercado financeiro para encarar a aventura.

O Rally Dakar teve início no último dia 4 de janeiro, também em Buenos Aires, e incluiu mais de nove mil quilômetros, entre trechos cronometrados (especiais) e deslocamentos. O trajeto também passou pela Bolívia e pelo Chile, e outra grata surpresa do brasileiro foi o desempenho do quadriciclo. “O Dakar foi a minha primeira experiência com o Can-Am Renegade e certamente não teria completado sem ele. Fui surpreendido com o alto nível de dificuldade da prova e o quadriciclo ajudou muito nos momentos em que me faltaram a experiência e a técnica. Passei por dunas de 300, 400 metros, o que era algo inédito para mim, e o Renegade fez toda a diferença. Estou muito feliz pela escolha”, continuou Suguita. 

A categoria para quadriciclos teve 48 inscritos, sendo que apenas 18 completaram o desafio. “Houve momentos em que eu me perguntava ‘O que estou fazendo aqui? Onde eu me meti?`, mas os problemas foram sendo solucionados e tive como estratégia adotar uma tocada mais suave. Muitos foram ficando pelo caminho, e percebi que no Dakar a única certeza é de que o dia nunca será da forma como você imaginou. Não há nada igual a cruzar a linha de chegada, é algo que não tem preço”, concluiu o piloto, que contou com apoio e suporte de José Massahico Koizumi, o Avê da equipe de competições Bike Box. O campeão geral dos quadris foi o polonês Rafal Sonik.

O Can-Am Renegade manteve domínio na classe para quadriciclos 4x4, com vitória do chileno Sebástian Palma (sétimo colocado na geral). Suguita confirmou o vice-campeonato, seguido por Ricardo Vinet (Chile), Pablo Bustamante (Argentina), Christian Cajica (Colômbia) e Paula Galvez, primeira mulher a representar o Chile entre os quadris. Todos competiram a bordo da máquina da Can-Am, que mais uma vez mostrou confiança e durabilidade.



Resultados Finais – Rally Dakar (extra-oficiais)

Quadriciclos 

1 - SONIK (POL) - 57:18:39
2 - GONZALEZ FERIOLI (ARG) - 60:13:29
3 - NOSIGLIA (BOL) - 61:01:35
4 - SANABRIA GALEANO (PRY) - 61:27:36
5 - DECLERCK (FRA) - 63:07:19
7 - PALMA (CHL) - 67:48:53 - Can-Am Renegade
10 - SUGUITA (BRA) - 79:39:53 - Can-Am Renegade

Quadriciclos - Classe 2 /4x4 (extra-oficial)
1 - PALMA (CHL) - 67:48:53 - Can-Am Renegade
2 - SUGUITA (BRA) - 79:39:53 - Can-Am Renegade
3 - VINET (CHL) - 83:42:31 - Can-Am Renegade
4 - BUSTAMANTE (ARG) - 93:17:48 - Can-Am Renegade 
5 - CAJICA PINTO (COL) - 99:55:50 - Can-Am Renegade
6 - GALVEZ (CHL) - 109:40:41 - Can-Am Renegade 

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Dakar: Edição 2017 da competição promete ser mais radical

Concept Lac Rose faz homenagem da BMW ao Rally Dakar

Dakar: Argentina, Bolívia e Paraguai no roteiro 2017

Dakar: Chile fica de fora e abre oportunidade para Brasil

Dakar: Brasileiros de UTV marcam presença no pódio

Dakar: Confira o vídeo da 13ª etapa de 2016

Dakar: Toby Price é o grande campeão nas motos

Conheça as motos na disputa do Rally Dakar 2016

Dakar: Edição 2017 da competição promete ser mais radical

Dakar: Argentina, Bolívia e Paraguai no roteiro 2017

Dakar: Confira o vídeo da 1ª etapa de 2016

Rally Dakar: Honda lança CRF 450 para a competição

Rally Dakar: KTM planeja lançamento da 450 Rally Replica

Concept Lac Rose faz homenagem da BMW ao Rally Dakar

Comentários

Galeria de Fotos

Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender