moto.com.br
Publicidade:

Fique por dentro de tudo que acontece no Rally Dakar, considerado o rally mais difícil do mundo! Muita adrenalina, drama e superação.

Rally Dakar - O Rally mais difícil do mundo

Dakar: Toby Price é o grande campeão nas motos

18 de January de 2016
 
O maior desafio do Rally Dakar, antes de conquistar um troféu, é terminar a competição mais desafiadora e perigosa do planeta. Depois de mais de 9.000 quilômetros na prova em 2016, o título de campeão nas motos ficou para o piloto australiano Toby Price, da equipe Red Bull KTM Factory Team, garantindo por mais uma vez a soberania da marca austríaca no evento.
 
Em sua 38ª edição, o Rally Dakar também teve grandes momentos e surpresas, com pilotos experientes que ficaram pelo caminho e com novos nomes da modalidade Off Road ganharam destaque ao longo das disputas em cada etapa.
 
No embalo das surpresas do Dakar, o francês Adrien Metge, da Honda South America Rally Team (HSA), corre há mais de dois anos no Brasil e mostrou a que veio conquistando espaço etapa a etapa. O piloto, que estreou na prova em 32º na geral, terminou com o 11º lugar, neste sábado (15), com a CRF 450 Rally.
 
O argentino Kevin Benavides, da mesma equipe, tem 26 anos e também foi uma das revelações de 2016. Ele garantiu o quarto lugar na classificação geral do maior rali do mundo. O piloto se manteve entre os dez primeiros durante as 13 etapas realizadas.
 
Alexandre Cury, diretor comercial da Honda Brasil, falou sobre o desafio das equipes no Dakar 2016. "Movidos pelo espírito de aventura e a paixão da Honda pelo motociclismo, o nosso Racing Spirit, a equipe  HSA Rally Team lutou, insistiu e perseverou, mesmo frente a grandes dificuldades como o abandono  prematuro de seus pilotos principais, porém, a equipe prosseguiu com foco e determinação levando os estreantes até a etapa final de mais esta aventura, conquistando os incríveis 4º e 11º lugares", comentou.
 
Outro debutante é o norte-americano Rick Brabec, da Team HRC, que ficou com a nona posição. O companheiro de equipe italiano, Paolo Ceci, atuou como um "anjo da guarda" na 38ª edição e ajudou grandes nomes como Joan Barreda e Paulo Gonçalves, favoritos ao título, a chegarem mais longe. O piloto terminou o Dakar em 32º.
 
O piloto Jean Azevedo (HSA Rally Team), único brasileiro nas motos, também entrou na disputa, pela 18ª vez. No entanto, o paulista de São José dos Campos abriu mão da competição para que o colega Javier Pizzolito pudesse continuar. Uma queda que o deixou com dores por todo o corpo também contribuiu para a decisão. Como teve a prova comprometida devido ao tempo que ficou parado, ele caiu para as últimas posições e achou por bem ceder o radiador da moto ao companheiro que estava mais bem colocado na época.
 
 Nos quadris, o piloto Marcelo Medeiros (Taguatur Racing) entrou para a lista de competidores do Brasil que alcançaram a vice-liderança da competição, mas sofreu uma queda e precisou abandonar o sonho de completar e, quem sabe, vencer o Dakar, com suspeitas de ter fraturado a clavícula.
 
 Da região Sul, a dupla Jorge Wagenfuhr e Joel Kravtchenko (LifeSil), estreou na disputa na categoria dos carros, mas saiu da corrida logo nas primeiras etapas após problemas no motor que não puderam ser reparados até a próxima largada. Guilherme Spinelli e Youssef Haddad (Mitsubishi Petrobras) deixaram a competição pelos mesmos motivos.
 
A última etapa, realizada neste sábado (16), teve 699 quilômetros, sendo 180 de trechos cronometrados, entre Villa Carlos Paz e Rosário, na Argentina.
 
RESULTADOS
 
EXTRAOFICIAL - 13ª e última etapa do Rally Dakar 2016 | cinco primeiros
Villa Carlos Paz - Rosário (ARG) - 16/01
 
1º – Pablo Quintanilla (Husqvarna) | 1h51min27s
2º – Kevin Benavides (HSA Rally Team) | +1min41s
3º - Helder Rodrigues (Yamaha) | +2min37s
4º – Toby Price (KTM) | +4min22s
5º – Stefan Svitko (KTM) | +6min24s
-
8º – Ricky Brabec (Team HRC) | +12min43s
13º – Adrien Metge (HSA Rally Team) | +15min09s
45º – Paolo Ceci (Team HRC) | +29min57s
 
 
EXTRAOFICIAL - Classificação geral Rally Dakar 2016
 
1º – Toby Price (KTM) | 48h09min15s
2º – Stefan Svitko (KTM) | +39min41s
3º – Pablo Quintanilla (Husqvarna) | +48min48s
4º – Kevin Benavides (HSA Rally Team) | +54min57s
5º - Helder Rodrigues (Yamaha) | 55min44s
 
-
9º – Ricky Brabec (Team HRC) | +2h11min27s
11º – Adrien Metge (HSA Rally Team) | +3h50min05s
32º – Paolo Ceci (Team HRC) | +9h29min
 
Foto: Eric Vargiolu/DPPI


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Dakar: Edição 2017 da competição promete ser mais radical

Concept Lac Rose faz homenagem da BMW ao Rally Dakar

Dakar: Argentina, Bolívia e Paraguai no roteiro 2017

Dakar: Chile fica de fora e abre oportunidade para Brasil

Dakar: Brasileiros de UTV marcam presença no pódio

Dakar: Confira o vídeo da 13ª etapa de 2016

Dakar: Toby Price é o grande campeão nas motos

Conheça as motos na disputa do Rally Dakar 2016

Dakar: Edição 2017 da competição promete ser mais radical

Dakar: Argentina, Bolívia e Paraguai no roteiro 2017

Dakar: Confira o vídeo da 1ª etapa de 2016

Rally Dakar: Honda lança CRF 450 para a competição

Rally Dakar: KTM planeja lançamento da 450 Rally Replica

Concept Lac Rose faz homenagem da BMW ao Rally Dakar

Comentários

Galeria de Fotos

Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender