moto.com.br
Publicidade:

Off-Road

Rally Cerapió 2016 ganha destaque pelos desafios

02 de February de 2016
Compartilhe este conteúdo:

As dificuldades impostas a pilotos e navegadores ao longo dos 1.300 km de trilhas e também aos bikers que pedalaram 312 km, durante o 29º Rally Cerapió, transformaram-se em alegria quando cada um deles chegou a Teresina (PI), última parada da competição. A edição foi considerada pelos competidores uma das mais desafiadoras da história da prova, que neste ano recebeu participantes de todas as regiões do País. A disputa foi realizada entre os dias 25 e 30 de janeiro, em um roteiro que foi do Ceará ao Piauí, e contou com cerca de 500 competidores

Nos carros, os vencedores da principal categoria, a Master, foram Renato Martins e Enedir Junior, que garantiram o bicampeonato. Charles Rabelo e Renan Felix foram os melhores na Graduados, Andre Macedo e Luan Duarte na Júnior e Fernando Siqueira e Fábio Menzes na Turismo.

O percurso da edição de 2016 retornou às origens do Rally Cerapió e adentrou o sertão central, que há alguns anos não recebia a prova. Cidades como Quixadá, Iguatu e Pacoti, no Ceará, e Picos e Ipiranga, no Piauí, presenciaram as emoções e os desafios de 500 competidores vindos de todas as regiões do Brasil.

Estradas de terra, areia, barro, travessia entre rios e o cansaço advindo de etapas longas foram os principais obstáculos dos pilotos, navegadores e atletas na disputa pelo ponto mais alto do pódio. Além disso, a época de chuvas do Nordeste reservou algumas surpresas aos participantes da 29ª edição da competição.

Na disputa de motos, Wesley Antunes de Macedo confirmou o favoritismo e saiu campeão de mais uma edição do Cerapió-Piocerá, na categoria Master e Pedro Emilio Tajra Ferreira ficou com o título da Sênior. Na Executivo, Luiz Lobão Castelo Branco Filho foi o melhor e Sandro Hoffmann levou o principal troféu da Over 40. Péricles Dutra venceu na Over 50, Alexandre Souza Negreiros na Junior, Alexandre Aguiar de Carvalho na Novato e José Eduardo Sena na Moto Rally.

“Neste ano, nós tivemos de enfrentar muitas trilhas diferentes, além de dar o nosso melhor nos vários laços e balaios ao longo do percurso e em todos os dias de prova. Faço uma avaliação positiva da minha participação e agora é treinar para buscar os próximos títulos”, afirmou Macedo, o Alemão.

A prova de quadriciclos consagrou Artur Teixeira de Carvalho Junior, na categoria Graduados, e George Ximenes Souza Girão, na Novatos. “Treinei bastante para o Cerapió. Avalio minha participação como muito positiva e o resultado é fruto do meu trabalho”, disse Carvalho Jr.

Grandes nomes como Lourival Roldan, Du Sachs e André Azevedo, que foram destaque no Rally Dakar, o maior do mundo, também marcaram presença na prova que está próxima dos 30 anos
.
Nos UTVs, a vitória ficou com as duplas Lucas Araújo Barroso / Breno de Almeida Rezende, na Graduados, e Renato Adams Albuquerque / Pedro Serra Neto, na Novatos.

De acordo com Ehrlich Cordão, diretor da Radical Produções, que organiza o evento, este foi mais um ano vitorioso. “Agradeço a todos que participaram do Cerapió 2016 e que acreditaram em nosso trabalho. Sempre colocamos o profissionalismo, a ética e a seriedade acima de tudo. Todos são vencedores por terem completado um dos maiores percursos da história da prova. Parabéns aos campeões que subiram ao pódio e espero nos vermos na comemoração dos nossos 30 anos de história.

A prova também foi válida pelo Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e Brasileiro de Rally Cross Country.

Nas bikes, a opinião de que a prova foi uma das mais desafiadoras da última edição foi unânime. Joana Eleodora Nóbrega e Daniel Zóia foram os campeões gerais e da Elite.

Na disputa por categorias, Weber Rodrigo Gomes Silva foi o primeiro na Master A1, Thiago Drews Elias, mais conhecido como Brou Bruto, faturou a Master A2, Jovenal Batista da Silva, a Master B1; Eduardo Machado da Silva, a Master B2; Dorivaldo Correia de Abreu, a Master C1; Valdivio Nunes Messias, a Master C2; Werner Wind, a Veteranos; Francisco Alberto de Souza, a Sub 30, e Venilda Eli na Master Feminino.

“Este foi o Cerapió mais difícil que eu já disputei em seis anos de participação. A primeira etapa foi a mais desafiadora e, mesmo sendo um terreno em que sou acostumada a treinar, tive bastante trabalho. Além disso, a Sofia (Subtil) foi uma grande concorrente e me colocou à prova todos os dias. Foi uma pena ela não ter largado na última etapa”, afirmou Joana.

Os últimos dois dias de disputas foram válidos pela primeira e segunda etapas do Campeonato Piauiense de Ciclismo.

O Rally Cerapió 2016 abriu a 29ª edição da competição doando livros a crianças indígenas na reserva Pitaguary, em Maracanaú, no Ceará. A equipe do projeto Rallyteca, realizado em parceria com o Instituto Cultural Saber e Ler e Adi Produções, entregou cerca de 300 livros na aldeia. A Biblioteca Municipal de Maranguape, na cidade vizinha, também foi beneficiada e recebeu 1.000 novos exemplares que servirão de apoio à rede de ensino do município.

O projeto distribuiu 10 mil livros para escolas e comunidades carentes no percurso da prova de 1.300 quilômetros, que abrangeu os estados do Ceará e Piauí.

“Eu senti que os índios, dentro desta aldeia especificamente, procuram um espaço dentro da sociedade por meio da educação. Logo, nós viemos ao encontro desse pensamento facilitando o acesso ao conhecimento sem interferir na preservação da cultura deles. Foi gratificante. Manteremos contato com eles para fecharmos novas parcerias”, contou Magda Krauss, presidente do Instituto Cultural Saber e Ler, de Campinas (SP).

A cidade de Maranguape foi o primeiro município cearense a ser beneficiado pelo projeto. “Essa doação tem grande importância para o nosso acervo e para 16.000 crianças e jovens que fazem parte da nossa rede pública de ensino. Além disso, o Rally Cerapió é um evento que tem tradição, assim como nosso município, quando se trata de competições off-road. Este foi um gesto muito importante para nós”, comentou Átila Câmara, prefeito da cidade.

O Rallyteca distribui os exemplares de acordo com a rota da competição, que cruza o sertão nordestino. “Neste ano nós contamos com o apoio de 18 editoras e conseguimos trazer os mais variados livros. Infantis, infanto-juvenis, adultos e de pesquisa. Fizemos uma triagem para que as bibliotecas recebessem o maior número de livros possível e com variedade”, explicou Adriana Araújo, idealizadora do projeto.

Além de entrar na corrida pela educação, o Rally Cerapió também contou com ações que visavam proporcionar melhor qualidade de vida ao povo nordestino. Por isso, o projeto De olho na trilha ofereceu às comunidades do Piauí consultas oftalmológicas e distribui óculos novos para os mais necessitados. Em Iguatu, no sertão central, no Ceará, a APAE (Associação de Professores e Amigos dos Especiais) recebeu todas as cestas básicas arrecadas durantes as inscrições para a 29ª edição.

A competição levou ao sertão central uma caravana com mais de 1.000 pessoas, contando competidores, equipes de apoio, organização e jornalistas dos mais variados veículos.

O evento movimentou a economia local na área de serviços, quando hotéis ficaram lotados por conta do rali e padarias, restaurantes, postos de gasolina e comércios afins multiplicaram as vendas no período em que as cidades sediaram o evento.

Classificação final (cinco primeiros)

MOTOS REGULARIDADE

Master
1º Wesley Antunes de Macedo 238 pontos
2º Helaindo Onofre Jales 226 pontos
3º Alvaro Amarante Almeida 220 pontos
4º Saul Zakkour 175 pontos
5º Reinaldo Coelho F. Junior 168 pontos

Sênior
1º Pedro Emilio Tajra Ferreira 224 pontos
2º Nilson Jose Alves 207 pontos
3º Lenilson de Freitas Viana 205 pontos
4º Misael Araujo Amariz 196 pontos
5º Lauro Rodolpho Soares Lopes 174 pontos

Executivo
1º Luiz Lobão Castelo Branco Filho 238 pontos
2º Herculo Onofre Jales 232 pontos
3º Felipe Oliviera de Carvalho 208 pontos
4º Krisnamurk Osterne Alves Rolim 194 pontos
5º Renato Ribeiro Soares 48 pontos

Over 40
1º Sandro Hoffmann 250 pontos
2º Wagner Sousa de Oliveira 208 pontos
3º Gildo Jose Soares Tavares 189 pontos
4º Joao Namisfled Vieira Borges 187 pontos
5º Paulo Picasso Barroso Cabral 183 pontos

Over 50
1º Pericles Dutra 244 pontos
2º Italo Fonseca do Nascimento 218 pontos
3º Franklin Antonio Marques 202 pontos
4º Altair Bordignon 200 pontos
5º Cleivon Rizza 165 pontos

Junior
1º Alexandre Souza Negreiros 218 pontos
2º Andre Augusto Bezerra 210 pontos
3º Anderson Malacarne 195 pontos
4º Enrico Amarante Almeida 187 pontos
5º Tafarel Guimaraes Araujo 151 pontos

Novato
1º Alexandre Aguiar de Carvalho 235 pontos
2º Ezequiel Fabricio Federle 225 pontos
3º Antonio Jose Pereira Rodrigues 175 pontos
4º Caio Cesar Sales M.Araujo 172 pontos
5º Renato Silva do Nascimento 151 pontos

MOTOS RALLY
1º Jose Eduardo Sena 83 217 pontos
2º Peter Ferreira 216 pontos
3º Andre Luis Barbosa Furtado 183 pontos
4º Aristofanes Barreto Brasileiro 183 pontos
5º Roberto R. Gayoso Freitas 170 pontos

QUADRICICLOS

Graduados
1º Artur Teixeira de Carvalho Jr. 239 pontos
2º Pedro Henrique Teixeira Costa 228 pontos
3º Wescley Ferreira Dutra 206 pontos
4º Roberto Savio Gomes da Silva 188 pontos
5º Luiz Tarquinio Pereira Cruz 160 pontos

Novatos
1º George Ximenes Souza Girao 225 pontos
2º Rodrigo Maia de Souza 220 pontos
3º Leandro Bandeira do Vale 196 pontos
4º Diego Moura Macedo 186 pontos
5º Marcelo Conceicao Junior 174 pontos

UTVs

Graduados
1º Lucas Araujo Barroso / Breno de Almeida Rezende 241 pontos
2º Antonio Ataide Pinho Junior / Hilquias Caldas 216 pontos
3º Alamo Costa Souza / Fabão 201 pontos
4º Armando Bispo da Cruz / Du Sacks 165 pontos
5º Leonardo Guilherme Beleza / Anibal Vieira Feijo 157 pontos

Novatos
1º Renato Adams Albuquerque / Pedro Serra Neto 233
2º Vilson de Oliveira Logrado / Eduardo Rissate Borges 216
3º Igor Queiroz Barroso / Rafael Cantal 210
4º João Aparecido de S. Nobre / João Neto Nobre Barbosa 180
5º Elias Esteves Ferreira 159

CARROS 4×4

Master
1º Renato Martins/Enedir Junior 216 pontos
2º Wander Filho/Wagner de Paula 173 pontos
3º Fernando Oliveira/Paulo França 169 pontos
4º José Neto/Glauco Holanda 154 pontos
5º Romulo Silva/Vinicius Silva 150 pontos

Graduados
1º Charles Rabelo/Renan Felix 233 pontos
2º Victor Borba/Plácido Ferreira 152 pontos
3º Alexandre Ferreira/Juliana Ornelas 143 pontos
4º Marcio Pereira/Patrese da Bella 129 pontos
5º Eduardo Rebouças/Leonardo Bezerra 122 pontos

Júnior
1º Andre Macedo/Luan Duarte 190 pontos
2º João Rodrigues/João Paulo Teles 174 pontos
3º Luis Melo/Carlos Silva 154 pontos
4º Eli de Farias/Isaac Pinto 151 pontos
5º João Batista Silva Beleza 140 pontos

Turismo
1º Fernando Siqueira/Fabio Menzes 233 pontos
2º Marcio Botelho/Leandro Vieira 223 pontos
3º Eduardo Lopes/Erico Sousa 197 pontos
4º Walter Santana/Francisco Filho 191 pontos
5º Marcus Silva/Américo Bezerra 176 pontos

BIKES (TRÊS PRIMEIROS)

Master A1
1º Weber Rodrigo Gomes Silva #410
2º Calebe Moreno Sangi #465
3º Francisco de Oliveira Júnior #424

Master A2
1º Thiago Drews Elias #575
2º Lindomar Ferreira dps Santos #416
3º Felipe Mateus de Rodrigues #418

Master B1
1º Jovenal Batista da Silva #439
2º Fabio Nogueira Dantas #468
3º Orlando Rieiro Torres Filho #440

Master B2
1º Eduardo Machado da Silva #533
2º Carlos César Drozino #458
3º Ernani Castro Costa #454

Master C1
1º Dorivaldo Correia de Abreu #503
2º Maurício Marques de Castro #506
3º Gerardo Marcio Maia Malveira #508

Master C2
1º Valdivio Nunes Messias #512
2º José Domingos de Souza #513

Veteranos
1º Werner Wind #543
2º João de Deus Soares Filho #544
3º Jean Fraçois Thevoz #542

Sub 30
1º Francisco Alberto de Souza #493
2º Estevão Rocha Negreiros #492
3º Ricardo Gonçalves de Matos #491

Elite Masculino
1º Daniel Zóia #406
2º José Alberto Nunes Feitosa #429
3º Rodrigo Ribeiro Nunes #421

Elite Feminino
1º Joana Eleodora Nobrega #472
2º Karine de Macedo Frota #474
3º Laiana Gonçalves de Matos #473

Master Feminino
1º Venilda Eli #484
2º Ana Paula Pimentel #481
3º Antonia Rodrigues dos Santos #483

Fotos: Haroldo Nogueira/Vipcomm



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Final do Brasileiro de Motocross acontece no Paraná

Orange BH KTM fará cerimônia de premiação e entrega de duas 200 Duke

Final da Polaris Cup teve grandes disputas Off Road e show aéreo

Arena Cross: Quarta etapa define os campeões da temporada 2016

Piocerá: Competição Off Road completa 30 anos em 2017

Sertões: Inscrições com desconto até 30 de novembro

Amador de Motocross teve grande final na temporada 2016

KTM lança série especial de motos de enduro no Brasil

Maiara Basso é vice-campeã do Latino-Americano de Motocross

Amador de Motocross tem grande final neste domingo

Ilhabela recebe grande final da temporada 2016 do Arena Cross

Piocerá: Competição Off Road completa 30 anos em 2017

Latino-Americano de Motocross: Maiara Basso é representante do Brasil

Yamaha WR 250F 2015 traz tecnologia de MX para o enduro


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras