moto.com.br
Publicidade:

Off-Road

Copa EFX de Enduro: Luís Oliveira vence a segunda etapa

31 de March de 2014
Compartilhe este conteúdo:

O piloto português Luís Miguel Oliveira provou que chegou para agitar a disputa do Enduro no Brasil. O competidor faturou a segunda etapa da Copa EFX Honda, no geral e na categoria Elite, no último domingo (30/03), em Ribeirão Pires (SP), ao concluir os trechos cronometrados da prova em 27min25s40. O mineiro Rômulo Bottrel, segundo colocado, precisou de 24 segundos a mais para completar o percurso das especiais. Na terceira posição, chegou o francês Adrien Metge, com 28min51s92. Vinícius Calafati e Loandro Anton completaram o pódio nessa etapa.

O resultado, somado à vitória na abertura da temporada, deixou o português com vantagem de seis pontos sobre Bottrel na classificação geral do campeonato. Com dois segundos lugares, o mineiro, que defente o título da competição na Elite, se mantém na vice-liderança. Adrien Metge é o terceiro e Nielsen Bueno, o quarto, começa a sentir a aproximação de Vinícius Calafati, que vem em quinto.

Com várias especiais desafiadoras, o dia foi bastante agitado, porém vale ressaltar que as dificuldades extras fizeram a alegria dos participantes. Alguns trechos estavam escorregadios por conta da chuva, exigindo ainda mais atenção. Para completar, o público da cidade próxima ao ABC Paulista pôde acompanhar de perto boa parte da disputa e incentivar a participação dos pilotos.

Em sua primeira temporada no Brasil, Luis Oliveira ganha cada vez mais experiência nas competições nacionais. O europeu veio à convite do multicampeão Felipe Zanol, chefe da equipe Honda/Rinaldi/ASW.

"Trabalhei bastante esse último mês porque estou viajando para a Europa para competir nas duas primeiras etapas do Campeonato Mundial. Esta corrida teve um percurso fácil, as especiais foram boas, duas delas estavam muito escorregadias. O Extreme era curto, mas estava bastante agradável para o público. No geral, a corrida esteve bem. Surgiram problemas depois da chuva, mas a organização conseguiu resolver rápido e isso é importante. Estão todos de parabéns. O Zanol tem me ajudado incansavelmente e espero seguir bem o restante do campeonato", comentou.

Felipe Zanol está animado com o resultado da equipe e segue concentrado em transmitir sua experiência aos pilotos. "A corrida foi espetacular, primeiro porque tínhamos um Extreme Teste dentro da cidade, o que atraiu muito público e isso é importante para qualquer tipo de evento. Para a minha equipe foi muito bom também. O importante é que estamos conseguindo fazer boas corridas. Deu tudo certo, os três terminaram bem, sem cair, sem se machucar", disse referindo-se a Luís Oliveira, Júlio Ferreira, vencedor da E2, e Bruno Martins, segundo colocado na E3. "Para o Luís foi um ótimo desafio, porque ele está indo para o Mundial de Enduro agora na Espanha. Ele vai brigar por uma boa colocação lá. Aqui foi um bom treino para isso também."

O francês Adrien Metge é outro que está se acostumando às competições brasileiras e mesmo em fase de adaptação tem se saído bem. "Hoje foi uma boa corrida, com boas especiais. Foram trechos cronometrados bem diferentes: algumas partes muito rápidas e outras muito duras. Foi bom, mas eu cometi muitos erros, caí muito. Espero que a próxima etapa seja melhor. Eu sei que posso fazer melhor. A pista do Mundial é bem mais difícil e o tempo é muito curto. Aqui, é mais difícil andar no single track."

O piloto da equipe Honda e atual campeão geral, Nielsen Bueno, não esteve em um de seus melhores dias e ficou de fora do pódio, porém espera se recuperar na próxima fase. "Foi mais uma prova bem divertida, mas bem difícil. Ribeirão Pires sempre tem uma etapa com terreno muito liso. Tivemos três especiais de Enduro bastante técnicas e com velocidade. Adorei a primeira especial. Para mim foi difícil porque estou bem focado no rali e não tenho treinado nada de Enduro. Isso não é desculpa, mas não tive tempo de treinar para esta prova. Espero ficar entre os cinco novamente na próxima etapa, para começar a pensar mais no campeonato. Vai ser bom porque até o Sertões teremos três etapas e, depois disso, vou conseguir me dedicar mais ao Enduro."

No sábado (29/03), foi realizada mais uma prova do Cross Country Kids, que tem traz espaço aos novos pilotos da modalidade. Os pequenos aceleraram para valer e fizeram belas disputas. Além disso, a etapa contou com a disputa feminina, que teve a segunda vitória consecutiva de Janaína Souza. Entre os Clubes a Honda manteve a hegemonia, assim como o Zanol Team entre as equipes.

Humberto Cadori alcançou a primeira vitória na E1 equilibrando a disputa na categoria. Já na E2, Julio César Ferreira Eliziário manteve 100% de aproveitamento conquistando mais uma vez o primeiro lugar. Renan Bueno equilibrou a disputa vencendo a classe E3 e agora conta com a mesma pontuação que Bruno Martins na clasificação geral da temporada. O mesmo aconteceu na E4, onde João Vitor Lima foi o mais rápido e agora divide a ponta do campeonato com Vitor Garcia.

Outros destaques da etapa foram Felipe Montechiari Vanelli, que faturou a E5, João Vitor Lima, primeiro colocado na E6, Jose Alexandre Tommaso, vencedor da E7, e Jônatan Henrique Mazini, que dominou a E8.

Para Fábio Simões, do Adrenatrilha Trail Club, organizador do campeonato, o dia teve total êxito. "A prova foi perfeita. Não tivemos acidentes, apesar de ser uma disputa pesada. Os pilotos gostaram das especiais, principalmente da primeira. O Extreme fez muito sucesso também, então, estamos saindo daqui bem felizes", encerrou.

RESULTADOS

Elite

1º Luis Miguel Anjos Oliveira
2º Rômulo Bottrel
3º Adrien Metge
4º Vinicius Calafati Ribeiro
5º Loandro Roger Anton

Enduro 1

1º Humberto Cadori Filho
2º Gabriel Lemos Badaró
3º Darso Salesio Loch
4º Marcio Leandro Spaca Di Paolo
5º Gabriel Carvalho Martins

Enduro 2
1º Julio César Ferreira Eliziário
2º Felipe Legarrea
3º Diego Baesso Colett
4º Ronald Santi
5º Vinicius Luis Lopes da Silva

Enduro 3
1º Renan Bueno da Silva Filho
2º Bruno Batista Martins
3º Leonardo Machado Frossard
4º Manuel Augusto
5º Felipe Gomes Alves

Enduro 4
1º Joao Vitor Ferreira Lima
2º Vitor Borges Garcia
3º Jhonata de Niz Moraes
4º Felipe Anzoli
5º Sérgio José Sene Del Forno

Enduro 5
1º Felipe Montechiari Vanelli
2º Nelson Cruciani Neto
3º Renis Martins
4º Gilmar da Silva Júnior
5º Cristiano Buzetto

Enduro 6
1º Carlos Augusto Constantino
2º Rodolfo Ripamonti
3º Leonardo da Graça Ribeiro
4º Fernando Teixeira de Carvalho
5º Clericson Alan

Enduro 7
1º Jose Alexandre Tommaso
2º Jeferson Colantonio
3º Alexandre Fernandez
4º Sergio Colett
5º Marco Antonio Pizzano

Enduro 8
1º Jônatan Henrique Mazini
2º Guilherme Bueno da Silva
3º Edgar Calcagno
4º Gabriel Moreira Faria Alves
5º Miguel L. Miranda

Feminina

1º Janaina Souza
2º Tainá Aguiar
3º Lilian Chagas
4º Laura Nunes de Oliveira Santos

Equipes
1º Zanol Team
2º P3 Racing
3º KR/Internacional
4º Mult Racing
5º Pindorama Racing

Clubes
1º Clube Honda
2º Mult Racing
3º KR/Internacional

Fotos: Ronaldo Sampaio (Publix)/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Bragança Paulista recebe a final da Copa SP de Motocross

Final do Brasileiro de Motocross acontece no Paraná

Orange BH KTM fará cerimônia de premiação e entrega de duas 200 Duke

Final da Polaris Cup teve grandes disputas Off Road e show aéreo

Arena Cross: Quarta etapa define os campeões da temporada 2016

Piocerá: Competição Off Road completa 30 anos em 2017

Sertões: Inscrições com desconto até 30 de novembro

KTM lança série especial de motos de enduro no Brasil

Maiara Basso é vice-campeã do Latino-Americano de Motocross

Piocerá: Competição Off Road completa 30 anos em 2017

Amador de Motocross tem grande final neste domingo

Yamaha WR 250F 2015 traz tecnologia de MX para o enduro

Amador de Motocross teve grande final na temporada 2016

Honda CRF 110F chega para completar o segmento off-road


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras