moto.com.br
Publicidade:

Off-Road

Conheça truques para uma pilotagem segura no Off Road

Pilotos Jean Azevedo e Stefany Serrão apresentam dicas importantes para andar com mais tranquilidade e desenvoltura em piso de terra

31 de December de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Muitos motociclistas simplesmente entram em pânico ao ter que pilotar na terra. E não estamos falando de trilhas fechadas ou subidas íngremes: para muitos aquela estradinha de chão batido até o sítio já causa medo de um tombo. Embora exija cuidado e tenha suas particularidades, conduzir uma moto nessas condições não precisa ser assim tão apavorante. Afinal, grande parte da malha viária de nosso país não é asfaltada e você pode se deparar com um caminho de terra em suas viagens por aí. 

Para ajudá-lo da próxima vez em que tiver que pilotar no fora-de-estrada pedimos dicas a dois especialistas no assunto: o piloto de rali Jean Azevedo, 41 anos, e a piloto de motocross Stefany Serrão, 20 anos. Azevedo coleciona nove títulos brasileiros de rali e parte para sua 18ª participação no Rally Dakar em 2016. A jovem piloto pratica motocross desde pequena e já foi campeã latino-americana e é a atual bicampeã brasileira de motocross na categoria MXF (feminina). Confira as dicas dessas duas feras!

Aderência
Tanto Jean Azevedo como Stefany Serrão respondem sem hesitar qual a primeira diferença entre pilotar no asfalto e na terra: a aderência. “Na terra, o pneu não tem o mesmo grip, a mesma aderência do que no asfalto”, explica Jean. Portanto, a primeira dica é reduzir a velocidade, ainda mais se você não estiver acostumado a andar na terra. A diferença de aderência entre os dois pisos é ainda maior do que entre asfalto seco e molhado, por exemplo. Faça tudo com muita suavidade, explica Stefany. “Nunca frear bruscamente, nunca acelerar bruscamente”, ensina a jovem piloto.

Posicionamento
Você já reparou que os pilotos off-road sempre estão de pé? Essa também é uma dica importante: entrou na terra fique de pé, mesmo que sua moto não seja trail. Dessa forma você terá mais controle da moto e também sua visão será melhor: olhe lá na frente e antecipe as situações. Por exemplo, se você vir uma curva, um buraco ou um obstáculo, já vá reduzindo a velocidade – sempre com suavidade! “Aperte o tanque da moto com os seus joelhos, enrijeça o abdômen e olhe para frente”, explica Stefany. Dessa forma moto e piloto vão parecer um só e você poderá controlar melhor o conjunto.

Frenagem
Acostumado a pilotar em alta velocidade na terra, o piloto de rali Jean Azevedo afirma que é preciso ter muita atenção para frear na terra. “Tem que usar os dois freios – nem só o dianteiro e nem só o traseiro. Mas com mais sensibilidade, porque a chance de a roda travar é maior na terra”, explica. É quase a mesma situação de frear no piso molhado, na chuva: freie com suavidade, com os dois freios, mas sem movimentos bruscos. Imagine que há um ovo entre o manete e a manopla. Aperte o freio com suavidade.

Curvas
A dica aqui é procurar a aderência que a terra não oferece, utilizando-se do seu peso sobre a moto. Primeiro de tudo é preciso reduzir a velocidade para contornar uma curva – ainda mais em uma estrada de terra. E como fazemos isso? “No caso de uma curva para a direita, por exemplo, a gente inclina a moto para a direita e joga o peso do corpo sobre a pedaleira esquerda, do lado de fora da curva”, exemplifica Jean.

Subida
Para enfrentar uma subida mais íngreme, Jean Azevedo afirma que a primeira dica é acertar a velocidade de chegar nela: nem muito lento, nem muito rápido. “Dependendo da inclinação da subida, se você deixar para acelerar no meio, o pneu não vai dar tração e a moto vai patinar”, ensina. O ideal é engatar uma marcha mais baixa com o giro um pouco mais alto, buscando o torque do motor. Na hora de encarar a subida, coloque o corpo mais a frente da moto – sempre de pé. “A tendência é a frente levantar e a moto empinar”, ensina o piloto. Mas cuidado para não acelerar muito, porque nunca se sabe o que há no final da subida: pode ter um buraco, uma ponte ou os temidos mata-burros. 



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Polaris Cup divulga calendário com seis etapas em 2017

Arena Cross tem novidades na disputa da temporada 2017

Copa Verão de Motocross começa 2017 em grande estilo

Javier Villegas é o grande campeão do Duelo de Motos

Desafio Verão de Velocross começa 2017 em ritmo intenso

Copa Verão Rota K de Motocross acontece no interior paulista

Duelo de Motos promete muita agitação em Atibaia (SP)

Copa Verão de Motocross começa 2017 em grande estilo

Polaris Cup divulga calendário com seis etapas em 2017

Arena Cross tem novidades na disputa da temporada 2017

10 dicas para pilotar sua big-trail na terra

Kawasaki KLX 140L desembarca no Brasil

Yamaha atualiza modelos de motocross para 2012

Duelo de Motos promete muita agitação em Atibaia (SP)


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras