moto.com.br
Publicidade:

Off-Road

Categoria UTV segue crescente no Brasil

Veículo que pode atingir 130 km/h está presente em diversas competições de Rally e segue em alta no off road

27 de June de 2014
Compartilhe este conteúdo:

O UTV, que em português significa Veículo Multitarefa, é uma evolução do quadriciclo. Essas pequenas máquinas podem alcançar 130 km/h. O veículo começou a fazer parte das competições de motociclismo brasileira no dia três de dezembro de 2011, durante o Rally dos Amigos, válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally, em uma prova de apresentação.

No ano seguinte (2012), a categoria dos UTV’s já estava presente em grande parte do calendário para participar do campeonato de forma experimental e em 2013 entrou para valer nas disputas das provas nacionais de motociclismo.

Hoje, a categoria está presente no Campeonato Brasileiro de Rally Baja, subdividida em três categorias, e no Brasileiro de Rally Cross Country em uma única classe.

“Em 2011 alguns pilotos de quadriciclos nos procuraram manifestando o desejo de andar de UTV no Campeonato. Reunimos pilotos, organizadores, mecânicos e chefes de equipes e decidimos formatar a categoria”, lembra o diretor de Rally da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), Adilson Kilca.

Um dos pioneiros na categoria foi o piloto Bruno Sperancini. Apaixonado pela velocidade acabou se rendendo ao UTV. Bruno conquistou dois títulos (2012 e 2013) pelo Brasileiro de Rally Cross Country e foi vice-campeão em 2012 pelo Brasileiro de Rally Baja.

“Comecei no fim de 2011, logo após ser campeão Brasileiro nos quadris. Vi a chance de continuar no Rally Cross Country, competindo em alto nível e terminando as provas mais inteiro fisicamente. Hoje consigo me divertir competindo. Esta foi a principal razão”, afirma o piloto.

A categoria é uma das que mais cresce no motociclismo nacional. Na última etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, durante a etapa Rally Rota SC realizada neste mês de junho, 37 UTV’s aceleraram pela competição batendo o recorde de inscrições.

“Em todas as etapas estamos tendo uma média de pelo menos 30 UTV’s inscritos. É uma categoria em crescimento e que ainda tem muito potencial. Em breve devemos chegar a 50 UTVs por prova”, afirma Adilson Kilca.

Os UTVs vieram dos quadriciclos. A estrutura, designer e o motor são os mesmos, só que ganhou mais segurança com uma “gaiola” de proteção para o piloto.

“A base dele é de um quadriciclo só que foi adaptado para mais pessoas. A motorização é a mesma. Pilotos de motos que já estão mais veteranos e de quadriciclos estão migrando para a categoria, pois pode ser considerada segura. Os UTVs também estão trazendo de volta para as provas muitos pilotos que já haviam parado de correr”, conta o chefe de equipe da Bike Box, José Koizuni, mais conhecido como Avê.

Atualmente existem duas fabricantes de UTV no Brasil: a Can-An e a Polaris. As empresas produziam apenas quadriciclos, até que o veículo começou a receber o novo formato.

“Por propiciar a emoção de condução próximo de uma motocicleta, como a sensação do ‘vento na cara’, com a segurança da proteção tubular, o UTV hoje atraí pilotos de diversas categorias. Acreditamos que o UTV será a maior categoria do Rally em alguns anos e para isso é importante mantermos o baixo custo de preparação quando comparado com outras categorias off-road,” destaca o diretor geral da Polaris América do Sul, Rodrigo Lourenço.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Javier Villegas é o grande campeão do Duelo de Motos

Desafio Verão de Velocross começa 2017 em ritmo intenso

Copa Verão Rota K de Motocross acontece no interior paulista

Duelo de Motos promete muita agitação em Atibaia (SP)

Pré-temporada do Velocross Paulista começa neste fim de semana

Grande festa para os campeões do Rally Piocerá de 30 anos

Começaram as emoções do Enduro Rally Piocerá 30 anos

Javier Villegas é o grande campeão do Duelo de Motos

Duelo de Motos promete muita agitação em Atibaia (SP)

10 dicas para pilotar sua big-trail na terra

Copa Verão Rota K de Motocross acontece no interior paulista

Desafio Verão de Velocross começa 2017 em ritmo intenso

Honda CRF 110F chega para completar o segmento off-road

Kawasaki KLX 140L desembarca no Brasil


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras