moto.com.br
Publicidade:

MotoGP

MotoGP: Valentino Rossi vence o GP da Argentina

20 de April de 2015
Compartilhe este conteúdo:

A realização do GP da Argentina, no último domingo (19/04), na pista de Termas de Rio Hondo, pelo segundo ano consecutivo, trouxe forte emoções para um público de cerca de 50 mil pessoas que viu de perto as máquinas da MotoGP, em mais uma etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade. Para agitar ainda mais a prova, a escolha dos pneus foi determinante para o resultado consagração do multicampeão Valentino Rossi, da equipe Movistar Yamaha Factory Racing.

As 25 voltas começaram com inesperada – ou talvez não – liderança da Suzuki pela mão de Aleix Espargaró, mas depressa Marc Marquez assumiu a liderança para impor um ritmo fortíssimo e abrir uma vantagem de quatro segundos. Parecia que estavámos diante mais emblemática vitória da formiga atômica, mas já na segunda metade da prova o piloto da Repsol Honda começou a perder ritmo conforme o pneu traseiro foi perdendo rendimento.

Nessa altura o italiano da Movistar Yamaha tinha superado o compatriota Dovizioso na luta pela segunda posição e encetava a perseguição a Marquez. O homem da Ducati Team ainda tentou aproveitar a boleia, mas o ritmo de Rossi com o pneu duro era alucinante. A ganhar um segundo por volta já perto do final, não tardou para que “The Doctor” se colasse na roda de Marquez.

As emoções estavam a flor da pele e todos anteviam um confronto titânico pela vitória até a linha de chegada. Foi aí, momentos depois de uma ultrapassagem de Rossi que o inesperado aconteceu. Marquez tentou a resposta imediata por dentro e tocou no italiano; sem descolar prosseguiu nos intentos na curva seguinte, já por fora, quando voltou a bater de forma irremediável na Yamaha. O resultado não poderia ter sido pior para Marquez e sua Honda que acabaram no chão, e com um zero na tabela pontual, enquanto Rossi seguiu rumo a mais uma vitória contundente.

Entretanto, com os acontecimentos na frente da corrida a dominarem tudo e todos e com Dovizioso a conquistar o terceiro segundo lugar consecutivo este ano, mais atrás a luta pela terceira posição quase passava despercebida.

Andrea Iannone via-se envolvido em acirrada disputa com Cal Crutchlow; o primeiro em busca do segundo pódio do ano e o segundo à procura do regresso ao Top 3 pela primeira vez desde o terceiro lugar conquistado na Austrália em 2012.

A vantagem, desta feita, acabou por ser do inglês que, numa fantástica manobra na última curva, conseguiu superar Iannone, impedindo a repetição do pleno italiano no pódio do Catar e, ao mesmo tempo, provando que o slick traseiro duro tinha o que era preciso para chegar ao pódio.

Enquanto isso, Jorge Lorenzo, da Movistar Yamaha, está de novo a ter um início de temporada complicado; depois dos problemas no capacete no Catar e da bronquite em Austin, onde foi quarto em ambas as corridas, agora não foi além de um apagado quinto lugar. Algo tem claramente de fazer para recuperar o terreno que já perdeu para o colega de equipa e para os homens da Ducati em termos de Campeonato. E o ponto a mais que soma sobre Marquez quase nem sequer se pode chamar de vantagem dado o poderío do jovem espanhol da da RC213V.

Logo atrás, em sexto, ficou Braldey Smith. Desta feita o piloto Monster Yamaha Tech3 perdeu claramente a batalha pela liderança entre os pilotos Satélite para Crutchlow, bem como o é já um interessante duelo entre os dois britânicos.

Já Aleix Espargaró voltou a terminar nos dez primeiros, ao cruzar a meta em oitavo, à frente do irmão Pol (Monster Yamaha Tech3), uma melhoria de uma posição por parte do homem da Suzuki em relação à semana passada e um resultado que leva a crer que ainda será possível ver a marca nipónica lutar por uma posição do pódio até ao final da temporada.

Assim, e ao cabo da primeira incursão intercontinental da temporada, Valentino Rossi mantém-se intocável na liderança da classificação do Mundial de Motovelocidade com 66 pontos após a segunda vitória do ano, com os homens da Ducati a não descolarem, com Dovizioso em segundo (60 pontos) e Iannone em terceiro (40), enquanto Lorenzo segue em quarto com 37 pontos, mais um que o Campeão do Mundo Marc Márquez.

Na Moto2, a prova argentina teve como vitorioso o francês Johann Zarco, da Ajo Motorsport. Já na Moto3, a vitória foi do britânico Danny Kent, da Leopard Racing.  

A próxima etapa da temporada 2015 da MotoGP está programada para acontecer no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, dando início a uma sequência de seis corridas no continente europeu que se vai estender até meados de julho.  

RESULTADOS

 

Pontos

 

Piloto

Nação

Equipe

Hora/Dif.

1

25

46

Valentino ROSSI

ITA

Movistar Yamaha MotoGP

41'35.644

2

20

4

Andrea DOVIZIOSO

ITA

Ducati Team

+5.685

3

16

35

Cal CRUTCHLOW

GBR

CWM LCR Honda

+8.298

4

13

29

Andrea IANNONE

ITA

Ducati Team

+8.352

5

11

99

Jorge LORENZO

SPA

Movistar Yamaha MotoGP

+10.192

6

10

38

Bradley SMITH

GBR

Monster Yamaha Tech 3

+19.876

7

9

41

Aleix ESPARGARO

SPA

Team SUZUKI ECSTAR

+24.333

8

8

44

Pol ESPARGARO

SPA

Monster Yamaha Tech 3

+27.670

9

7

45

Scott REDDING

GBR

EG 0,0 Marc VDS

+34.397

10

6

25

Maverick VIÑALES

SPA

Team SUZUKI ECSTAR

+34.808

11

5

9

Danilo PETRUCCI

ITA

Pramac Racing

+40.206

12

4

43

Jack MILLER

AUS

CWM LCR Honda

+42.654

13

3

8

Hector BARBERA

SPA

Avintia Racing

+42.729

14

2

76

Loris BAZ

FRA

Athinà Forward Racing

+42.853

15

1

6

Stefan BRADL

GER

Athinà Forward Racing

+43.037



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

MotoGP define o calendário da competição em 2017

MotoGP: Gatas no paddock do GP da Espanha

MotoGP: Viñales da Yamaha lidera treinos da temporada 2017

MotoGP: Vitória de Jorge Lorenzo no GP da Espanha

MotoGP: GP da Espanha acontece neste domingo (13/11)

MotoGP: Gatas exóticas no paddock do GP da Malásia

MotoGP: Vitória de Andrea Dovizioso no GP da Malásia

MotoGP define o calendário da competição em 2017

MotoGP: Viñales da Yamaha lidera treinos da temporada 2017

MotoGP: Gatas no paddock do GP da Espanha

MotoGP: Gatas exóticas no paddock do GP da Malásia

MotoGP: Lorenzo sobra nos testes em Sepang

Valentino Rossi mostra capacete novo para MotoGP

MotoGP: Peugeot pode entrar na disputa de Moto3


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras