moto.com.br
Publicidade:

MotoGP

MotoGP: Quarta vitória de Jorge Lorenzo

15 de June de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Enquanto o piloto espanhol Jorge Lorenzo, da Movistar Yamaha, mostrou sua capacidade de recuperação, com mais uma brilhante corrida, no GP da Catalunha (Espanha), saindo da terceira posição no grid para assumir logo no início a liderança e não mais a perder até o final para garantir, pela primeira vez na carreira, a quarta vitória consecutiva e ficando apenas a um ponto do colega de equipe Valentino Rossi no topo da tabela classificação da temporada 2015. Assim, todas as emoções da etapa espanhola, realizada no último domingo (14/06), foram vividas atrás do talento espartano.

Para tentar responder a altura, o bicampeão Marc Marquez partiu para o ataque com o objetivo de colar em Jorge Lorenzo no início da corrida. Contudo, o piloto da equipe Repsol Honda voltou a errar ao errar no ponto de frenagem na Curva 10, na 3ª volta, o que lhe rendeu uma queda precipitada e mais um final prematuro de corrida. Com esse resultado desfavorável, a formiga atômica pode ter colocado um ponto final na disputa do título da temporada 2015.

Mas se a queda do atual campeão do mundo Marc Marquez foi a causa do primeiro grande espanto por parte do público, não foi, contudo, a primeira surpresa da corrida. Cal Crutchlow (CWM LCR Honda) foi o primeiro a ir ao chão na Curva 4, na sequência de um toque de Aleix Espargaró na primeira volta enquanto o espanhol tentava recuperar terreno após uma largada deficiente com a GSX-RR da Suzuki Ecstar, apesar de ter largado na pole.

Pouco depois era a vez de Pol Espargaró, da Monster Yamaha Tech3, a ir ao chão na quarta volta, na Curva 3, com Andrea Dovizioso tendo o mesmo destino na Curva 4 na volta seguinte. Um mau resultado para o italiano da Ducati Team que, pela segunda vez, ficou sem pontuação.

Tamanhas emoções aumentaram o ritmo cardíaco de todos logo no início da corrida, com o multicampeão Valentino Rossi lutando para recuperar terreno após mais uma fraca qualificação na sétima posição. O líder do campeonato lutou para ficar entre os quatro primeiros e, depois de quatro voltas já tinha superado Pol Espargaró e Dovi para chegar ao segundo posto.

Nessa altura já era um pouco tarde para impedir que o companheiro de equipe conquistasse uma nova vitória, mas isso impediu o italiano de diminuir a diferença e lutar pela liderança. Mas o tempo de corrida ficou curto para Rossi conseguir uma aproximação que permitesse lutar pela posição e teve que se contentar com a segunda posição, que ainda lhe garante a liderança da classificação.

Alheio às disputas pela liderança no GP da Catalunha, o piloto espanhol Dani Pedrosa lutava para defender sua honra na Repsol Honda. O piloto da casa, que partiu na sexta posição do grid, não fez uma corrida emocionante, mas terminou a prova em terceiro. No final das contas, esse foi um resultado positivo para Pedrosa que, depois de três corridas de ausência, ainda não tinha terminado no pódio nessa temporada.

O pole position Aleix Espargaro travou uma corrida positiva no comando da GSX-RR do Team Suzuki Ecstar, apesar da largada ruim o ter deixado em sétimo lugar, ainda na primeira volta. Mas o espanhol não desanimou e chegou a rodar no terceiro lugar antes de Pedrosa conseguir supera-lo. Foi então que Espargaro marcou presença no quarto posto, mas com a forte pressão da Ducati de Andrea Iannone, o homem da pole acabou indo ao chão a cinco voltas do final. Essa foi a terceira queda consecutiva de Aleix.

Desta forma, Iannone manteve a quarta posição no GP da Espanha, após uma corrida difícil, em que partiu da 12ª posição no grid, mas com bastante ímpeto e combatividade progrediu para ficar próximo do pódio.

Em quinto lugar ficou o britânico Bradley Smith, que não teve grandes problemas para superar a batalha disputada entre os pilotos das equipes satélite. Atrás dele terminou o estreante Maverick Viñales (Team Suzuki Ecstar), com Scott Reddin (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS), Stefan Bradl (Athinà Forward Racing), Danillo Petrucci (Octo Pramac Racing) e Álvaro Bautista (Aprilia Racing Team Gresini), completando o Top 10.

Em relação ao campeonato, Valentino Rossi segue na frente com 138 pontos, com a diferença de apenas um ponto para Jorge Lorenzo. Iannone agora aparece em terceiro, com 94 pontos, seguido do colega de equipe Dovizioso, com 83 pontos, enquanto o Marquez caiu para quinto, com 69 pontos, apenas um a mais que Bradley Smith.

Na disputa dos Construtores, a liderança está a cargo da Yamaha, com 141 pontos, seguida da Ducati (106) e da Honda (98). Já entre as Equipes, a Movistar Yamaha MotoGP soma 230 pontos, com a Ducati Team em segundo lugar (164), a Monster Yamaha Tech3 em terceiro (102) e a Repsol Honda num invulgar quarto lugar com 97 pontos.

O próximo encontro das máquinas da MotoGP está programado para acontecer na Catedral, o lendário Circuito de Assen, na Holanda, no dia 27 de junho.

RESULTADOS

 

Points

 

Rider

Nation

Team

Time/Gap

1

25

99

Jorge LORENZO

SPA

Movistar Yamaha MotoGP

42'53.208

2

20

46

Valentino ROSSI

ITA

Movistar Yamaha MotoGP

+0.885

3

16

26

Dani PEDROSA

SPA

Repsol Honda Team

+19.455

4

13

29

Andrea IANNONE

ITA

Ducati Team

+24.925

5

11

38

Bradley SMITH

GBR

Monster Yamaha Tech 3

+27.782

6

10

25

Maverick VIÑALES

SPA

Team SUZUKI ECSTAR

+29.559

7

9

45

Scott REDDING

GBR

EG 0,0 Marc VDS

+36.424

8

8

6

Stefan BRADL

GER

Athinà Forward Racing

+42.103

9

7

9

Danilo PETRUCCI

ITA

Octo Pramac Racing

+49.350

10

6

19

Alvaro BAUTISTA

SPA

Aprilia Racing Team Gresini

+52.569

11

5

43

Jack MILLER

AUS

CWM LCR Honda

+53.666

12

4

50

Eugene LAVERTY

IRL

Aspar MotoGP Team

+55.765

13

3

76

Loris BAZ

FRA

Athinà Forward Racing

+55.832

14

2

63

Mike DI MEGLIO

FRA

Avintia Racing

+1'09.037

15

1

15

Alex DE ANGELIS

RSM

E-Motion IodaRacing Team

+1'25.263



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

MotoGP define o calendário da competição em 2017

MotoGP: Gatas no paddock do GP da Espanha

MotoGP: Viñales da Yamaha lidera treinos da temporada 2017

MotoGP: Vitória de Jorge Lorenzo no GP da Espanha

MotoGP: GP da Espanha acontece neste domingo (13/11)

MotoGP: Gatas exóticas no paddock do GP da Malásia

MotoGP: Vitória de Andrea Dovizioso no GP da Malásia

MotoGP: Gatas exóticas no paddock do GP da Malásia

MotoGP: Viñales da Yamaha lidera treinos da temporada 2017

MotoGP: Gatas no paddock do GP da Espanha

MotoGP: GP da Espanha acontece neste domingo (13/11)

MotoGP: Vitória de Jorge Lorenzo no GP da Espanha

MotoGP define o calendário da competição em 2017

Valentino Rossi mostra capacete novo para MotoGP


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras