moto.com.br
Publicidade:

Motovelocidade

SBK series: Última etapa acontece em Interlagos, dia 16/12

07 de December de 2012
Compartilhe este conteúdo:

A Organização do SuperBike Series Brasil acertou na mosca quando implantou o sistema de ShowDown, também usado pela maior categoria de carros do mundo, a Nascar, e vários outros eventos do universo do esporte a motor. Com este novo sistema de pontuação, os 8 melhores pilotos entraram em disputa direta na 11ª Etapa, gerando total indefinição do campeão até a última etapa, que acontece no autódromo de Interlagos (SP), dia 16 de dezembro.

Será ainda melhor se até a última curva da última volta as coisas ainda estiverem indefinidas, e só se resolvam quando os pilotos cruzarem a linha de chegada.

A expectativa é de que seja exatamente assim, já que isso é algo que tem acontecido frequentemente nas provas da SuperBike. Nas últimas etapas vimos grandes disputas, e pilotos embolados da primeira até a quinta ou sexta posição, atestando o grande nível técnico, e competitividade entre os pilotos.

Um exemplo disso, foi decisão do Móbil Pirelli SuperBike, realizada em Santa Cruz do Sul - RS, no dia 02 de setembro, na qual Bruno Corano, #34, da ELF Monster Energy Kawasaki SBK Team, conquistou o Tricampeonato na última volta após a queda de Maico Teixeira, #36, da Honda Racing, que vinha liderando a prova desde o início.

O que esperar dessa prova então?

Vamos relembrar. Depois de 10 etapas os 8 melhores pilotos tiveram seus pontos zerados, e receberam 500 pontos cada um, mais a pontuação de 25 para o primeiro, 23 para o segundo e assim por diante, até o 8º que recebeu 13 pontos. Isso fez com que todos voltassem a se agrupar, porém mantendo a mesma ordem da classificação inicial.

A pontuação no início do ShowDown era:

 

Posição

Nome

Pontuação
10ª Etapa

Nova Pontuação
ShowDown

68

Diego Faustino

166

525

34

Bruno Corano

161

522

64

Danilo Andric

158

520

90

Alecsandre Brieda de Grandi "Doca"

157

518

51

José Teixeira Cachorrão

148

516

36

Maico Teixera

138

515

47

Wesley Gutierez

117

514

88

Diego Pretel

101

513

 

Hoje, após 3 etapas e muitos acontecimentos, eles vão para a última etapa com o seguinte posicionamento;

 

Posição

Nome

Pontuação
Atual

68

Diego Faustino

591

88

Diego Pretel

578

51

José Luiz Teixeira, Cachorrão

576

64

Danilo Andric

574

34

Bruno Corano

565

90

Alecsandre Brieda de Grandi, Doca

552

36

Maico Teixeira

551

47

Wesley Gutierrez

544

Diego Faustino, #68, da BMW Team Brasil, começou líder e segue líder. O piloto é presença garantida entre os primeiros colocados. Na etapa do Velopark liderou parte da prova, mas cruzou a linha de chegada na 3ª posição. Em Campo Grande Faustino largou na Pole, mas concluiu a prova novamente na 3ª colocação. E na etapa de Cascavel o piloto largou na 5ª posição, e andando muito subiu posição por posição, até chegar na liderança na 14ª volta, o piloto ainda teve que enfrentar ataques de seus adversários, mas segurou a vitória, e somou mais 25 pontos na classificação. Estes resultados colocam o piloto 13 pontos a frente do 2º colocado, e tornam Faustino favorito ao título.

Diego Pretel, #88, da Motonil Motors, começou o ShowDown na última colocação. Na etapa do Velopark o piloto surpreendeu e conquistou uma vitória sensacional, largando em 10º, Pretel entrou na disputa pela liderança já na 2ª volta, e com uma pilotagem extremamente agressiva conquistou a vitória. Na etapa de Campo Grande Pretel travou uma batalha volta a volta com Andric, e ficou com a 2ª posição. E em Cascavel o piloto chegou na 4ª posição da prova. Com seus bons resultados, Pretel é hoje o 2º na classificação, e nos mostra como funciona a fórmula do ShowDown.

José Luiz Teixeira, o Cachorrão, #51, da Honda Racing, começou o ShowDown em 5º lugar. Na etapa do Velopark o piloto andou muito bem, e deu o pulo do Cachorrão, conquistando a 2ª colocação. Em Campo Grande Cachorrão largou em 2º, mas perdeu algumas posições logo na largada, terminando a prova em 4º lugar. E em Cascavel o piloto largou na 3ª colocação, caiu para 7º na largada, subiu para 3º novamente na 16ª volta, e conquistou a 2ª colocação na volta final. Estes resultados colocam o piloto na 3ª colocação na pontuação geral.

Já Danilo Andric, #64, da Limited MotorSports, o atual campeão, vem sofrendo problemas com sua moto BMW S1000RR. No Velopark, o piloto teve um problema no freio que travou a roda dianteira da moto logo na 2ª volta. Neste momento Andric era seguido de perto por Alecsandre de Grandi, o Doca, #90, da Team de Grandi Bardahl, e Maico Teixeira, #36, da Honda Racing, que não tiveram tempo de desviar, e se envolveram em um acidente que os tirou da disputa da etapa, e também do título, já que os dois pilotos não pontuaram no Velopark. Andric conseguiu se manter em pé, e passou na linha de chegada na 4ª colocação. Em Campo Grande Andric largou na 3ª posição, e assumiu a liderança já na primeira volta, o piloto enfrentou muitos ataques de seus adversários, mas segurou a primeira colocação até o fim, e venceu a etapa. Em Cascavel o piloto largou em 4º, e assumiu a liderança da prova na 8ª volta, mas ao ultrapassar um retardatário, pegou sujeira na pista e caiu. Andric conseguiu colocar a moto em pé, e cruzou a linha de chegada na 11ª posição. O piloto segue na disputa pelo título na 4ª colocação.

Corano vinha em ótima fase, o que resultou na conquista do título da 1ª série do SuperBike. O piloto iniciou o ShowDown em 2º lugar, mas correndo lesionado no Velopark, chegou a ficar na 3ª colocação, mas concluiu a prova em 5º. Em Campo Grande e em Cascavel o piloto não teve bons resultados, e ficou em 8º e em 7º lugar respectivamente. Corano segue na 5ª posição do ShowDown.

Como Doca e Maico não pontuaram na etapa do Velopark, perderam a chance de disputar o título de 2012, e seguem na 6ª e 7ª colocações na classificação. Maico terminou a prova de Campo Grande na 7ª colocação. E na etapa de Cascavel o piloto já veio mais forte e confiante, entrando na disputa pela liderança da corrida, e terminou a prova em 3º lugar. Doca manteve seu histórico de regularidade após a queda, em Campo Grande conquistou a 4ª colocação, e em Cascavel a 5ª.

E fechando os oitos pilotos participantes do ShowDown, vem Wesley Gutierrez, #47, da Alemão Pneus. O piloto não pontuou na etapa do Velopark porque teve problemas com sua moto durante os treinos e correu com uma moto reserva, o que não é permitido pelo regulamento. Em Campo Grande e em Cascavel Gutierrez conquistou a 6ª posição. O piloto também compete entre os Estreantes, e já conquistou o título desta categoria.

A distância da data da prova ainda não nos permite saber como estará o clima, e por isso, só temos uma certeza. Sol ou chuva, a corrida será quente e emocionante. Ninguém irá perder.

Fotos: Ricardo Santos (Superbike)/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Alex Barros vence e dá show na final do Superbike Brasil

SBK Brasil: Diego Faustino vence a temporada 2016 na SuperBike PRO

SBK Brasil: Interlagos vai definir os campeões em 2016

MotoGP define o calendário da competição em 2017

SBK Brasil: Quatro categorias já têm campeões definidos

ICGP: Guy Bertin é o grande campeão na temporada 2016

SBK Brasil: Última etapa acontece em Interlagos em dezembro

SBK Brasil: Diego Faustino vence a temporada 2016 na SuperBike PRO

Copa Red Bull convoca 23 nomes para a temporada 08

SBK Brasil: Interlagos vai definir os campeões em 2016

SBK Brasil: Quatro categorias já têm campeões definidos

Entenda como funciona um Track Day

SBK Brasil: Mudança de calendário e circuitos na temporada 2016

ICGP: Guy Bertin é o grande campeão na temporada 2016


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras