moto.com.br
Publicidade:

Motovelocidade

SBK Series: Maico Teixeira é o grande campeão em 2013

Piloto da equipe Honda Mobil faturou o título com público recorde no Autódromo Internacional de Curitiba

09 de December de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Após corrida emocionante, Maico Teixeira (#36), da Equipe Honda Mobil, sagrou-se campeão de 2013 da SuperBike Pro, a principal categoria do SuperBike Series Brasil, maior campeonato de motovelocidade da América Latina. Mais de 15 mil pessoas estiveram no Autódromo Internacional de Curitiba nesse domingo (8/12) para assistir de perto à competição, um público jamais visto em provas da modalidade na cidade.

Gaúcho de Alvorada, Maico terminou a décima e última etapa na segunda colocação, atrás apenas do argentino Leandro Mercado (#136), da Team SBK Ducati Perfect Motors, que participou da prova como piloto convidado. Danilo Andric (#64), da Andric Motorcycles, foi o terceiro, seguido de José Luiz Cachorrão (#51), também da Equipe Honda Mobil, em quarto, e Bruno Corano (#34), da Elf Monster Energy Kawasaki SuperBike Team, em quinto.

SuperBike Pro - "Estou muito feliz com essa conquista, o que mostra minha evolução como piloto. Atribuo o resultado ao excelente trabalho da equipe e ao equipamento fantástico. Eu tinha uma boa vantagem e por isso acabei segurando no início. Tive uma oportunidade e acelerei para ultrapassar o Danilo Andric e fechar o ano com mais um pódio. Consegui cinco vitórias e sete pole positions. O que mais quero é comemorar", disse o campeão, que somou 603 pontos na classificação final do Showdown, sistema de pontuação que definiu a classificação da SuperBike Pro.

Cachorrão, segundo com 584, destacou a estratégia utilizada na prova. Foi uma corrida de cálculos. "Eu tinha uma posição confortável na classificação. Por isso, pude administrar. Vi que poderia garantir o vice sem precisar correr riscos”, contou.

Danilo Andric, terceiro no ShowDown, com 576 pontos, revelou que enfrentou problemas físicos durante a corrida. “Para mim, essa disputa se resume em uma palavra: superação. Meu braço travou na parte final, o que não nunca tinha acontecido. Mas isso não justifica. Pensei no campeonato e me mantive em terceiro lugar”, declarou.

Bruno Corano, o quarto, com 566, destacou a qualidade dos adversários. “Claro que eu gostaria de estar brigando pelo título, pois estou mal acostumado. Entretanto, terminei entre os quatro melhores pilotos do país e isso é muito importante”, comparou.

Massao Nishimoto (#41), da Dynel’s, que ficou em quinto, com 560 pontos, mostrou-se satisfeito com o desenvolvimento que apresentou durante a temporada. “Para mim, o importante é aprender. Andei no meio de grandes feras e isso faz a diferença”, apontou.

Confira os campeões de 2013 das demais categorias:

SuperBike Pro Amador - Beto Van Cleef (#62), da Elf Monster Energy Kawasaki SuperBike Team, foi o vencedor da última prova da temporada na SuperBike Pro Amador. O piloto terminou a competição em sétimo na classificação, com 62 pontos. O campeão antecipado da categoria foi Marcelo Cortes (#144), que somou 144, porém não disputou a etapa final. Marcelo Skaf (#177), da MotoSchool Racing Team, cruzou a linha de chegada na segunda colocação. João Sobreira (#113), da Andric Motorcycles, foi o terceiro na corrida, entretanto, assegurou o vice-campeonato, com 143 pontos. Tiago Pavanelli (#61), da Bikes Wash Racing, chegou em quarto e José Aguilar (#6), da SBK Brasil, foi o quinto.

SuperBike Pro Estreante - Pablo Moyses (#777), da BH Racing, foi o primeiro entre os pilotos da SuperBike Pro Estreante. Com o resultado, ele também assegurou o título da temporada, com 191 pontos, na classificação final do campeonato. Fernando Ferraz (#11), da Dynel’s, ficou em segundo. Ricardo Fox (#69), da Motor & Cia Racing Team, terminou a prova na terceira colocação e, com isso, garantiu o vice, somando 125. Du Rodrigues (#13), da Sinohara Motorcycles, foi o quarto.

SuperBike Pro Master - Elson Tenebra (#2), da equipe K10, foi primeiro colocado entre os pilotos da categoria SuperBike Pro Master na última etapa da temporada 2013 do SuperBike Series Brasil e também o campeão da temporada. Carlos Augusto Pop (#94), da Fast Pop, terminou a prova na segunda colocação.

600cc SuperSport Pro - Douglas Figueiredo (#777), da Bordsak, foi o campeão da 600cc SuperSport Pro. Ele chegou na quinta colocação, mas foi o suficiente para assegurar o troféu. “É muito gratificante faturar este título. Foi um ano de batalhas, contra adversários muito competitivos. Estou muito feliz”, afirmou. Matheus Oliveira (#92), da Motom, foi o vencedor. Alex Schultz (#22), da Schultz Racing Team, que cruzou a linha em segundo, ficou com o vice-campeonato. Estreante na categoria, Sabrin a Paiuta (#88), da Elf Monster Energy Kawasaki SuperBike Team, terminou em terceiro lugar e Marcos Senra (#67), da Racing 360, em quarto.

600cc SuperSport Pro Amador - Douglas Pecoraro (#19), da Bikes Wash Racing, faturou o título da 600cc SuperSport Pro Amador. Ele foi o primeiro de sua categoria a cruzar a linha de chegada no Autódromo Internacional de Curitiba, onde ocorreu a décima e última etapa de 2013. “Foi uma temporada perfeita, na qual subi ao pódio em todas as etapas, conquistei o título paulista e agora fechei com chave de ouro”, festejou o campeão. Antonio Carlos Franzen (#10), da Fast Brothers Team, foi o segundo n a pista e vice-campeão. Fabricio de Castro (#75), BH Racing, chegou em terceiro, com Juninho Garcia (#37), da Motor &Cia Racing Team, em quarto. Daniel Silingardi Lopes (#98), da Serra Racing, completou o pódio.

SuperBike Light - Em disputa emocionante a poucos metros da linha de chegada, Ricardo Negretto (#38), da Sapienza Racing, venceu na SuperBike Light. O piloto largou bem, mas perdeu posições ao enfrentar problema na marcha da motocicleta, além de sair da pista. Ele, no entanto, conseguiu se recuperar e brigou até o fim pela primeira colocação com Marcelo Skaf (#177), da MotoSchool Racing Team, que chegou logo atrás. “Fiz uma corrida de superação. Venci na última curva da volta fi nal, passei dois retardatários e estou muito feliz com a conquista”, contou Negretto. A terceira posição ficou com Sérgio Makoto (#999), da Bike's Wash Racing, seguido de Luciano Gomes Pokemon (#77), da Pokemon Pneus e Alex Picoli (#40). Como James Mike (#137), da Misano Racing Team, havia conquistado o título antecipado na categoria em Cascavel, Negretto ficou em segundo lugar na classificação geral do campeonato.

SuperBike Light Master - Apesar de não ter largado bem, Osmar Gonçalves (#62), da equipe Ótica Anavaz, conseguiu imprimir um bom ritmo e foi o vencedor da categoria SuperBike Light Master. “Após três anos sem correr, voltei nesta temporada e disputei apenas uma corrida. Fico muito satisfeito com o resultado e em 2014 pretendo estar novamente no SuperBike Series Brasil”, planeja. A segunda posição da corrida e o vice-campeonato ficaram com Edson Errera (#86), da Errera Racing, que cruzou a linha de chegada à frente de Fabio Prandini (#5), da Misano Racing Team. O título de 2013 foi conquistado antecipadamente por Jun Sakakibara (#71), da Bordsak, que não disputou a última etapa.

Copa Honda CB 300R Pro - Osvaldo Jorge Filho, o Duende (#55), da Duende Racing, garantiu o título da Copa Honda CB 300R Pro. Ele cruzou a linha de chegada na quarta colocação. Entretanto, a vantagem que acumulou ao longo da temporada, foi suficiente para assegurar o troféu de primeiro lugar. Mauricio Venhoven, o Sagui (#17), da Tuba Racing Team, que brigava pelo campeonato, chegou em segundo na geral. "Esse título tem sabor de vitória dupla porque sou piloto e preparador. Estou muito feliz por esse campeona to e agradeço a todos que me apoiaram durante o ano todo. Fiz uma corrida estratégica. Se houvesse a oportunidade de atacar para assumir a ponta, eu só faria se fosse com muita segurança. Como não aconteceu e eu tinha uma boa vantagem, preferi administrar", relatou Duende.

Copa Honda CB 300R Light - Allex Alvarenga (#50), da Tomate Racing, levou o título da Copa Honda CB 300R Light. Ele venceu a última etapa da temporada, disputada neste domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR). "Minha estratégia durante a corrida era tentar ultrapassar o Sagui para me distanciar do Murillo. Felizmente consegui isso na bandeirada final e estou muito feliz por essa conquista, que é meu primeiro título", disse Alvarenga. Murillo Grandino Latorre (#954), da PZ Racing , terminou a prova em segundo e assegurou o vice. Regis Gomes Primos (#126), da Rodas Mil/RP Competições, cruzou a linha em terceiro lugar. Allan Schartner (#52), da Tomate Racing, foi o quarto, com Alef Barbosa (#33), da Tomate Racing, em quinto.

Copa Kawasaki Ninja 300cc Pro - Uma temporada praticamente perfeita. Foi assim que André Gama (#46) fechou a última corrida da Copa Kawasaki Ninja 300cc Pro. Mesmo com o título antecipado, o piloto da Procomps Racing Team acelerou forte para marcar a sexta vitória em oito corridas no ano. "Tive um problema no classificatório e perdi posições. Vim com tudo para baixar o tempo e me recuperar. O equipamento estava com acerto pefeito. Posso dizer que eu e a moto somos um só. Queria fechar com chave de ouro e consegui", ressaltou Gama. A segunda colocação da corrida ficou com Gustavo Gil (#31), também da Procomps Racing Team, seguido de Josué Buchecha Junior (#404), da mesma equipe, que assegurou o vice-campeonato. Carlos Passaro (#777), da Duda Racing, ficou em quarto.

Copa Kawasaki Ninja 300cc Light - William Rodrigo Ribeiro (#15), da WR Racing Team/Tuba Racing Team, foi o campeão da Copa Kawasaki Ninja 300cc Light, com 170 pontos. Na pista, ele ficou com a segunda posição, o suficiente para ficar com o troféu. Junior Loterio (#58), da MB Racing, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada. Diego Querzoli (#92), da Schultz Racing Team, terminou em terceiro e André Ming (#333), da MotoSchool Racing Team, ficou em quarto.

Copa Kawasaki Ninja 250R Pro - Marcelo Augusto Cristal (#9), da Bordsak, encerrou a temporada 2013 da Copa Kawasaki Ninja 250R Pro com vitória e o título de campeão nas mãos. O piloto assegurou a conquista com o ponto extra da pole position do sábado (7), no Autódromo Internacional de Curitiba, e ainda venceu a última corrida do ano. "Gostei da qualidade do campeonato e dos meus adversários. Estou muito feliz com o título", disse. Maicon Benass (#171) ficou com o segundo lugar na prova. Julio Castroviejo (#24), da Sarachu Racing Team, foi o terceiro, com Leandro Bressan (#17), da Bressan Racing, em quarto.

Copa Kawasaki Ninja 250R Light - Com o título da Copa Kawasaki Ninja 250R Light já assegurado, Claudinei Costa e Silva (#44), conquistou a quarta vitória seguida. "Hoje vim com o pensamento de fazer uma ótima corrida e não deixar o Cristiano Aires chegar na frente. Ano que vem tem mais", contou. Em segundo lugar chegou Cristiano Aires (#14), da Serra Racing. Cleber Parrado (#117) e Dudu Rossini (#60), representantes da Procomps Racing Team, ficaram, respectivamente, com a terceira e quar ta posições. Gustavo Aldegheri (#18), da MB, terminou em quinto.

Honda Junior Cup - Lucas Torres (#46) conquistou o campeonato da Honda Junior Cup. O jovem de 14 anos se tornou o primeiro vencedor da categoria-escola para crianças e adolescentes, que visa à formação de novos pilotos. Na última corrida do ano, Lucas chegou na segunda posição e garantiu o título. "A ficha ainda não caiu. Estou muito feliz. Desde a primeira etapa, queria muito esse título. Está sendo uma experiência incrível", destacou Lucas. Rafael Traldi (#134), de 11 anos, que fez os melhores tempos nos treinos de sexta e sábado venceu a prova de ponta a ponta. A terceira colocação ficou com Davi Gomide (#31), seguido de Gigi Erbolato (#58). O estreante na categoria Renzo Ferreira (#13) completou o pódio da garotada.

Fotos: Donini Produções - Imagem/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Danilo Lewis se recupera de lesão e confirma presença no SBK Brasil

Brasileiro de Supermoto: Terceira etapa acontece em Piracicaba dia 30

SBK Brasil: 4ª etapa acontece no Autódromo de Interlagos dia 23

Valentino Rossi vai treinar piloto brasileiro no VR46 Master Camp

Sensação do Moto2, Franco Morbidelli vestirá verde e amarelo na MotoGP

Eric Granado vence etapa do Europeu de Moto2 em Valência

WSBK: Chaz Davies e Jonathan Rea vencem nos Estados Unidos

Valentino Rossi vai treinar piloto brasileiro no VR46 Master Camp

SBK Brasil: 4ª etapa acontece no Autódromo de Interlagos dia 23

Eric Granado vence etapa do Europeu de Moto2 em Valência

Dudu Costa Neto disputará SBK Brasil 2017 de Triumph Daytona 675R

Kawasaki vence as 24 Horas de Le Mans 2016 com Ninja ZX-10R

GP Gerais 2017 começa com vitória de Fernando Guerra na 1000cc Pro

Aos 46 anos, Alex Barros retorna às pistas no SBK Brasil 2017


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras