moto.com.br
Publicidade:

Motovelocidade

SBK Brasil: Lewis mantém a ponta e Faustino diminui diferença

Danilo Lewis segue líder no campeonato mesmo após perder a hegemonia e ficar com a segunda posição no pódio da 4ª etapa

22 de July de 2016
Compartilhe este conteúdo:

A luta pelo primeiro lugar no campeonato da temporada 2016 da SuperBike – a principal categoria do SuperBike Brasil – começa a ficar mais definida após quatro etapas, com a última delas realizada no dia 17 de julho no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Dois pilotos já se destacam, notoriamente, nessa disputa: Danilo Lewis (#17), da equipe Tecfil Racing Team, que venceu as três primeiras corridas e Diego Faustino (#68), da Honda, que fez o improvável na última prova e agora está com a moral mais alta do que nunca.

Danilo Lewis segue líder no campeonato, mesmo após perder a hegemonia e ficar com a segunda posição no pódio da 4ª etapa. O piloto tinha tudo para alcançar mais uma vitória e diversos arranjos – por ironia do destino – começaram a se desenhar favorecendo-o. Diego Faustino, que havia sido brilhante nos treinos classificatórios e garantido a pole, largou dos boxes, no fim da fila. Isso porque de última hora, já na volta de apresentação, um parafuso que prendia a pedaleira quebrou e o atual campeão precisou retornar aos boxes.

Desta forma, Danilo Lewis ganhou a liderança já na largada. No início da quarta volta, outro incidente acabou o beneficiando de forma indireta. Maico Teixeira (#36), da equipe Honda, ao tentar ultrapassar Sebastiano Zerbo (#81), da BMW Motorrad Alex Barros Racing, no final da Reta dos Boxes, acabou tocando na traseira da moto do italiano e os dois foram parar no chão, atravessando a área de escape e colidindo com a barreira de proteção. Fim de prova para eles. Porém, o acidente acabou provocando um vazamento de óleo da pista, bem na primeira perna do Esse do Senna, o que levou a uma queda em massa de pilotos. Rapidamente a direção de prova instaurou procedimento de bandeira vermelha e com isso foi feita uma nova largada.

Para Danilo Lewis, o incidente teve pontos prós e contras. Se por um lado, dois importantes adversários ficaram de fora de disputa, por outro, o piloto perdeu toda a margem de tempo que havia conquistado. Já na relargada, não começou bem. Lewis perdeu a posição para Wesley Gutierrez (#134), da Kawasaki Racing Team, que liderou a prova por quase quatro voltas. José Luiz "Cachorrão" (#51), da Honda, também aproveitou o embalo e tomou a vice-liderança. Os três passaram a protagonizar uma bela disputa até que Lewis conseguiu retomar a primeira posição e assim, a vitória – a quarta consecutiva – parecia cada vez mais real.

Porém, Lewis não contava com uma ameaça quase invisível, que vinha voando baixo e ganhando inúmeras posições. Sim, Diego Faustino, que largou dos boxes, bem atrás do último colocado, já estava em sua cola. O atual campeão foi beneficiado com a relargada. Ele conseguiu corrigir o problema da pedaleira da moto ao retornar aos boxes e, de volta à pista, começou a atuação épica saindo da 27ª posição. Faustino realizou um verdadeiro espetáculo. Na primeira volta ultrapassou três adversários, na segunda saltou de 20º para oitavo e restando três voltas para o fim da corrida já era vice-líder. Lewis tentou segurar a posição e a disputa seguiu até os últimos instantes. Os dois pilotos protagonizaram um belíssimo pega nos momentos finais da prova e entraram praticamente lado a lado na derradeira Reta dos Boxes. Faustino acabou superando Lewis por apenas quatro décimos e garantiu a vitória. “Sem dúvidas, essa foi a melhor corrida em 10 anos de carreira. A melhor em todos os sentidos”, destacou Faustino.

Com o resultado, o piloto da Honda ganhou uma posição na tabela classificatória e agora ocupa o segundo lugar com 59 pontos – considerando o descarte. Já Lewis mantém a liderança isolada com 75 pontos. “Final de semana de muito trabalho e um resultado satisfatório. Não vencemos a 4° etapa, mas saímos de Interlagos com um segundo lugar disputadíssimo decidido no último metro de pista. Meus parabéns ao piloto Diego Faustino pela vitória. Seguimos na liderança do campeonato e voltaremos para a 5º etapa muito mais preparados e motivados a conquistar mais uma vitoria”, publicou Lewis em sua conta oficial do Facebook.

A terceira posição no campeonato segue com José Luiz "Cachorrão" (#51), da equipe Honda, com 47 pontos. O piloto garantiu o terceiro lugar no pódio na 4ª etapa da SuperBike, a penúltima prova disputada em Interlagos nesta temporada. “Estou levando um ‘trofeuzinho’ pra casa de terceiro colocado. Com direito a queda e tudo, levantando e acelerando de novo”, disse o piloto logo após o fim da corrida. 

O bicampeão Maico Teixeira, que não completou a prova, perdeu duas posições e agora está em quarto com 46 pontos. O piloto – que passa bem – publicou um vídeo logo após o acidente, no ambulatório do autódromo. Um pouco abatido, disse que tudo não passou de um susto e que estava sendo bem tratado. Posteriormente, explicou o caso: “Infelizmente, hoje [17 de julho] eu tive uma queda. A prova estava bem disputada. Eu estava mais rápido que o piloto da frente [Sebastiano Zerbo]. Acabei arriscando na ultrapassagem. Coisa de corrida. Aí tocou na minha dianteira e acabamos caindo, eu e o Zerbo. Mas está tudo bem. Minha perna está um pouco machucada, mas pra próxima [corrida] vai estar tudo certo”, disse em outro vídeo.

Sebastiano Zerbo não sofreu ferimentos, porém, não pode retornar à pista, pois sua moto ficou bastante danificada com a queda. "É uma pena o que aconteceu. O meu adversário errou, caiu e me levou junto. Isso comprometeu nosso campeonato. Estou bem chateado", disse o italiano.

Sem pontuar, Zerbo caiu novamente, mas desta vez na tabela classificatória. Passou da quinta para a sétima posição. Quem tomou o seu lugar foi Wesley Gutierrez (#134), da equipe Kawasaki Racing Team. O piloto largou em sexto nesta etapa e encerrou a prova na quarta colocação. Gutierrez chegou a liderar por algumas voltas, porém, a sua moto perdeu rendimento e com isso não conseguiu segurar a ponta.

“A suspensão fadigou no decorrer da corrida. Talvez tenha que mexer novamente, ou trocar a mola. Em relação aos concorrentes, acho que a minha moto precisa melhorar a retomada do motor para se igualar as outras marcas. Creio que o modelo 2016 [da Kawasaki Ninja ZX-10] vem com este detalhe resolvido, com mais torque em baixo giro. Não vejo a hora de estrear a nova Kawasaki e colocá-la no lugar mais alto do pódio”, disse Gutierrez.

Confira a lista com os 10 primeiros colocados no campeonato após a disputa da 4ª etapa:

1º - Danilo Lewis (#17), da Tecfil Racing Team – 75 pontos

 - Diego Faustino (#68), da Honda – 59 pontos

 - José Luiz "Cachorrão" (#51), da Honda – 47 pontos

 - Maico Teixeira (#36), da Honda – 46 pontos

 - Wesley Gutierrez (#134), da Kawasaki Racing Team – 38 pontos

 - Diego Pretel (#88), da BMW Motorrad Alex Barros Racing – 31 pontos

 - Sebastiano Zerbo (#81), da BMW Motorrad Alex Barros Racing – 29 pontos

 - Mauro Thomassini (#5), da Motom – 25 pontos

 - Bruno Corano (#34), da Kawasaki Racing Team – 24 pontos

10º - Marco Solorza (#55), da JC Racing Team– 21 pontos

 

SuperBike Brasil 

5° SuperBike Brasil: 21 de Agosto - Interlagos-SP

6° SuperBike Brasil: 25 de Setembro - Curvelo-MG

7° SuperBike Brasil: 23 de Outubro - Goiânia-GO

8° SuperBike Brasil: 13 de Novembro – Londrina-PR ou Pista no Rio Grande do Sul Realização da Etapa  

9° SuperBike Brasil: 11 de dezembro - Curvelo – MG


Fotos: Divulgação/Johanes Duarte/VGCOM 



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Rafael Fonseca vence 2ª etapa do Brasileiro de Supermoto

MotoGP: Belas gatas no paddock do GP da França

Luto no motociclismo: Nicky Hayden falece após acidente na Itália

SBK Brasil: Segunda etapa do ano acontece em Interlagos dia 28

MotoGP: Maverick Vinales vence a disputa no GP da França

MotoGP: GP da França acontece neste domingo (21/05)

Segunda etapa do Brasileiro de Supermoto 2017 acontece em Registro

Simão Lawant disputará etapa do Campeonato Brasileiro de Supermoto

Segunda etapa do Brasileiro de Supermoto 2017 acontece em Registro

GP Gerais 2017 começa com vitória de Fernando Guerra na 1000cc Pro

SBK Brasil: Eric Granado vence 1ª etapa em Interlagos

Yamaha R3 Cup é a nova categoria para jovens pilotos

SBK Brasil: Segunda etapa do ano acontece em Interlagos dia 28

Roteiro com as principais pistas de corrida do Brasil


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras