moto.com.br
Publicidade:

Motovelocidade

SBK Brasil: Lewis mantém a ponta e Faustino diminui diferença

22 de July de 2016
Compartilhe este conteúdo:

A luta pelo primeiro lugar no campeonato da temporada 2016 da SuperBike – a principal categoria do SuperBike Brasil – começa a ficar mais definida após quatro etapas, com a última delas realizada no dia 17 de julho no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Dois pilotos já se destacam, notoriamente, nessa disputa: Danilo Lewis (#17), da equipe Tecfil Racing Team, que venceu as três primeiras corridas e Diego Faustino (#68), da Honda, que fez o improvável na última prova e agora está com a moral mais alta do que nunca.

Danilo Lewis segue líder no campeonato, mesmo após perder a hegemonia e ficar com a segunda posição no pódio da 4ª etapa. O piloto tinha tudo para alcançar mais uma vitória e diversos arranjos – por ironia do destino – começaram a se desenhar favorecendo-o. Diego Faustino, que havia sido brilhante nos treinos classificatórios e garantido a pole, largou dos boxes, no fim da fila. Isso porque de última hora, já na volta de apresentação, um parafuso que prendia a pedaleira quebrou e o atual campeão precisou retornar aos boxes.

Desta forma, Danilo Lewis ganhou a liderança já na largada. No início da quarta volta, outro incidente acabou o beneficiando de forma indireta. Maico Teixeira (#36), da equipe Honda, ao tentar ultrapassar Sebastiano Zerbo (#81), da BMW Motorrad Alex Barros Racing, no final da Reta dos Boxes, acabou tocando na traseira da moto do italiano e os dois foram parar no chão, atravessando a área de escape e colidindo com a barreira de proteção. Fim de prova para eles. Porém, o acidente acabou provocando um vazamento de óleo da pista, bem na primeira perna do Esse do Senna, o que levou a uma queda em massa de pilotos. Rapidamente a direção de prova instaurou procedimento de bandeira vermelha e com isso foi feita uma nova largada.

Para Danilo Lewis, o incidente teve pontos prós e contras. Se por um lado, dois importantes adversários ficaram de fora de disputa, por outro, o piloto perdeu toda a margem de tempo que havia conquistado. Já na relargada, não começou bem. Lewis perdeu a posição para Wesley Gutierrez (#134), da Kawasaki Racing Team, que liderou a prova por quase quatro voltas. José Luiz "Cachorrão" (#51), da Honda, também aproveitou o embalo e tomou a vice-liderança. Os três passaram a protagonizar uma bela disputa até que Lewis conseguiu retomar a primeira posição e assim, a vitória – a quarta consecutiva – parecia cada vez mais real.

Porém, Lewis não contava com uma ameaça quase invisível, que vinha voando baixo e ganhando inúmeras posições. Sim, Diego Faustino, que largou dos boxes, bem atrás do último colocado, já estava em sua cola. O atual campeão foi beneficiado com a relargada. Ele conseguiu corrigir o problema da pedaleira da moto ao retornar aos boxes e, de volta à pista, começou a atuação épica saindo da 27ª posição. Faustino realizou um verdadeiro espetáculo. Na primeira volta ultrapassou três adversários, na segunda saltou de 20º para oitavo e restando três voltas para o fim da corrida já era vice-líder. Lewis tentou segurar a posição e a disputa seguiu até os últimos instantes. Os dois pilotos protagonizaram um belíssimo pega nos momentos finais da prova e entraram praticamente lado a lado na derradeira Reta dos Boxes. Faustino acabou superando Lewis por apenas quatro décimos e garantiu a vitória. “Sem dúvidas, essa foi a melhor corrida em 10 anos de carreira. A melhor em todos os sentidos”, destacou Faustino.

Com o resultado, o piloto da Honda ganhou uma posição na tabela classificatória e agora ocupa o segundo lugar com 59 pontos – considerando o descarte. Já Lewis mantém a liderança isolada com 75 pontos. “Final de semana de muito trabalho e um resultado satisfatório. Não vencemos a 4° etapa, mas saímos de Interlagos com um segundo lugar disputadíssimo decidido no último metro de pista. Meus parabéns ao piloto Diego Faustino pela vitória. Seguimos na liderança do campeonato e voltaremos para a 5º etapa muito mais preparados e motivados a conquistar mais uma vitoria”, publicou Lewis em sua conta oficial do Facebook.

A terceira posição no campeonato segue com José Luiz "Cachorrão" (#51), da equipe Honda, com 47 pontos. O piloto garantiu o terceiro lugar no pódio na 4ª etapa da SuperBike, a penúltima prova disputada em Interlagos nesta temporada. “Estou levando um ‘trofeuzinho’ pra casa de terceiro colocado. Com direito a queda e tudo, levantando e acelerando de novo”, disse o piloto logo após o fim da corrida. 

O bicampeão Maico Teixeira, que não completou a prova, perdeu duas posições e agora está em quarto com 46 pontos. O piloto – que passa bem – publicou um vídeo logo após o acidente, no ambulatório do autódromo. Um pouco abatido, disse que tudo não passou de um susto e que estava sendo bem tratado. Posteriormente, explicou o caso: “Infelizmente, hoje [17 de julho] eu tive uma queda. A prova estava bem disputada. Eu estava mais rápido que o piloto da frente [Sebastiano Zerbo]. Acabei arriscando na ultrapassagem. Coisa de corrida. Aí tocou na minha dianteira e acabamos caindo, eu e o Zerbo. Mas está tudo bem. Minha perna está um pouco machucada, mas pra próxima [corrida] vai estar tudo certo”, disse em outro vídeo.

Sebastiano Zerbo não sofreu ferimentos, porém, não pode retornar à pista, pois sua moto ficou bastante danificada com a queda. "É uma pena o que aconteceu. O meu adversário errou, caiu e me levou junto. Isso comprometeu nosso campeonato. Estou bem chateado", disse o italiano.

Sem pontuar, Zerbo caiu novamente, mas desta vez na tabela classificatória. Passou da quinta para a sétima posição. Quem tomou o seu lugar foi Wesley Gutierrez (#134), da equipe Kawasaki Racing Team. O piloto largou em sexto nesta etapa e encerrou a prova na quarta colocação. Gutierrez chegou a liderar por algumas voltas, porém, a sua moto perdeu rendimento e com isso não conseguiu segurar a ponta.

“A suspensão fadigou no decorrer da corrida. Talvez tenha que mexer novamente, ou trocar a mola. Em relação aos concorrentes, acho que a minha moto precisa melhorar a retomada do motor para se igualar as outras marcas. Creio que o modelo 2016 [da Kawasaki Ninja ZX-10] vem com este detalhe resolvido, com mais torque em baixo giro. Não vejo a hora de estrear a nova Kawasaki e colocá-la no lugar mais alto do pódio”, disse Gutierrez.

Confira a lista com os 10 primeiros colocados no campeonato após a disputa da 4ª etapa:

1º - Danilo Lewis (#17), da Tecfil Racing Team – 75 pontos

 - Diego Faustino (#68), da Honda – 59 pontos

 - José Luiz "Cachorrão" (#51), da Honda – 47 pontos

 - Maico Teixeira (#36), da Honda – 46 pontos

 - Wesley Gutierrez (#134), da Kawasaki Racing Team – 38 pontos

 - Diego Pretel (#88), da BMW Motorrad Alex Barros Racing – 31 pontos

 - Sebastiano Zerbo (#81), da BMW Motorrad Alex Barros Racing – 29 pontos

 - Mauro Thomassini (#5), da Motom – 25 pontos

 - Bruno Corano (#34), da Kawasaki Racing Team – 24 pontos

10º - Marco Solorza (#55), da JC Racing Team– 21 pontos

 

SuperBike Brasil 

5° SuperBike Brasil: 21 de Agosto - Interlagos-SP

6° SuperBike Brasil: 25 de Setembro - Curvelo-MG

7° SuperBike Brasil: 23 de Outubro - Goiânia-GO

8° SuperBike Brasil: 13 de Novembro – Londrina-PR ou Pista no Rio Grande do Sul Realização da Etapa  

9° SuperBike Brasil: 11 de dezembro - Curvelo – MG


Fotos: Divulgação/Johanes Duarte/VGCOM 



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

SBK Brasil: Diego Faustino vence a temporada 2016 na SuperBike PRO

SBK Brasil: Interlagos vai definir os campeões em 2016

MotoGP define o calendário da competição em 2017

SBK Brasil: Quatro categorias já têm campeões definidos

ICGP: Guy Bertin é o grande campeão na temporada 2016

SBK Brasil: Última etapa acontece em Interlagos em dezembro

MotoGP: Gatas no paddock do GP da Espanha

Final do Brasileiro de Supermoto acontece neste final de semana

SBK Brasil: Última etapa acontece em Interlagos em dezembro

ICGP: Guy Bertin é o grande campeão na temporada 2016

Entenda como funciona um Track Day

Pé Na Tábua teve show de motos clássicas em Barra Bonita (SP)

SBK Brasil: Pierluigi e Solorza vencem 8ª etapa, que teve rodada dupla

SBK Brasil: Quatro categorias já têm campeões definidos


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras