moto.com.br
Publicidade:

Motovelocidade

SBK Brasil: Interlagos abre a temporada 2016

08 de April de 2016
Compartilhe este conteúdo:
Acontece neste domingo (10/04) a abertura da temporada 2016 do Superbike Brasil, umas das principais competições de motovelocidade do calendário mundial, na cidade de São Paulo, no Autódromo de Interlagos. Mas, nesta sexta e sábado, as equipes, os pilotos e suas máquinas já estão trabalhando duro na pista para os acertos das motos para as corridas nos treinos livres e classificatórios para a grande largada da primeira etapa.
 
A pista de Interlagos é conhecida pelo seu traçado seletivo e também por ser uma opção estratégica para o desenvolvimento da competição, por sua posição geográfica no centro do país e por estar mais perto do maior centro comercial para o mercado das duas rodas e das empresas apoiadoras das equipes, dos pilotos que disputam o campeonato.
 
Por sua grande importância, Interlagos se destaca na temporada 2016 do Superbike Brasil com a realização das cinco primeiras etapas do campeonato. Mas se as motos vão reinar em Interlagos nesta temporada, então, quem é o rei? Para definir quem fica com a coroa, nada melhor do que relacionar os melhores resultados das motos na pista.
 
Reis de Interlagos nas motos 
Nesse sentido, o piloto gaúcho Maico Teixeira (#36), da equipe Honda Mobil, e o ex-piloto Danilo Andric somaram cada um oito vitórias em Interlagos. Juntos os dois somam mais da metade das vitórias.
 
Outro dado interessante é que apenas sete pilotos venceram ao menos uma corrida: Diego Faustino (#68), da Honda Mobil, levou seis primeiros lugares, Sebastiano Zerbo (#81), da Alex Barros Racing Team, quatro vitórias, Heber Pedrosa, duas vitórias, José Luiz "Cachorrão" (#51), da Honda Mobil, uma vitória e Diego Pretel (#88) também com uma vitória.
 
Mas nas brigas pela vice–liderança não há nenhum impasse. Cachorrão leva fácil essa disputa ao garantir sozinho 10 vezes o segundo lugar mais alto no pódio, número que representa um terço das corridas realizadas.
 
Nas disputas pela primeira posição no grid de largada, novamente Maico Teixeira e Danilo Andric se destacam dos demais pilotos. Andric venceu a parada ao largar 12 vezes na pole, uma a mais que Maico, que somou 11 primeiros lugares.
 
Porém, ao tratar de velocidade dentro da pista, ninguém conseguiu superar o gaúcho bicampeão da SuperBike. Maico sustenta sozinho tanto a volta mais rápida nos treinos classificatórios quanto nas corridas.
 
O ano de 2014 foi o período com os melhores resultados do gaúcho no autódromo. Na quarta etapa daquele ano, Maico cravou na SuperPole a marca de 1m36s366, marca que se sustenta firme até os dias de hoje.
 
Já o melhor tempo oficial de corrida foi obtido na 2ª etapa Pirelli SuperBike no mesmo ano. Além de vencer a prova, Maico fechou 1m37s445 já na segunda volta da corrida.
 
Leitura de Interlagos 
Agora para saber da leitura do traçado de Interlagos é importante conhecer os segredos da pista. Por isso vamos conferir algumas peculiaridades e informações interessantes sobre o circuito com um profundo conhecedor da pista paulistana. Quem cumpre esse papel desta vez é o piloto Alex Schultz (#22), da equipe Dynel's Racing Team, três vezes vice-campeão pela categoria SuperSport,  e que revela a seguir algumas características que marcam o modo de pilotagem na pista de 4.309 metros, divididos em 15 curvas e duas grandes retas.
 
Velocidade máxima...
‘Na categoria SuperSport, com motos de 600 cilindradas, temos a velocidade máxima na reta principal dos boxes. Ela atinge a máxima perto dos 250 km/h, velocidade real de GPS na linha de chegada.’
 
Maior frenagem...
‘Seguido dessa maior velocidade na reta principal dos boxes vem a maior frenagem. De 6ª marcha reduzimos quatro em sequência rápida e freando o máximo possível sem perder a frente em pouco mais de 100 metros para entrar na primeira perna do "S" do Senna em 2ª marcha a aproximadamente 90 km/h. Essa redução de mais de 160km/h em 100 metros é a maior força G também no autódromo.’
 
Ponto ideal para ultrapassagens...
‘As duas retas de Interlagos (reta dos boxes e reta oposta) são os pontos ideias de ultrapassagens devido ao longo tempo de aceleração máxima da moto e também por ser possível ocupar o vácuo do adversário à frente e ainda usá-lo como referência para o ponto de frenagem.’
 
Atenção redobrada...
‘Interlagos é uma pista muito técnica e alguns trechos exigem bastante do piloto para ele não acabar indo ao chão! Uma má transição daprimeira para segunda perna do "S" ou uma aceleração adiantada nesse trecho podem ser o suficiente para uma queda. E no caso de o piloto fazer esse trecho com muita cautela e for lento, a diferença do tempo total da volta será muito grande.’
 
Trecho favorito da pista...
‘O Laranjinha é uma curva famosa por ser muito técnica, com duplo apex e ainda cega. Ela é longa e muito desafiadora e acredito ser um lugar onde vem bastante tempo. Ali vai além de técnica, coragem! Soma-se ainda o fator de ser uma curva de alta e para a direita, onde a maioria dos pilotos tem dificuldade em executar tão bem quanto as curvas para a esquerda.’
 
O recorde de Alex Schultz no Autódromo de Interlagos é de 1m42s119, alcançado na 12ª e última volta da 4ª etapa do SuperBike Brasil em 2015. Schultz terminou a corrida em terceiro lugar, a menos de meio segundo do vencedor, Luiz Cerciari (#3), da equipe Cerciari Racing School.
 
Ingressos
As entradas para o setor de ARQUIBANCADA são GRATUITOS.  Os ingressos para AREÁ VIP e PADDOCK podem ser adquiridos nas bilheterias do Autódromo e também pela internet, por meio do ticketfacil.com.br. Mais informações: 11 5524-5684 ou superbikebrasil.com

Transmissão
O canal de TV por assinatura FOX Sports 2 anuncia a transmissão ao vivo do Superbike Brasil, neste domingo, a partir da 13h.

 
SERVIÇO
1ª etapa SuperBike Brasil - 8, 9 e 10 de abril
Sexta-Feira - Dia 08 - Treinos a partir das 8h
Sábado - Dia 09 - Treinos a partir das 07h30
Domingo - Dia 10 - Corridas a partir das 9h
Autódromo de Interlagos - SP - Av. Sen. Teotônio Vilela, 261


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

SBK Brasil: Interlagos vai definir os campeões em 2016

MotoGP define o calendário da competição em 2017

SBK Brasil: Quatro categorias já têm campeões definidos

ICGP: Guy Bertin é o grande campeão na temporada 2016

SBK Brasil: Última etapa acontece em Interlagos em dezembro

MotoGP: Gatas no paddock do GP da Espanha

MotoGP: Viñales da Yamaha lidera treinos da temporada 2017

Piloto Márcia Reis anuncia estreia de seu novo site

Pé Na Tábua teve show de motos clássicas em Barra Bonita (SP)

Final do Brasileiro de Supermoto acontece neste final de semana

SBK Brasil: Última etapa acontece em Interlagos em dezembro

Entenda como funciona um Track Day

SBK Brasil: Pierluigi e Solorza vencem 8ª etapa, que teve rodada dupla

Superbike Series: Confira as gatas do GP de Interlagos


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras