moto.com.br
Publicidade:

Motovelocidade

Moto 1000 GP: Barros e Iatauro decidem título da GP Light

11 de December de 2012
Compartilhe este conteúdo:

A temporada do Moto 1000 GP chega ao fim com dois pilotos paulistas disputando o título da categoria GP Light. Lucas Barros, mais jovem integrante do grid, com 16 anos, lidera a classificação do campeonato 38 pontos à frente do vice-líder Nick Iatauro. A condição de conquista do título confere aos dois atenção especial em relação aos outros 37 pilotos que vão disputar no domingo (16) o GP Petrobras, no Autódromo Internacional de Curitiba.

A disputa final do campeonato no circuito paranaense, localizado em Pinhais (PR), cidade da região metropolitana da capital, consistirá em rodada dupla, válida pelas sétima e oitava etapas. O máximo possível a um piloto são 53 pontos – 25 por vitória, um pela melhor volta de cada corrida e outro pela pole-position, considerando que o treino classificatório do sábado (15) definirá as posições de largada para as duas provas do GP Petrobras.

Lucas, filho do piloto Alexandre Barros, estreou no Moto 1000 GP em 2012. Ele pilota uma das S1000RR da Alex Barros Racing, equipe oficial BMW Motorrad. Esteve no pódio em todas as etapas, com vitórias em Brasília e em Cascavel, segundos lugares em Interlagos, Curitiba e Cascavel – onde também houve rodada dupla – e o terceiro lugar em Santa Cruz do Sul. A campanha consistente coloca-o como favorito ao título depois de seis corridas.

“Estou me dedicando 100 por cento à conquista do título, o foco é total nisso. Não estou ansioso. Pelo contrário, estou tentando me manter tranquilo, porque as minhas corridas vão ser pelo campeonato”, diz o líder, que desde a rodada dupla em Cascavel, realizada em 4 de novembro, tem se dedicado à preparação física. “Estou correndo 8 km por dia em 35 minutos, fazendo treinos para resistência muscular e treino psicológico”, ele conta.

Mesmo com a vantagem matemática, que permite-lhe o título com um terceiro lugar em uma das provas do GP Petrobras mesmo que Iatauro marque todos os pontos possíveis, Barros mantém-se cauteloso. “Não é porque temos uma vantagem que vamos perder o foco. Não tem nada definido ainda”, alerta o piloto, que completará 17 anos cinco dias depois do fim da temporada e tem participação confirmada na categoria GP 1000, a principal, em 2013.

Iatauro, que compete com a Kawasaki ZX10R da Pitico Race, admite a boa adaptação que tem ao traçado do autódromo que recebe as etapas finais. Foi em Curitiba, no mês de agosto, que ele conquistou sua primeira pole na GP Light. Mesmo caindo para o nono lugar na largada, cruzou a linha de chegada como vencedor – contudo, foi punido por ultrapassagem sob bandeira amarela e ficou com o terceiro lugar no resultado final da prova.

“Tenho essa pendência com a pista de Curitiba, ela me deve a vitória”, diz, em tom de bom humor, o piloto paulista. “Eu pago as minhas contas no dia em que sou cobrado. Quando eu cobro são os dias em que dou risada, é isso que vou tentar fazer em Curitiba, cobrar essa vitória que ela ficou me devendo”, segue com a brincadeira, para logo mudar o tom. “Vou com tudo. Mesmo se não conseguir o título, quero ganhar as duas corridas”, avisa.

Iatauro cumpriu agenda movimentada no intervalo de seis semanas desde a rodada dupla em Cascavel. “Treinei durante duas semanas em Campo Grande, participei de uma corrida lá, depois treinei uma semana em Curitiba e também participei de uma corrida. Fora o condicionamento físico forte. Eu não parei desde a última etapa do Moto 1000 GP, foquei meu trabalho em manter o ritmo para atingir a minha meta de vencer em Curitiba”, comenta.

Nas seis corridas já realizadas, Iatauro foi ao pódio três vezes. Além do terceiro lugar em Curitiba, foi segundo em Santa Cruz do Sul e em Brasília e venceu a primeira corrida em Cascavel – na segunda, um acidente o deixou fora da zona de pontuação. “Só me dou por satisfeito quando volto para casa e sei que fiz tudo que podia para reconhecer não só o trabalho da minha equipe, mas também para satisfazer a minha sede de ganhar”, encerra.

Paralelamente à decisão do título, o GP Petrobras terá uma disputa acirrada pelo vice-campeonato da GP Light. O paulista André Luiz Paiato, o pernambucano Paulinho Kamba, o paranaense Gustavo Herrera e o baiano Daniel Gurgel Mendonça, que ocupam da quarta à sétima posição na tabela de pontuação, têm chances de terminar a temporada em segundo. O paulista Renato Andreghetto, terceiro colocado, retirou-se da motovelocidade.

A programação do GP Petrobras terá início na sexta-feira (14), com as primeiras sessões de treinos livres. As duas corridas da GP Light, no domingo, terão largada às 11h10 e às 13h35, cada uma com 12 voltas. A etapa decisiva terá transmissão do canal Bandsports, a partir das 13h30. A duas corridas do término do Moto 1000 GP, a classificação da categoria GP Light é a seguinte:

1º) Lucas Barros (SP/BMW), Alex Barros Racing, 130
2º) Nick Iatauro (SP/Kawasaki), Pitico Race, 92
3º) Renato Andreghetto (SP/Kawasaki), Pitico Race, 77
4º) André Luiz Paiato (SP/BMW), Paiato Racing, 61
5º) Paulinho Kamba (PE/Kawasaki), KF Corval Racing Team, 58
6º) Gustavo Herrera (PR/Kawasaki), Motrix-Scigliano Racing, 50
7º) Daniel Gurgel Mendonça (BA/Honda), MPM Racing, 43
8º) Pablo Nunes Moysés (BMW), 37
8º) Everton Felizardo (PR/BMW), Grinjets, 37
10º) Marcelo Cortes (RJ/Ducati), SBK Rio, 26
11º) Flávio Sukar (PE/Kawasaki), FK Corval Racing Team, 28
11º) Alexandro Tiago Pires (RJ/Kawasaki), Center Moto Racing Team, 28
13º) Joniran Saling (SC/BMW), Speed Racing, 23
14º) Taciano da Silva Nunes (SP/Kawasaki), Motrix-Scigliano Racing, 23
15º) Francisco Snoeck (BA/BMW), KF Corval Racing Team, 22
16º) William Pontes (DF/Honda), Corsini Racing, 16
17º) Rodrigo Sampaio (RJ/BMW), BMW Rio, 15
18º) Norton Masera (DF/BMW), Masera Racing, 13
19º) Henrique Castro Araújo (DF/Suzuki), BSB Motor Racing, 11
20º) Marlon Felizardo (PR/BMW), Grinjets, 9
21º) Fabiano Vargas Alegre (RS/Kawasaki), Tecno Power Racing Team, 6
21º) Tiago Pavanelli (SP/Suzuki), K10, 6
23º) João Carlos Sobreira (SP/Honda), Gigante Racing Team, 5
23º) Wesley Godoy (PR/Suzuki), The Doctor’s Curitiba, 5
25º) Rodrigo Souza (BMW), Euroville, 4
26º) Romes César (MG/Kawasaki), Artfibras, 3
26º) Marcos Boeira (RS/Suzuki), Sulfer, 3
26º) Sidney Scigliano (SP/Suzuki), Motrix-Scigliano Racing, 3
29º) Paulo César da Silva (RS/Suzuki), Sulfer, 2
29º) Bruno Herbert (PE/Suzuki), KF Corval Racing Team, 2
31º) Adriano Carioca (MG/Honda), By Tripa Team, 1
31º) Edson Luiz (SC/BMW), Mamute Racing, 1
31º) Rodrigo Araújo (RJ/Suzuki), SBK Rio, 1

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

SBK Brasil: Interlagos vai definir os campeões em 2016

MotoGP define o calendário da competição em 2017

SBK Brasil: Quatro categorias já têm campeões definidos

ICGP: Guy Bertin é o grande campeão na temporada 2016

SBK Brasil: Última etapa acontece em Interlagos em dezembro

MotoGP: Gatas no paddock do GP da Espanha

MotoGP: Viñales da Yamaha lidera treinos da temporada 2017

Final do Brasileiro de Supermoto acontece neste final de semana

Pé Na Tábua teve show de motos clássicas em Barra Bonita (SP)

SBK Brasil: Última etapa acontece em Interlagos em dezembro

Entenda como funciona um Track Day

ICGP: Guy Bertin é o grande campeão na temporada 2016

Piloto Márcia Reis anuncia estreia de seu novo site

SBK Brasil: Pierluigi e Solorza vencem 8ª etapa, que teve rodada dupla


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras