moto.com.br
Publicidade:

Motovelocidade

ICGP: Holanda recebe a 2ª etapa em 2016

Tradicional circuito de Assen sedia, nos dias 4 e 5 de junho, a etapa do campeonato para motos de GP clássicas

01 de June de 2016
Compartilhe este conteúdo:

O International Classic Grand Prix, campeonato mundial de moto GP clássico, chega à segunda etapa da temporada de 2016. O palco é o circuito de Assen, na Holanda, cuja tradição já lhe deu o apelido de "A Catedral" da motovelocidade. Neste ano, todas as etapas do ICGP acontecem em pistas com tradição histórica na motovelocidade - incluindo a brasileira, que encerrará o campeonato em 23 de outubro em Goiânia.

Assen sedia uma etapa do Campeonato Mundial desde a primeira temporada da história, em 1949. Inicialmente, usava-se um traçado formado por ruas e estradas. O circuito atual, permanente, foi inaugurado na década de 1950. É um traçado rápido, com muitas curvas de alta. Ao mesmo tempo, é uma pista muito segura e tem uma arquitetura muito particular - a cobertura de uma das arquibancadas tem formato ondulado, como uma superfície de água em ondas. "É uma das pistas que mais gosto. Aliás, todo mundo gosta de Assen", descreve o brasileiro Bob Keller, quarto colocado na categoria 250 do ICGP após a primeira etapa, realizada em Paul Ricard (França).



O traçado, um dos mais seletivos do calendário, é totalmente plano, mas possui algumas curvas que Keller define como "capciosas", como raio decrescente. "São curvas que começam bem abertas e ‘fecham’ do meio para o final. Você precisa frear forte na entrada da curva para poder sair bem. Se fizer o contrário, como dá impressão de ser o correto para quem anda pela primeira vez, você simplesmente passa reto", conta Keller. Outra particularidade de Assen é que as leis ambientais da região Assen permitem somente quatro eventos por ano com máquinas cujo nível de ruído exceda 95 decibéis - e as motos do ICGP superam isso. "Estar entre essas exceções mostra quanto prestígio o ICGP tem na Holanda", constata Keller.

A programação da segunda etapa do ICGP oferece um desafio adicional para os pilotos: as duas corridas acontecerão no domingo. "O intervalo entre as duas corridas vai ser relativamente pequeno e isso vai fazer os pilotos serem cautelosos na primeira prova, a fim de preservarem as motos para a segunda", prevê Keller. "Também vai ser uma corrida mais exigente em termos de preparo físico", finaliza.

Após a primeira rodada dupla, o ICGP tem a seguinte classificação:

350: 1) Guy Bertin, 50 pontos; 2) Jean-Paul Lecointe, 32; 3) Guillaume Foureau e Werner Reuberger, 23; 5) Bernard Fau, 22; 6) George Hogton-Rusling e Leon Jeacock, 20.

250: 1) Colin Sleigh e Stefan Tennstadt, 45 pontos; 3) Bernard Tabarly, 29; 4) Bob Keller, 23; 5) Don Gilbert, 22; 6) Marc Auboiron, 16.

YC250: 1) André Gouin e Vincent Levieux, 45; 3) Harald Merckl, 32; 4) Stuart Thomas, 26; 5) Jean-Pierre Pauselli, 22.

Master: 1) Guy Bertin, 50 pontos; 2) Jean-Paul Lecointe, 40; 3) Bernard Fau, 32; 4) Stefan Tennstadt, 26; 5) André Gouin, 22; 6) Harald Merkl, 17.

Blog ICGP Brasil: icgpbrasil.wordpress.com

Site ICGP Racing: icgpracing.com

Fotos: Mandy Jordan-Cooke (LetraNova)/ICGP Brasil



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Piloto Elena Myers deixou as pistas por assédio sexual

Ao Vivo: KTM apresenta equipe oficial da MotoGP em 2017

Entrevista: Granado conta as novidades para 2017

Equipe JC Racing Team é a campeã das 500 Milhas em 2017

Brasileiro no Team Yamaha na disputa do Desafio R3 bLU cRU 2017

WSBK: Ana Carrasco e Avalon Biddle na disputa do SSP300

500 Milhas de 2017 acontece no dia 12 de fevereiro em SP

Entrevista: Granado conta as novidades para 2017

Equipe JC Racing Team é a campeã das 500 Milhas em 2017

Brasileiro no Team Yamaha na disputa do Desafio R3 bLU cRU 2017

Entenda como funciona um Track Day

Alexandre Barros abre escola de pilotagem

Honda anuncia dream team para disputa na Ilha de Man

500 Milhas de 2017 acontece no dia 12 de fevereiro em SP


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras