moto.com.br
Publicidade:

Motovelocidade

Circuito Velo città recebe homologação da FIA

25 de October de 2013
Compartilhe este conteúdo:

O autódromo Velo Città, localizado em Mogi Guaçu (SP), recebeu a homologação da FIA - Federação Internacional do Automobilismo. O local, que foi construído dentro dos padrões da organização e já era homologado pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), agora é um autódromo internacional.

"É como recebermos um ISO. O que fizemos foi bem feito, tem padrão internacional e pode receber qualquer tipo de GT’s, Turismo e até Fórmulas 3. Esta homologação é como um troféu", celebra Eduardo Souza Ramos, idealizador do projeto do Velo Città.

Com 3.430 metros de extensão, o circuito Velo Città levou cinco anos para ser construído. Com acompanhamento próximo dos órgãos ambientais, como Ibama, todos os procedimentos e normas foram respeitados para promover uma perfeita integração do circuito à região.

Há pouco mais de um ano, o local teve sua homologação assinada pela CBA. Depois, o projeto e as plantas foram remetidos à FIA. O material passou por uma avaliação que verificou os itens básicos. Com a validação do sistema, o Velo Città recebeu a visita de um inspetor, que o atestou apto. Apenas três autódromos no Brasil possuem homologação internacional: Velo Città, Interlagos e Curitiba.

Para conseguir a aprovação, o autódromo deve atender a uma série de requisitos, basicamente focados em segurança. São analisados: largura do circuito, das rampas, tipo do asfalto (feito com borracha de pneus triturados, tornando-o mais ecológico), áreas de escape, guard rails, barreiras de pneus, zebras, muro dos boxes e alambrados de proteção, plataforma de sinalização, sistema de drenagem, quantidade de pontos de sinalização, além do Medical Center e Racing Control.

O Velo Città tem tudo isso dentro dos padrões internacionais e ainda oferece Racing Center, um espaço completo, com toda estrutura de vestiários, cozinha, sala de briefing e lounge, para receber qualquer tipo de evento, principalmente ligados ao mundo automotivo. Ainda oferece bolsões de estacionamento, heliponto, boxes e paddock. E a expansão não para: a ampliação da área vip, sobre os boxes, e a construção da sala de cronometragem e direção de prova estão na fase final.

Com foco em competições e eventos fechados como track days, test-drives, coletivas de imprensa e cursos de pilotagem, o autódromo tem a Mitsubishi como patrocinadora oficial e foi palco da Lancer Cup, competição exclusiva de Lancer Evo R, lançamento do Mitsubishi All New Outlander, Mitsubishi Racing School e Lancer Evo Day. Também recebeu os eventos: 1000 Milhas Históricas Brasileiras, Classic Cup, Porsche Cup, Suzuki Jimny, Bentley Continental GT V8, entre vários outros.

Em junho, o autódromo foi pioneiro e lançou um aplicativo para smartphone. No app, é possível encontrar orientações para chegar ao local, previsão do tempo, programação detalhada dos eventos e acompanhar a cronometragem ao vivo. O download é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS. Mais informações no site autodromovelocitta.com.br.

DEPOIMENTOS

"Grande pista!", Valentino Rossi, piloto da MotoGP.

"Fiquei impressionado com o que conheci. Acho que depois de Nurburgring esta foi a pista mais fantástica que andei", Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1.

"O Velo Città é, com certeza, o melhor autódromo do Brasil no momento, em termos de traçado, manutenção e beleza. Conheço muitos autódromos pelo mundo, mas nenhum tão bonito, bem tratado e com um traçado tão técnico como este. O piloto tem que saber posicionar o carro muito bem para conseguir tempos de voltas ideais", Ingo Hoffmann, Piloto e instrutor Mitsubishi.

"O Velo Città é do tamanho ideal, é uma pista muito técnica, com poucas retas, ela acaba se tornando superfísica porque os pilotos não param de fazer curvas, então é bem desafiadora", Bia Figueiredo, piloto da Indy.

"Absolutamente primoroso, um verdadeiro autódromo, sem tirar nem pôr. Tudo magistralmente bem feito. A pista toda é extremamente técnica e quem pegar a mão nela andará em qualquer outra. Parabéns à Mitsubishi e a quem a projetou", Bob Sharp, jornalista e ex-piloto.

"Nunca tivemos dúvida de que o Velo Città receberia a homologação da FIA. Os proprietários e gestores fizeram tudo com muita competência para ter um autódromo de alto nível. É muito bom saber que temos mais uma opção de autódromo homologado FIA no País. Nossa categoria é reconhecida como série internacional pela FIA e como tal só realiza corridas do campeonato em circuitos homologados pela entidade", Dener Pires, diretor do Porsche GT3 Brasil.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

SBK Brasil: Interlagos vai definir os campeões em 2016

MotoGP define o calendário da competição em 2017

SBK Brasil: Quatro categorias já têm campeões definidos

ICGP: Guy Bertin é o grande campeão na temporada 2016

SBK Brasil: Última etapa acontece em Interlagos em dezembro

MotoGP: Gatas no paddock do GP da Espanha

MotoGP: Viñales da Yamaha lidera treinos da temporada 2017

Pé Na Tábua teve show de motos clássicas em Barra Bonita (SP)

Final do Brasileiro de Supermoto acontece neste final de semana

Piloto Márcia Reis anuncia estreia de seu novo site

SBK Brasil: Última etapa acontece em Interlagos em dezembro

Entenda como funciona um Track Day

ICGP: Guy Bertin é o grande campeão na temporada 2016

SBK Brasil: Pierluigi e Solorza vencem 8ª etapa, que teve rodada dupla


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras