moto.com.br
Publicidade:

Motovelocidade

Circuito dos Cristais será primeiro autódromo de MG

23 de December de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Já faz 1 ano que começaram as obras para a construção do Circuito dos Cristais, primeiro condomínio autódromo da América Latina. Um complexo esportivo que abrigará as mais modernas pistas de competições do Brasil, numa área de 4 milhões de metros quadrados. O empreendimento preserva aproximadamente 1 milhão de metros quadrados de áreas verdes, compostas por vegetação nativa. A terraplenagem da pista principal já foi realizada e nos próximos meses serão preparados sub-base e base, antes da camada de asfalto, prevista para abril. Pistas para as diversas modalidades off-road, um centro de treinamento para Esportes à Motor, áreas residências e comerciais também fazem parte do projeto.

Com uma localização privilegiada, o Circuito dos Cristais está no centro de Minas Gerais e do Brasil, a aproximadamente 150 km da capital Belo Horizonte. O empreendimento é realizado pela TecRacing Parques, empresa especializada em projetos de complexos esportivos. A construção segue à risca os quesitos de segurança da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A 1ª etapa do empreendimento está prevista para março de 2016.

O Gerenciamento dos projetos e obras é feito pela empresa do TecPlaner e coordenado pelo Engenheiro e Gerente de Projetos, Alfredo Rodrigues Santos. Foi feita uma extensa pesquisa nos melhores autódromos do mundo. “Somos um país com grande tradição no automobilismo e Minas Gerais se destaca no cenário nacional e internacional. Temos uma demanda reprimida e o público espera por isto em Minas Gerais há décadas”, disse o empresário, que é piloto amador e participa de Trackdays nas horas vagas.

O Autódromo Circuito dos Cristais possui pista com 4.420m, com uma reta principal de 815m, 18 curvas, sendo 11 para esquerda e 7 para direita, sentido anti-horário. Após testes em simulador, usando um software europeu e consultoria da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), os projetistas optaram por inserir mais uma curva no final da reta principal. O desnível é de 31 metros, sendo o ponto mais baixo da pista localizado nas curvas 4 e 5 e a largura varia de 15 a 13 metros. Além da pista principal, serão implantadas arenas para competições de Motocross, Enduro, Cross Country, Mountain Bike e muitos outros esportes. Os fãs de Esportes a motor terão ainda local para encontro de clubes, exposições de carros e motos, shows e eventos culturais.

A TecRacing inova ao criar o primeiro Clube Condomínio integrado ao autódromo e demais pistas. Batizado ‘Casa de Pista’, será um clube com infraestrutura completa para uso de associados, hospedagem do público e das equipes de competição durante os eventos. Uma iniciativa inovadora e pioneira na América Latina que será lançado em março de 2015.  Em fase final de aprovação, é previsto também a implantação de um parque empresarial e um loteamento urbano na nova entrada de Curvelo. “A rodovia LMG 754 e a Avenida Brasil, a nova entrada de Curvelo são importantes obras em fase final, realizadas pelo Governo de Minas em parceria com a Prefeitura de Curvelo. Estas obras viárias reforçam a posição estratégica do empreendimento”, afirma Marco Túlio Diretor da TecRacing.

O Circuito dos Cristais está inserido no Circuito Turístico Guimarães Rosa, na pequena e charmosa Curvelo (MG), uma das poucas cidades mineiras que possui 5 acessos rodoviários. O complexo está no caminho (MG754) que liga a cidade à Cordisburgo (MG) e a apenas 6 km do centro de Curvelo e muito próximo de hospitais aparelhados, faculdades, rede bancária, hotéis e do aeroporto da cidade.

Foto: Y. Sports/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

SBK Brasil: Diego Faustino vence a temporada 2016 na SuperBike PRO

SBK Brasil: Interlagos vai definir os campeões em 2016

MotoGP define o calendário da competição em 2017

SBK Brasil: Quatro categorias já têm campeões definidos

ICGP: Guy Bertin é o grande campeão na temporada 2016

SBK Brasil: Última etapa acontece em Interlagos em dezembro

MotoGP: Gatas no paddock do GP da Espanha

SBK Brasil: Diego Faustino vence a temporada 2016 na SuperBike PRO

Copa Red Bull convoca 23 nomes para a temporada 08

SBK Brasil: Interlagos vai definir os campeões em 2016

SBK Brasil: Quatro categorias já têm campeões definidos

Entenda como funciona um Track Day

SBK Brasil: Mudança de calendário e circuitos na temporada 2016

ICGP: Guy Bertin é o grande campeão na temporada 2016


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras