moto.com.br

Publicidade:

Moto Dicas

Prepare-se para viajar de moto

21 de December de 2006
Compartilhe este conteúdo:
Nesta época de fim de ano, são muitos os casos de pessoas que optam por encarar as  estradas do país com uma moto. Ao fazer a escolha pelo veículo de duas rodas, no entanto, é aconselhável que o condutor mantenha atenção redobrada ao quesito segurança, para a aventura não ser influenciada por qualquer tipo de imprevisto.

O próprio motociclista pode revisar alguns itens da máquina motorizada para se prevenir de eventuais problemas em comandos e manter peças e acessórios em estado adequado. Verificar a lubrificação da corrente de transmissão, a condição dos pneus e das rodas, o nível do óleo do motor, conferência do sistema elétrico (luzes e baterias), entre outras, são medidas preventivas e de fácil execução.

Por haver a possibilidade de algum trecho do percurso não contar com assistência técnica, é necessário que a moto esteja em perfeitas condições de dirigibilidade antes de sair de casa.
 
Um item essencial para fazer uma viagem segura é a parte elétrica. Necessita-se observar se todas as luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel) estão em perfeito funcionamento. Uma luz queimada ou com algum tipo de irregularidade também pode acarretar em multas caso haja uma blitz policial pelo caminho.
 
A preocupação do piloto precisa ser ainda maior com a situação dos pneus, dos cabos de embreagem, do acelerador e do sistema de freios, que devem estar devidamente regulados e lubrificados. Um detalhe: caso o freio seja hidráulico, deve-se ficar atento para o nível de fluido que, se estiver abaixo do mínimo estipulado, representa vazamento ou desgaste excessivo da pastilha.
 
É indispensável que sejam conferidas diariamente a folga e a lubrificação da corrente de transmissão, em função do risco de danos e acidentes no caso de não estarem de acordo com as especificações da motoca.
 
O motociclista deve atentar também para a troca de filtro de óleo e a limpeza do filtro de ar para que a lubrificação do motor não fique comprometida. O filtro de óleo deve ser limpo ou substituído a cada seis mil quilômetros, pois além de absorver muitas impurezas pode causar um maior desgaste de anéis e cilindros do motor. Se a peça for de espuma, indica-se que seja lavada com querosene e reaplicado óleo de motor, espremendo para tirar o excesso.
 
Recomenda-se verificar o nível do óleo lubrificante do motor. Realizar o preenchimento até o indicado ou a troca total é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Outra dica: olhar o nível do líquido de arrefecimento, caso a motocicleta seja dotada de radiador.
 
Além de tomar cuidados com todos esses componentes, o condutor precisa estar preparado para qualquer imprevisto na viagem. Por isso, ele deve carregar um kit extra, composto por jogo básico de ferramentas, câmara de ar, lâmpada de farol e da lanterna traseira.
 
Em relação ao vestuário, tanto o motociclista quanto o garupa devem estar atentos às roupas e aos acessórios que serão utilizados ao longo da viagem. É essencial verificar o prazo de validade do capacete. Esse equipamento deve ser ajustado de forma a não ficar apertado nem folgado.
 
A viseira é outro item que exige cuidado: precisa estar sempre limpa e sem riscos. O usuário pode aplicar um produto do lado externo para impedir o acúmulo de água da chuva. Por dentro, é aconselhável usar um anti-embaçante.
 
Roupas de cor clara, que facilitam a visão de outros motociclistas, principalmente à noite, calças e jaquetas confeccionadas em tecido grosso, couro ou material similar, são indispensáveis, bem como sapatos que protejam o calcanhar ou botas, luvas e capas de chuva.

O usuário deve evitar o excesso de peso da bagagem para não comprometer a segurança. Os pertences podem ser acomodados em uma mochila, presa nas costas do piloto ou do garupa, ou ainda numa bolsa devidamente fixada no bagageiro da motocicleta. É recomendado embalar o conteúdo da bagagem, assim como documentos pessoais e da motocicleta, em sacos plásticos para evitar que molhem em caso de chuva.

Antes de partir para o destino, é de grande valia programar um roteiro de viagem. Conferir se existem postos de combustível e restaurantes no trajeto é uma das ações mais importantes.
 
Ao parar para abastecer, recomenda-se checar o nível do óleo do motor — para evitar eventuais vazamentos, o nível não deve ser ultrapassado — e a calibragem dos pneus. No caso de viagem com garupa, por exemplo, o pneumático traseiro deve receber pressão maior para compensar o peso extra.
 
O motociclista deve prestar atenção à presença de objetos presos, como cacos de vidro e pedras, além de verificar se algum raio da roda está quebrado para que não perfure posteriormente a câmara de ar.
 
As dicas para uma dirigibilidade mais segura não estão ligadas apenas ao veículo de duas rodas. É necessário também que o condutor faça uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento. Para assegurar comodidade e melhor rendimento, é aconselhável aquecer-se e fazer exercícios de alongamento nas paradas.
 
Seguindo os procedimentos, os aventureiros terão a garantia de uma ótima viagem, além da chegada tranqüila ao destino traçado. Depois é só curtir as comemorações, quer sejam de Natal ou de ano novo!


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

LS2 entra no mercado de vestuário

IMS lança Colete Pro, mais resistente e ergonômico

Vales Capixabas em roteiro de moto da Schultz Operadora

Help Bikers oferece assistência 24h para resgate de motos

Livro Motos é o guia para o motociclista principiante

Taurus apresenta óculos de proteção Off Road

Dicas de presentes para o Dia dos Pais

IMS lança Colete Pro, mais resistente e ergonômico

Qual a hora certa para a troca de óleo?

Saiba como escolher um capacete ideal para você

Óleo ou graxa na corrente?

CENTRO DE MOTOS ANTIGAS

Lavagem correta e caprichada

A lâmpada da sua moto vive queimando?


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss