moto.com.br
Publicidade:

Moto Dicas

Planejamento e programação de viagens com motocicletas

16 de July de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Viajar é bom e é preciso. Sair da rotina diária e termos a possibilidade de conhecer novos lugares, pessoas, costumes e valores sempre é bem vindo. E, se formos viajar de motocicleta, poderemos conhecer ainda melhor novas estradas e paisagens, fazendo com que cada momento se torne inesquecível pelo prazer de podermos agregar a emoção, paixão e a adrenalina.

Em viagens curtas ou passeios de finais de semana, por muitas vezes abrimos mãos de alguns itens muito importantes que fazem a diferença para a segurança. Devemos ter atenção. A proposta deste artigo é para percorrermos 200, 300, 400 e até 1000 km de distância de viagem, com pernoites, abastecimentos e locais por muitas vezes desconhecidos, em viagens de curta e média distância, com segurança, estratégia e planejamento.

Antes da confirmação para partida, devemos avaliar os aspectos de interesses pessoais da viagem, investimentos financeiros, disponibilidade de tempo, condições climáticas, estado de conservação das estradas, eventuais necessidades de manutenção preventiva e corretiva para a motocicleta e possíveis riscos as novas propostas de conquistas.

Se algum destes itens estiver em desacordo, muito cuidado, sinal vermelho para seguir em frente. Para que possamos ter maior controle, sucesso e segurança, verifique condições atuais da motocicleta, roupas, acessórios que serão transportados, pontos de abastecimentos, locais de alimentação, condições de hospedagem, principais pontos turísticos da viagem.

Avalie seu estado físico e emocional, faça um programa de viagem, avalie se necessita algum conhecimento específico de técnicas de pilotagem, reparos e primeiros socorros. Procure saber se demais participantes do grupo de viagem possuem as mesmas estratégias, interesses e condições propostas.

Adeque as regras, condutas, planejamento e responsabilidades de todos. Isto feito pode parecer algo muito rígido, mas é importante para que desde a partida, toda a viagem seja segura. Se algo estiver distante deste modelo, atenção, sinal amarelo para seguir em frente.

Estas etapas de preparos realizadas, avalie documentações pessoais, documentos da motocicleta, disponibilidade de uso de cartões bancários em outras localidades, seguro da motocicleta, seguro pessoal, telefones emergenciais, possível plano alternativo de rotas e paradas.

Prepare roupas de segurança, de frio e chuva. Moto preparada, equipamentos de segurança adequado, motivado e família avisada, luz verde para as novas sensações, desafios e conquistas. Atenção para os momentos iniciais de pilotagem, a distração pela emoção de uma nova partida, por vezes poderá tirar a atenção, esta mesma atenção deve ser redobrada para as paradas pelas estradas, mudanças repentinas de rotas, e principalmente nos pontos finais de chegada.

É importante ter validado que a viagem deve ser aproveitada, á todo momento, ter para si e para os amigos mais esta grande oportunidade de poder estar de braços abertos para o mundo, sentir o vento de frente. Não tenha pressa de chegar, mas evite pilotar em horários noturnos, principalmente por estradas desconhecidas.

Planeje paradas a cada 180 e 230 km de cada trecho, pare em locais seguros, abasteça a moto, tenha alimentação saudável, hidrate-se, faça alguns alongamentos, reveja a próxima rota, faça uma breve vistoria na motocicleta, veja se tudo está adequado e procure ter paradas sem desperdício de tempo. Jamais pare no acostamento e obedeça a regulamentação de trânsito.

Esteja sempre atento, olhe para o horizonte, sinta novos aromas, cuidado com a sedução das curvas, acelere nas subidas e cautela nas descidas. Ultrapasse as barreiras. Busque novos amigos, esteja aberto para novas amizades. Esqueça os problemas. Sorria. Mesmo em possíveis momentos de desconfortos de uma viagem de motocicleta, esteja proposto a seus novos desafios e limites. Resistir ao calor e a chuva, persistir na saudades e investir em você, fazem parte de quem esta proposto a ver e conhecer o mundo de uma forma diferente.

Ser motociclista é estar pronto para sair da zona de conforto e se desafiar, é buscar novas sensações, emoções e solidariedade.

Ser motociclista é poder ter a habilidade de sentir a importância da vida, e compartilhar as mesmas emoções. Que bom ser motociclista.

Para apoio e incentivo para detalhamento deste artigo, foi utilizado uma motocicleta Ducati, modelo Multistrada, onde literalmente tive a oportunidade de novas emoções, praticar técnicas diferenciadas de fora de estrada e conhecer a segurança da tecnologia de ponta para domar esta verdadeira fúria italiana. Freios ABS de última geração, controle de tração, multi-mapeamento para o motor e suspensão ativa são itens que dão segurança a qualquer situação. Todo o conjunto tem um porte imponente e um design fantástico, que faz os menos apaixonados por motocicletas se tornarem amigos e os demais grandes amigos. Com uma motorização de fazer o coração bater mais forte, e uma aceleração de esquecermos os amigos para trás, é fácil sentir a vida como ela é, intensa.

Oswaldo F. Jr, 49 anos, engenheiro, participou de diversos cursos de pilotagem no Brasil e exterior, diretor da empresa OMNO – Motorcycle Company Support, desenvolvendo atividades de treinamento, capacitação, consultoria e assessoria em motociclismo. Participou de diversas provas de resistência IBA, e possui larga experiência em longas viagens, em rotas pelo Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile, Portugal, Espanha, Marrocos, Islândia e Estados Unidos. Instrutor para cursos de primeiro socorros pela National Safety Council. Coordenador de programas para programas de formação e capacitação em motociclismo OMNO – Motorcycle Company Support (omnoweb.com.br). Diretor técnico da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, modalidade MOTOTURISMO. Na CBM é responsável pelas provas HIPERAÇÃO de resistência e atividades de cursos, palestras e eventos.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ponteiras Dominator dão mais personalidade para motos touring

Capa para pernas é solução da Motonera para tempo chuvoso

Shell lança novos lubrificantes Advance com PurePlus

Novo GPS Garmin permite escolher rota aventureira

Shark lança novo capacete Evo One no Brasil

Mobil tem troca de óleo com miniaturas Hot Wheels

Especial: Veja dicas contra roubo e furto de moto

Capa para pernas é solução da Motonera para tempo chuvoso

Ponteiras Dominator dão mais personalidade para motos touring

Novas leis do Contran: agora é pra valer!

Qual a hora certa para a troca de óleo?

Saiba a hora certa de trocar o pneu da moto

Saiba como escolher um capacete ideal para você

Shell lança novos lubrificantes Advance com PurePlus


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras