moto.com.br
Publicidade:

Moto Dicas

Especial: Dicas para lavar sua motocicleta

16 de February de 2016
Compartilhe este conteúdo:

Lavar a moto é uma tarefa mais fácil do que parece. Tomando alguns cuidados e usando os produtos certos, não é necessária prática ou mesmo grande habilidade para a moto ficar “tinindo”. Durante o trato, é possível, inclusive, dar uma boa checagem visual (e manual) no estado mecânico geral da sua moto. Parafusos e suportes soltos, além de cabos e mangueiras muito gastos são alguns dos exemplos.


Confira dez dicas para lavar sua moto sem pressa, e do jeito certo:


1 – Sombra - Faça a lavagem na sombra, sob risco da espuma secar e manchar pintura ou plásticos. Com o motor frio (ou quase), molhe a moto. Para lavá-la, utilize bucha macia ou luva para lavagem, além de xampu específico – produtos normalmente usados para lavar carros.

2 – Por onde começar - Segundo Carlos “Sapolius”, da lavadora paulistana que leva seu apelido; “o ideal é começar a lavar a moto pelas partes mais altas e as laterais, pois se aproveita a espuma que escorre para ir agindo na parte mecânica e rodas”. Comece esfregando carenagens, painel e lentes, vá para o banco e depois a “rabeta” e a área da placa; locais que costumam ter mais resíduos. 

3 – Sem jato forte - 
Evite jogar água diretamente em chicotes e parte elétrica/injeção. No caso de escapes com saídas para cima, melhor tapar o orifício com estopa ou pano. Caso use lavadora de alta pressão, regule a abertura do leque d’água para perto de um metro.

4 – Por partes - 
Se a moto for grande, faça a lavagem por partes, jogando água para enxaguar bem a região que já recebeu uma boa esfregada. 

5 – Detalhes - 
Na parte mecânica, normalmente com graxa e sujeira mais “grossa”, o ideal é usar um pincel ou brocha com cerdas mais firmes. Se o xampu não der conta dos resíduos, pode-se adicionar um pouco de querosene para dissolver a “casca” formada.

6 – Rodas - 
Se as rodas estiverem muito sujas – caso dos modelos com raios – pode-se fazer uso de palha de aço mais fina, embebida em saponáceo cremoso, ou mesmo xampu com querosene. Gire cada roda para limpá-la por completo, e aproveite para esfregar também os cubos e sistema de freio. As bengalas devem ser lavadas com bucha ou pincel, pois acumulam bastante resíduos.

7 – Balança e relação - 
Ao realizar uma lavagem mais profunda, o expert aconselha a “lavar a balança, corrente e coroa traseira em separado. Neste caso, deve-se fazer uso de querosene ou desengraxante específico”, completa. Após intervalos maiores, vale retirar a capa do pinhão para sua limpeza. Use o pincel com querosene para retirar a graxa que acumulou e secou e depois lubrifique os dentes do pinhão.

8 – Partes plásticas - 
Seque todas as partes plásticas e lentes com um pano macio. Saia para uma rápida volta a fim de secar o conjunto mecânico e freios – que pedem atenção por estarem molhados e mais “fracos” que o normal.

9 – Corrente - 
A corrente deverá ser lubrificada com óleo específico; aproveite também e puxe o cabo da embreagem e pulverize óleo desengripante em spray. Os pneus não devem receber “pretinho”, que pode escorrer para as bandas de rodagem e levar a quedas. Espalhe no máximo um pouco de silicone em gel nas laterais dos pneus.

10 - Tapa final - 
Com a moto limpa e seca é possível enxergar melhor possíveis riscos ou manchas na pintura e plásticos. Use estopa ou algodão com cera polidora – do tipo alto brilho para os plásticos – e faça movimentos firmes e circulares em pequenas áreas. Retire a “pasta” com estopa ou algodão limpo. No caso do assento, o uso de hidratante corporal (ou para couro, no caso das custom) é aconselhável para conservá-lo. Se for rodar em seguida, passe uma toalha de papel para retirar o excesso.

Agradecimento e Serviço: www.sapolius.com.br

Texto: Guilherme Silveira/ Agência INFOMOTO
Fotos: Doni Castilho/ Agência INFOMOTO



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Ponteiras Dominator dão mais personalidade para motos touring

Capa para pernas é solução da Motonera para tempo chuvoso

Shell lança novos lubrificantes Advance com PurePlus

Novo GPS Garmin permite escolher rota aventureira

Shark lança novo capacete Evo One no Brasil

Mobil tem troca de óleo com miniaturas Hot Wheels

Especial: Veja dicas contra roubo e furto de moto

Capa para pernas é solução da Motonera para tempo chuvoso

Ponteiras Dominator dão mais personalidade para motos touring

Qual a hora certa para a troca de óleo?

Novas leis do Contran: agora é pra valer!

Saiba a hora certa de trocar o pneu da moto

Saiba como escolher um capacete ideal para você

Shell lança novos lubrificantes Advance com PurePlus


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras