moto.com.br

Publicidade:

Moto Dicas

Dicas de prevenção de acidentes

15 de June de 2007
Compartilhe este conteúdo:
Arthur Caldeira

Uma pesquisa recentemente divulgada pelo órgão do governo norte-americano responsável pela segurança nas estradas revelou que o número de mortes em acidentes com motocicletas cresceu em 2006. E o pior, pelo nono ano consecutivo.

Segundo os dados preliminares da NHTSA (Associação Nacional de Segurança nas Estradas), 4.798 motociclistas morreram nas ruas e estradas americanas, um aumento de 5,4% em relação a 2005.

Ainda longe de se equivaler ao número de motoristas de automóveis mortos — 23.777 de acordo com o levantamento inicial de 2006 — o crescimento no número de fatalidades com motociclistas gerou uma resposta da MSF (Motorcycle Safety Foundation), organização norte-americana sem fins lucrativos voltada para a segurança de motocicletas e mantida pelos fabricantes.

“O número de motociclistas envolvidos em acidentes sozinhos (quedas) só fazem parte das estatísticas porque o piloto não seguiu as regras básicas de segurança” afirma Tim Buche, presidente da MSF.

Buche, no entanto, reforça que os acidentes envolvendo carros ou outros veículos e motocicletas são responsabilidade de ambos. “Há dicas de segurança para todos, estejam eles atrás de um guidão ou de um volante”, destaca.

Diante desse cenário, a MSF divulgou cinco dicas básicas para diminuir o risco de acidentes, tanto para os motociclistas quanto para os motoristas. Conheça:

Para os motociclistas:

1 – Habilite-se e faça cursos: Apesar de não ser suficiente, a habilitação exigida pelas autoridades ajuda os iniciantes a se acostumarem com a motocicleta. É importante também participar de cursos de pilotagem defensiva oferecidos por concessionárias e associações.

2 – Use equipamento de segurança: O capacete é essencial, mas não suficiente. Use luvas, roupas e calçados apropriados. Sandálias “Havaianas” não são calçados apropriados.

3 – Pilote sóbrio: Nunca beba ou use outras drogas quando for pilotar. Segundo a pesquisa da NHTSA, do total de mortos em acidentes, 17.941 apresentavam um alto nível de álcool no sangue.

4 – Pilote de acordo com seus limites: Não pilote mais rápido ou por muito mais tempo que suas habilidades permitem.
 
5 – Esteja sempre aprendendo: Procure fazer os cursos de pilotagem oferecidos pelas concessionárias, montadoras e associações para se manter atualizado. Lembre-se: nunca se sabe tudo sobre segurança.

Para os motoristas de carros e outros veículos:

1 – Fique atento às motocicletas: Muitas vezes as motocicletas são difíceis de serem vistas. Preste atenção aos espelhos para ver o que está a sua volta.

2 – Não se distraia: Desligue o telefone celular para dirigir, deixe de lado seu lanche, seu animal de estimação e seu MP3 player quando for dirigir. A maioria dos acidentes envolvendo motos e carros é causada por falta de atenção.

3 – Dê espaço para as motocicletas: Não “cole” na motocicleta a sua frente e nem a “esprema” nas faixas. Motos são mais ágeis e mudam de direção com mais facilidade, além de pararem mais rapidamente.

4 – Use as setas: Sinalize suas intenções. Isso também é uma exigência que está na lei.

5 – Mantenha seu lixo no carro: Não arremesse objetos, como bitucas de cigarro, papéis, entre outras coisas pela janela. No caso de caminhões e caminhonetes, transporte a carga apropriadamente para evitar que algo caia nas ruas e estradas e transforme-se em um obstáculo perigoso. 
 
Fotos: Caio Mattos.


Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Texx lança nova calça jeans com a tecnologia Kevlar

Conheça o sistema Tech-Air da Alpinestars

Cinco rotas imperdíveis para subir na moto e cair na estrada

Planejamento e programação de viagens com motocicletas

Texx lança luvas com inédito sistema Touch Finger

Livro Paixão por motos traz a história de grandes máquinas

Nasa lança capacete 712 World Cup para a Copa do Mundo

Conheça o sistema Tech-Air da Alpinestars

Cinco rotas imperdíveis para subir na moto e cair na estrada

Texx lança nova calça jeans com a tecnologia Kevlar

Qual a hora certa para a troca de óleo?

CENTRO DE MOTOS ANTIGAS

Óleo ou graxa na corrente?

Lavagem correta e caprichada


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss