moto.com.br

Publicidade:

Moto Dicas

Arte exclusiva nas motocicletas

25 de February de 2008
Compartilhe este conteúdo:
Localizada no Itaim Bibi, bairro nobre da zona sul de São Paulo, a Union Motorcycles comercializa motos novas e seminovas, mas também é conhecida por customizar modelos de acordo com procedimentos profissionais, seja a pintura personalizada ou original.

Na loja, pudemos matar uma grande curiosidade de muitos motociclistas: que passos são seguidos na “metamorfose” de uma moto customizada, no que diz respeito à pintura do modelo? Seja esta monocromática, filetada, grafitada ou multi-colorida, uma coisa é certa: trata-se de um trabalho que requer tempo, experiência e muita habilidade.

“O processo de pintura pode ser comparado à criação de uma obra de arte”, afirma Carlos Vallone, proprietário da Union Motorcycles. “A pintura tem grande relevância na customização, afinal, apenas por meio dela é possível obter uma boa personalização, além de exclusividade”.

Mais do que em outros veículos, nas motos a exclusividade é um fator que “fala alto”. E a personalização sempre foi tradicional entre motociclistas. “Contamos com os melhores artistas do mercado”, observa Cássio Mayer, sócio-proprietário da Union.

“Alemão e Rodney são especialistas criativos e talentosos. A técnica de ambos é inigualável e garante um trabalho de qualidade”, ressalta.

Saiba mais sobre o assunto neste bate-papo com os dois “experts”, que nos revelaram algumas “manhas” de seu ofício, utilizando como exemplo uma moto H-D Herytage que se encontrava na loja para customização.

Em tempo: segundo Carlos Vallone, o custo de uma pintura especial não é tão alto assim — varia de R$ 2.000 a R$ 3.000 — e o serviço tem garantia de três anos. Está esperando o que para ter uma moto com a sua cara?

Quais os procedimentos básicos para se dar início à pintura personalizada?

Alemão: Primeiramente, é preciso fazer a “criação” do projeto e daí seguir para a desmontagem da motocicleta. Quando o cliente aprova a criação, é dado o “start” na pintura. Na maioria das vezes criamos a arte junto com o cliente, que interage para decidir as cores e formas que mais lhe agradam. Fazemos um “briefing” e, com base nele, montamos a arte, um processo realizado nas pinturas personalizadas. Normalmente, em dois dias tudo é decidido. Todo o procedimento requer infra-estrutura e ferramentais adequados.

Como é iniciada a etapa técnica de personalização?

Alemão: Partindo da desmontagem, como citei, o kit destinado para a pintura sofre o processo de preparação para receber o “primer” (tinta de fundo). O tanque, por exemplo, é totalmente decapado até o metal para a aplicação do “wash primer” (anti-corrosivo) e, em seguida, do “primer”.

Como é chamado o processo de pintura da moto com que vocês estão trabalhando agora?

Rodney: Nesta H-D utilizamos a técnica “Tri-Coat”, que nada mais é do que uma base metálica, um efeito especial e a aplicação do verniz “clear” (transparente). Após a secagem, é feito um “lixamento” fino e então iniciado o processo de arte.

Falando em arte, como é feito o grafismo, já que não parece haver relevos nas divisões das cores? Em quanto tempo ele é realizado?

Rodney: Este é o momento mais delicado. É preciso muita paciência e experiência para a obtenção de um resultado assim, sem marcas e relevos. Dependendo do visual, o processo pode demorar horas. Neste kit com flames, gastamos três horas. Para que não se perceba o relevo, utilizamos material específico (filetes) que, junto à aplicação do verniz com polimento, garante este resultado.

Mas qual é o segredo?

Alemão: Não há nenhum segredo! Exceto, é claro, a utilização de materiais de primeira linha e a experiência na personalização de motos, ramo em que estamos há 10 anos. Para quem procura exclusividade, a pintura é, certamente, o tipo de personalização com maior destaque.

Serviço
Union Motorcycles – (11) 3073-0099
www.unionmotorcycles.com.br

Fotos: João Lisboa.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Vales Capixabas em roteiro de moto da Schultz Operadora

Help Bikers oferece assistência 24h para resgate de motos

Livro Motos é o guia para o motociclista principiante

Taurus apresenta óculos de proteção Off Road

Dicas de presentes para o Dia dos Pais

Nova linha de macacões Tutto Moto agora no Brasil

Linha de capacetes Zeus 2015 chega em agosto nas lojas

Dicas de presentes para o Dia dos Pais

Qual a hora certa para a troca de óleo?

Nova linha de macacões Tutto Moto agora no Brasil

Óleo ou graxa na corrente?

CENTRO DE MOTOS ANTIGAS

Saiba como escolher um capacete ideal para você

Você conhece os tipos de moto?


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss