moto.com.br

Publicidade:

Motocicletas Custom, qual estilo mais te agrada?

20 de February de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Paulo Souza

Customizar! A palavra inglesa significa personalizar, ou seja, deixar o objeto com um estilo diferenciado e particular. Aplicando isso nas motos o que vem em nossas mentes é com certeza a imagem das motocicletas retrôs e vintage, principalmente aos modelos norte-americanos do início da década de 1950. Pensando justamente nestes modelos, vamos descobrir um pouco mais desse universo custom e apresentar as peculiaridades de cada estilo.

São tantos modelos diferentes, que para falar de cada um é complicado, já que a cada década surgem novas tendências. Então vamos passar pelas tradicionais como as famosas low riders, que mantém quase sempre toda a estrutura do chassi sem muitas alterações até as choppers, motos totalmente reestilizadas, que  recebem alongamentos no quadro e no garfo da suspensão dianteira, deixando quase sempre o piloto com os braços mais altos devido aos ângulos mais abertos das motos.

Bobbers: São modelos low rider sem para-lamas. Surgiram nos Estados Unidos após o período da segunda guerra mundial, quando os soldados procuravam motos mais leves e ágeis. Logo retiravam seus para-lamas, espelhos, estribos e tudo que representasse peso desnecessário, surgindo então os modelos bobbers.

Old school: seguem uma personalização com estilo mais tradicional e conservador.

New school: adotam personalizações mais modernizadas, elementos visuais atuais e chamativos.

Rat Bike: São os modelos customizados para garantirem maior tempo de uso com o mínimo de manutenção possível. Geralmente esses modelos são camuflados com acessórios do exército ou mesmo com detalhes enferrujados.

Café Racer: Este estilo surgiu na década de 1950 na Europa e foram projetados para serem rápidos e atingirem cerca de 100 milhas ou 160 km/h. O nome Café Racer nasceu devido local que servia de ponto de encontro para as competições, os motociclistas se reuniam nos bares e cafés geralmente em Londres e criaram um desafio; escolhiam uma música para tocar no pub e faziam um bate volta acelerando as motos, só era considerado um racer quem conseguisse realizar o percurso antes da música acabar.

Cruiser: São os modelos tradicionais das motos custom sem modificações estruturais. Estas motos foram projetadas para percorrerem grandes distâncias a velocidades de cruzeiro. Possuem grande distância entre eixos, guidão largo e tanque de combustível com grande capacidade.

Vintage: As motos vintage estão entre os termos clássicos e antigos, são motos originais e raras. O Nome vintage vem de “vint” relativo à safra de uvas e “age” de idade, a melhor definição seria “boa safra”. O modelo vintage trata-se de uma moto antiga e bem conservada, não são como as retrôs, que foram relançadas, são motos autênticas de décadas atrás.

Chopper:
As motos choppers surgiram no final da década de 1960 e seu nome vem do verbo inglês “to chop”, que significa cortar. Logo podemos perceber que são modelos transformados com diversas características marcantes como: quadro modificado e quase sempre alongados, roda traseira bastante larga, diversas cores, garfos alongados, tanque de combustível pequeno e em muitas vezes sem freio dianteiro, semelhante a tradicional Harley-Davidson FLH, utilizada por Peter Fonda no filme Easy Rider.

E você motociclista fã do estilo custom, qual modelo combinaria mais com você?

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Pink Boardtracker TMC ganha concurso no Salão Moto Brasil

Celio Motorcycles faz Triumph Bonneville Scrambler

Ducati Scrambler Sixty2 ganha preparação Cafe Racer

Indian Motorcycle promove concurso de preparação

Ducati revela conceito draXter em evento na Itália

Conheça a Yamaha Yard Built: GS Mashin XV950 "Ultra"

Triumph Speed Triple vira esportiva retrô em customização

Ducati revela conceito draXter em evento na Itália

Conheça a Yamaha Yard Built: GS Mashin XV950 "Ultra"

Oficinas para customizar sua moto

Celio Motorcycles faz Triumph Bonneville Scrambler

Pink Boardtracker TMC ganha concurso no Salão Moto Brasil

Ducati Scrambler Sixty2 ganha preparação Cafe Racer

Café Racer criada por Tarso Marques sai a partir de R$ 9.990

Comentários

Galeria de vídeos

Galeria de Fotos

últimos Anúncios