moto.com.br
Publicidade:

Krugger Motorcycles cria máquina Nurbs sobre BMW K 1600

09 de February de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Carlos Bazela

A palavra Nurb parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica. Mas, na verdade, trata-se de um termo matemático em inglês (Non-Uniform Rational B-Spline) usado por engenheiros, geralmente para se referir às formas de carros e barcos. Esse também foi o nome escolhido pelo belga Freddy Bertrand, da Krugger Motorcycles, que adotou de bom grado o apelido Freddy Krugger, para batizar sua criação. Feita com base em uma BMW K 1600, a moto chamou a atenção pelo design futurista e levemente assustador que lhe garantiram o primeiro lugar do AMD Championship of Custom Bike, o campeonato mundial de customização, em 2014, na Alemanha.

Em uma primeira olhada, a Nurbs causa estranheza. O corpo baixo e alongado feito em aço e alumínio lembra muito os drones em forma de moto que aparecem no filme “Exterminador do Futuro: A Salvação”. Principalmente pelo único farol embutido na carenagem. Fã de Art Déco, Krugger colocou diversas formas ovais no projeto, que lhe garantiram ar moderno, endossado pela pintura cinza e os detalhes metalizados.

Já o assento e os semiguidões são característicos das café racers. Entretanto, parecem ter sido colocados ali por último, como se o criador tivesse percebido no último segundo que a moto não ia andar por conta própria. As suspensões também são inovadoras, uma vez que o garfo dianteiro foi substituído por um único ponto de fixação e o monobraço traseiro foi recriado. As rodas de aro 20’’ na traseira e 21’’ na dianteira, portanto, parecem soltas quando a moto é vista do lado direito.

Seis cilindros com ABS
Ao conceber a Nurbs, Freddie “Krugger” manteve boa parte da mecânica original da BMW. Isso significa nenhuma alteração interna no motor de seis cilindros em linha de 1649 cm³. Ele continua capaz de gerar os mesmos 165 cv de potência máxima e também os 17,8 kgf.m de torque originais. A eletrônica, que compreende mapas do propulsor e controle de wheeling também foi mantida, bem como a possibilidade de ajuste da suspensão.

Segundo o customizador, o sistema de arrefecimento líquido foi movido para as laterais para deixar em evidência os seis canos de escape, que desembocam em uma única saída do lado direito da moto. Esta com uma grande boca oval. O tanque, por sua vez, foi montado abaixo do assento e é alimentado por um bocal escondido abaixo da tampa da rabeta.

Outro detalhe do projeto – e que valeu pontos no concurso – foi a presença dos freios ABS. O sistema, de série nos modelos BMW, foi mantido na Nurbs. “Construir uma moto é fácil, mas construir uma moto e manter toda a tecnologia da K 1600 é mais difícil”, conta Krugger, que trocou os discos originais por peças da Beringer. Segundo ele, o maior problema foi incluir toda a eletrônica, dos computadores e sensores até o ABS.

O resultado, todavia, valeu o esforço. Afinal, a categoria Freestyle do concurso não premia apenas o projeto mais ousado, mas também o que foi feito para deixar a moto utilizável. Uma das exigências do concurso é que o modelo ande e seja capaz de fazer curvas. “Avaliamos a criatividade das soluções de engenharia dos customizadores e valorizamos o ineditismo”, conta o inglês Neil Blaber, organizador do AMD Championship of Custom Bike.  

- Confira o vídeo de apresentação da Krugger Motorcycles Nurbs

Vídeo: Divulgação



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Salão Moto Brasil vai ter exposição de motos customizadas

K9 é a nova máquina surpreendente da Big Dog Motorcycles

Conheça a retrô Mash Motors "Green Goblin", mostrada no EICMA 2016

Conheça Segoni G800 Oro, uma custom com motor Kawasaki

Flathead Speed Shop: Tudo começou como uma brincadeira

Yamaha SCR 950 quer resgatar o passado com estilo

MOTO.com.br Street Party é grande festa do mundo duas rodas

Oficinas para customizar sua moto

Conheça a retrô Mash Motors "Green Goblin", mostrada no EICMA 2016

K9 é a nova máquina surpreendente da Big Dog Motorcycles

Especial: Conheça os diferentes estilos de customização

Café Racer criada por Tarso Marques sai a partir de R$ 9.990

Customização: Kansas 150 transformada em uma boober

Vespa Austrália prepara scooter off road Vespa Desert Racer

Comentários

Galeria de vídeos

Galeria de Fotos

Anúncios em Super Destaque