moto.com.br
Publicidade:

Desenho e desempenho brasileiro na RXC Design

Alberto Miranda é um grande entusiasta e especialista no mundo custom e suas vertentes de estilo e cultura

21 de June de 2016
Compartilhe este conteúdo:

 

Alberto Miranda
Formado em História, professor de profissão, espanhol, apaixonado pelas duas rodas e amante das motos customizadas. Editor da revista ChopperON Brasil (chopperon.com). Colaborador de vários sites e revistas pelo mundo todo. 

 

Durante muito tempo a gente tinha poucas opções para melhorar o visual e o desempenho de nossas motos, a importação, a gambiarra ou a exclusividade dos poucos fabricantes nacionais. Agora temos mais opções, como a empresa o Raphael e outras muitas que, aos poucos, estão virando referentes internacionais.

O Facebook é uma ferramenta bacana, nele você “conhece” pessoas e pode até fofocar sobre as suas vidas, mas depois num evento você não sabe quem é essa pessoa que está lhe falando... Isso é o que aconteceu comigo no Hot Rods Brasil, que muitas das pessoas me cumprimentavam sem eu saber quem eram... Mas não é problema da ferramenta, é problema da minha cabeça... O Raphael me cumprimentou no Hot Rods e desde esse momento a ideia de uma reportagem sobre a fabricação de uma das peças mais bacanas numa moto customizada ficou na minha cabeça...

A empresa do Raphael, a RXC Design, é uma empresa 100% Brasileira que começou do mesmo jeito do que muitas novas empresas de peças customizadas, o Raphael necessitava peças para personalizar a sua própria moto. O alto custo de acessórios importados as taxas, os fretes, os impostos, a dificuldade de encontrá-las no mercado e também a poucas opções, foram decisivas para que o Raphael (engenheiro mecânico) decidisse sair do mundo corporativo e abrisse a própria empresa, decidido a suprir o mercado da customização com peças feitas (a principio) para as motocicletas da linha Harley. Ele sempre curtiu e teve a sua inspiração na cultura Kustom, assim a sua empresa atende aqueles que gostam de acessórios com visual “vintage” e “old school”. Com um trabalho diferenciado a RXC Design entrou no mercado para oferecer produtos inspirados em peças com design antigo fugindo da mesmice de acessórios modernos e as peças originais oferecidas nas concessionárias, proporcionando aos clientes a satisfação de usar nas suas motos peças diferenciadas de alta qualidade e o mais importante, com preço justo, coisa muito difícil nesse mercado.

Como a inspiração está baseada na cultura kustom, o projeto começa visando a melhoria da funcionalidade mecânica em relação às peças originais, utilizando os conceitos da engenharia mecânica. Os projetos são feitos com ferramentas computacionais de modelagem em 3D, muitos cálculos, dimensionamentos e simulações para chegar a um design “bonito e funcional”. Depois os projetos passam da tela do computador ao protótipo, que é sempre submetido a testes mecânicos e uma análise da aceitação dos clientes em relação ao design.

Essa é a história do Raphael e a RXC, mas tem um monte de empresas e profissionais que estão fazendo um nome aos poucos, com muito trabalho e lutando por um espaço num mercado aquecido e lotado de importações. Guidões, escapamentos e ponteiras, filtros, comandos avançados, sissy-bar, bancos e milhares de peças são fabricadas no Brasil com alta qualidade. A moto da ChopperON apenas tem peças aftermarket fabricadas no Brasil, apenas o piloto que foi importado...



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Garage Metallica customiza motos para o Rock in Rio 2017

4ª Edição do Lucky Day acontece dia 16 de julho em Sorocaba

Ducati Scrambler Mach 2.0, mais uma criação de Roland Sands

Barbearia 9 De Julho completa 10 Anos com grande comemoração

Arraial Tattoo You e Raro Comida de Rua acontece no domingo (9/7)

Customizador Marcus Walz cria drag bike para o Intermot

Royal Enfield tem motos customizadas no Wheels and Waves 2017

Garage Metallica customiza motos para o Rock in Rio 2017

4ª Edição do Lucky Day acontece dia 16 de julho em Sorocaba

Barbearia 9 De Julho completa 10 Anos com grande comemoração

Royal Enfield Bullet G2 é transformada em Bobber

Suzuki Intruder custom preparada na oficina de casa

Honda Rebel 500 surge com visual mais vintage dos anos 1970

Ducati Odioso é um projeto ousado da Revival Cycles

Comentários

Galeria de vídeos

Galeria de Fotos

Anúncios em Super Destaque