moto.com.br
Publicidade:

Desenho e desempenho brasileiro na RXC Design

Alberto Miranda é um grande entusiasta e especialista no mundo custom e suas vertentes de estilo e cultura

21 de June de 2016
Compartilhe este conteúdo:

 

Alberto Miranda
Formado em História, professor de profissão, espanhol, apaixonado pelas duas rodas e amante das motos customizadas. Editor da revista ChopperON Brasil (chopperon.com). Colaborador de vários sites e revistas pelo mundo todo. 

 

Durante muito tempo a gente tinha poucas opções para melhorar o visual e o desempenho de nossas motos, a importação, a gambiarra ou a exclusividade dos poucos fabricantes nacionais. Agora temos mais opções, como a empresa o Raphael e outras muitas que, aos poucos, estão virando referentes internacionais.

O Facebook é uma ferramenta bacana, nele você “conhece” pessoas e pode até fofocar sobre as suas vidas, mas depois num evento você não sabe quem é essa pessoa que está lhe falando... Isso é o que aconteceu comigo no Hot Rods Brasil, que muitas das pessoas me cumprimentavam sem eu saber quem eram... Mas não é problema da ferramenta, é problema da minha cabeça... O Raphael me cumprimentou no Hot Rods e desde esse momento a ideia de uma reportagem sobre a fabricação de uma das peças mais bacanas numa moto customizada ficou na minha cabeça...

A empresa do Raphael, a RXC Design, é uma empresa 100% Brasileira que começou do mesmo jeito do que muitas novas empresas de peças customizadas, o Raphael necessitava peças para personalizar a sua própria moto. O alto custo de acessórios importados as taxas, os fretes, os impostos, a dificuldade de encontrá-las no mercado e também a poucas opções, foram decisivas para que o Raphael (engenheiro mecânico) decidisse sair do mundo corporativo e abrisse a própria empresa, decidido a suprir o mercado da customização com peças feitas (a principio) para as motocicletas da linha Harley. Ele sempre curtiu e teve a sua inspiração na cultura Kustom, assim a sua empresa atende aqueles que gostam de acessórios com visual “vintage” e “old school”. Com um trabalho diferenciado a RXC Design entrou no mercado para oferecer produtos inspirados em peças com design antigo fugindo da mesmice de acessórios modernos e as peças originais oferecidas nas concessionárias, proporcionando aos clientes a satisfação de usar nas suas motos peças diferenciadas de alta qualidade e o mais importante, com preço justo, coisa muito difícil nesse mercado.

Como a inspiração está baseada na cultura kustom, o projeto começa visando a melhoria da funcionalidade mecânica em relação às peças originais, utilizando os conceitos da engenharia mecânica. Os projetos são feitos com ferramentas computacionais de modelagem em 3D, muitos cálculos, dimensionamentos e simulações para chegar a um design “bonito e funcional”. Depois os projetos passam da tela do computador ao protótipo, que é sempre submetido a testes mecânicos e uma análise da aceitação dos clientes em relação ao design.

Essa é a história do Raphael e a RXC, mas tem um monte de empresas e profissionais que estão fazendo um nome aos poucos, com muito trabalho e lutando por um espaço num mercado aquecido e lotado de importações. Guidões, escapamentos e ponteiras, filtros, comandos avançados, sissy-bar, bancos e milhares de peças são fabricadas no Brasil com alta qualidade. A moto da ChopperON apenas tem peças aftermarket fabricadas no Brasil, apenas o piloto que foi importado...



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ducati Odioso é um projeto ousado da Revival Cycles

Suzuki Intruder custom preparada na oficina de casa

Royal Enfield Classic 350 ganha customização Bobber pela Jedi Customs

Estúdio de tattoo Frantic Ink faz desconto especial para motociclistas

Bobber Tiny Bike é projeto para mulheres de Celio Dobrucki

Honda Rebel 500 surge com visual mais vintage dos anos 1970

Indian Motorcycle lança série Chieftain Jack Daniel´s Limited

Ducati Odioso é um projeto ousado da Revival Cycles

Oficina SR Corse Meccanica recria Ducati 999 Street Fighter

Oficinas para customizar sua moto

Suzuki Intruder custom preparada na oficina de casa

Harley-Davidson da Austrália mostra motos dos heróis da Marvel

Café Racer criada por Tarso Marques sai a partir de R$ 9.990

Celio Dobrucki customiza a clássica Indian Scout

Comentários

Galeria de vídeos

Galeria de Fotos

Anúncios em Super Destaque