moto.com.br
Publicidade:

Concept Ninety: BMW apresenta sua moto de 90 anos

Fabricante alemã desenvolve junto com Roland Sands Design uma moto incrível baseada na clássica esportiva R 90 S

27 de May de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Aladim Lopes Gonçalves

Depois de fazer muito suspense e criar muita expectativa entre os fãs de motos clássicas, a BMW Motorrad finalmente apresenta sua moto comemorativa de seus 90 anos da produção de veículos de duas rodas. A Concept Ninety é uma verdadeira relíquia com elementos visuais do passado e mecânica moderna, revivendo os 40 anos do lançamento da esportiva R 90 S, equipada com motor dois cilindros Stroke Six de 67 cv de potência, capaz de atingir velocidades superiores a 200 km/h, e por isso era considerada uma das motos mais velozes produzidas em série da sua época.

A Concept Ninety é resultado de uma parceria da BMW Motorrad com a customizadora Roland Sands Design, sediada na Califórnia (EUA), reconhecida pelo seu trabalho realizado com grandes fabricantes. Após alguns encontros entre Roland Sands e os técnicos e engenheiros da marca alemã parece que ele o bike designer americano conseguiu sintetizar toda a importância histórica da R 90 S nesse projeto que consagra os 90 anos da divisão de motocicletas da marca alemã.

- Confira o vídeo de apresentação da BMW Concept Ninety

“Era extremamente importante para mim resgatar todo o contexto histórico da BMW R 90 S para o presente por meio desse projeto com a utilização de peças únicas e um design com forte apelo emocional e tecnologia de ponta”, afirma o customizador Roland Sands.

A BMW não divulgou maiores detalhes técnicos e especificações dos equipamentos que foram usados na Concept Ninety, provavelmente por questões estratégicas. Mas sabe-se que o motor dessa máquina é dois cilindros Flat Twin com arrefecimento a ar e o quadro é todo de alumínio. Em termos de design, a moto desenvolvida por Roland Sands é um retrato fiel do modelo clássico, seguindo a mesma proposta visual da R 90 S, inclusive com a nostálgica pintura Daytona Laranja

Outros detalhes no projeto da Concept Ninety ficam por conta da pequena carenagem com bolha que envolve o painel, farol redondo com LED, suspensão dianteira invertida e traseira monoamortecida, conjunto de freios a disco ultramodernos nas duas rodas, escapamento inox com saída dupla, rodas de liga leve, pneus Dunlop e vários itens e detalhes cromados e de fibra de carbono.

A marca alemã resolveu fazer a primeira apresentação pública da Concept Ninety em grande estilo e por isso escolheu o Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2013, na Itália. O evento é reconhecido mundialmente por atrair milhares de admiradores e colecionadores de veículos antigos para as exposições e seus leilões milionários. Certamente a motocicleta comemorativa da BMW deve ter sido um dos veículos mais chamativos e badalados na feira.

A BMW não forneceu informações sobre a perspectiva de colocar no mercado uma versão da Concept Ninety e nem deu uma estimativa dos valores envolvidos nesse projeto. De qualquer forma é sempre interessante observar que os modelos conceituais e protótipos, de uma maneira ou outra, acabam servindo de laboratório para o desenvolvimento de novos produtos. Quem sabe daqui a pouco não vemos uma Ninety de série acelerando por aí.

Fotos e vídeo: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Benta Handmade Machines: nova oficina de customização em São Paulo

Oficina Motorama é o mais novo point custom de São Paulo

Motos customizadas são atração da festa do Motor Show

Union Motorcycles transforma V-Rod Muscle em Trike incrível

HOG Nacional acontece em Foz do Iguaçu (PR) em setembro

Vespa Austrália prepara scooter off road Vespa Desert Racer

Pata Negra, uma Ducati customizada por XTR Pepo

Benta Handmade Machines: nova oficina de customização em São Paulo

Oficinas para customizar sua moto

Oficina Motorama é o mais novo point custom de São Paulo

Motos customizadas são atração da festa do Motor Show

Suzuki SV 650 vira Café Racer moderna by Clay Moto

Café Racer criada por Tarso Marques sai a partir de R$ 9.990

Motocicletas Custom, qual estilo mais te agrada?

Comentários

Galeria de vídeos

Galeria de Fotos

Anúncios em Super Destaque