moto.com.br
Publicidade:

BMW nineT Path 22 exalta o estilo de surfe e ondas

Fabricante alemã apresenta moto custom com pegada scrambler e suporte para duas pranchas para os surfistas

25 de June de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Arthur Caldeira

Indicada pelo número 22, a trilha que leva a um dos melhores picos de surf da costa Atlântica no sudoeste da França serviu de inspiração para uma nova moto conceito da BMW. A Path 22 (caminho 22) é uma releitura das motos scrambler baseada na nineT. Mostrada na quarta edição do festival “Wheels & Waves”, realizado na cidade francesa de Biarritz entre 11 e 14 de junho, a moto conceito mistura a cultura praiana à efervescente cena de motos customizadas na Europa.

“Com a nossa interpretação de uma moto scrambler, queríamos mostrar a mistura de pessoas e culturas encontradas no festival. A BMW Concept Path 22 captura o lifestyle das pessoas que fazem o ‘Wheel & Waves’ tão especial”, declarou Edgar Heinrich, diretor de design da BMW Motorrad. Para construir a moto conceito, a marca uniu-se ao Moto Clube Southsiders, que organiza o festival, ao artista gráfico Ornamental Conifer e ao fabricante de pranchas de surf Mason Dyer.

A moto
Feita com base na naked nineT, no coração da Path 22 bate um motor boxer, com refrigeração a ar, e transmissão final por eixo-cardã – o tradicional conjunto motriz utilizado nas motos BMW. O monobraço traseiro deixa à mostra uma nova roda de liga-leve com cinco raios, construída pela fábrica especialmente para o modelo.

O que restou da nineT, como o clássico farol circular, o tanque de combustível e o pequeno assento são bastante realistas e funcionais. Ou seja, funcionam de fato e confirmam as suspeitas de que o modelo dá indícios de como seria um nineT scrambler fabricada pela BMW.

Afinal, a Path 22 traz os elementos básicos das motos desse estilo. Pneus de cravo, roda larga na dianteira, suspensões com curso aumentado e um escapamento elevado, mostrando que o modelo pode rodar com desenvoltura por estradas de terra ou pela areia das praias.

O acabamento refinado contrasta com as peças rústicas das scrambler, como, por exemplo, o banco costurado em couro e as inserções no mesmo material no guidão, que traz pequenas setas embutidas na extremidade. Mas o que dá um toque praiano à roupagem são os elementos gráficos do Ornamental Conifer, nome artístico de Nico Sclater. Com uma tipografia característica e diversos ícones, Sclater decorou o farol, para-lamas e a rabeta da Path 22.

As ondas
Mas, sem dúvida, a característica mais peculiar do conceito Path 22 é o suporte para pranchas no lado direito da moto. Também desenvolvido pela própria BMW Motorrad, é feito em alumínio e couro e pode ser adaptado a pranchas de diversos tamanhos. Quando não estiver sendo utilizado permite ser recolhido ou facilmente desmontado.

As pranchas mostradas juntamente com a Path 22 foram criadas pelo shaper Mason Dyer. Famoso por suas pranchas de inspiração nos anos 1950 e 1960, Dyer tem uma oficina com seu sobrenome em San Diego, na Califórnia (EUA). Para combinar com o estilo retro-moderno, que está na moda atualmente, Dyer criou uma longboard (2,84 m ou 9’4) das antigas e uma moderna shortboard (2,03 m ou 6’8) para agradar aos surfistas modernos.

Se a ideia era capturar o espírito do festival “Wheels & Waves” (rodas e ondas), a BMW Path 22 faz isso muito bem. Mistura surf, moto e arte em uma simpática scrambler.

Motos em Biarritz
Em sua quarta edição, o Festival “Wheels & Waves” aproveita a atmosfera de Biarritz, badalado balneário na costa atlântica da França, para celebrar a paixão dos motociclistas da região pelo surf e vice-versa. Realizado entre 11 e 14 de junho, o festival reúne motos customizadas, um campeonato de surf e uma corrida de motos clássicas.

O que é scrambler?
Na década de 1950, surgiram as primeiras motos chamadas de scramblers, as precursoras das motos off-road. Eram modelos de rua adaptados com pneus de cravo, suspensões alongadas e o escapamento elevado para poderem rodar em estradas de terra e locais alagados sem problemas. Essas mudanças conferiam uma aparência característica aos modelos e acabaram dando origem a um estilo de moto, como a famosa Ducati Scrambler do final dos anos 1960, ou a Honda CL 450 de 1972 e mais recentemente a Triumph Scrambler, uma versão “off-road” da Bonneville.



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Royal Enfield tem motos customizadas no Wheels and Waves 2017

Kawasaki Ninja H2 volta ao estilo anos 1990 após customização

Regra do Contran sobre modificações em motos gera polêmica

Royal Enfield Bullet G2 é transformada em Bobber

Benta Handmade Machines customiza Kawasaki KLX 650 1996

Honda CBX750 customizada no estilo Scrambler será leiloada

Sunday Ink acontece dia 4 de junho no Tattoo You em São Paulo

Regra do Contran sobre modificações em motos gera polêmica

Kawasaki Ninja H2 volta ao estilo anos 1990 após customização

Royal Enfield tem motos customizadas no Wheels and Waves 2017

Royal Enfield Bullet G2 é transformada em Bobber

Honda CBX750 customizada no estilo Scrambler será leiloada

Oficinas para customizar sua moto

Benta Handmade Machines customiza Kawasaki KLX 650 1996

Comentários

Galeria de vídeos

Galeria de Fotos

Anúncios em Super Destaque