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BMW nineT Path 22 exalta o estilo de surfe e ondas

25 de June de 2015
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Arthur Caldeira

Indicada pelo número 22, a trilha que leva a um dos melhores picos de surf da costa Atlântica no sudoeste da França serviu de inspiração para uma nova moto conceito da BMW. A Path 22 (caminho 22) é uma releitura das motos scrambler baseada na nineT. Mostrada na quarta edição do festival “Wheels & Waves”, realizado na cidade francesa de Biarritz entre 11 e 14 de junho, a moto conceito mistura a cultura praiana à efervescente cena de motos customizadas na Europa.

“Com a nossa interpretação de uma moto scrambler, queríamos mostrar a mistura de pessoas e culturas encontradas no festival. A BMW Concept Path 22 captura o lifestyle das pessoas que fazem o ‘Wheel & Waves’ tão especial”, declarou Edgar Heinrich, diretor de design da BMW Motorrad. Para construir a moto conceito, a marca uniu-se ao Moto Clube Southsiders, que organiza o festival, ao artista gráfico Ornamental Conifer e ao fabricante de pranchas de surf Mason Dyer.

A moto
Feita com base na naked nineT, no coração da Path 22 bate um motor boxer, com refrigeração a ar, e transmissão final por eixo-cardã – o tradicional conjunto motriz utilizado nas motos BMW. O monobraço traseiro deixa à mostra uma nova roda de liga-leve com cinco raios, construída pela fábrica especialmente para o modelo.

O que restou da nineT, como o clássico farol circular, o tanque de combustível e o pequeno assento são bastante realistas e funcionais. Ou seja, funcionam de fato e confirmam as suspeitas de que o modelo dá indícios de como seria um nineT scrambler fabricada pela BMW.

Afinal, a Path 22 traz os elementos básicos das motos desse estilo. Pneus de cravo, roda larga na dianteira, suspensões com curso aumentado e um escapamento elevado, mostrando que o modelo pode rodar com desenvoltura por estradas de terra ou pela areia das praias.

O acabamento refinado contrasta com as peças rústicas das scrambler, como, por exemplo, o banco costurado em couro e as inserções no mesmo material no guidão, que traz pequenas setas embutidas na extremidade. Mas o que dá um toque praiano à roupagem são os elementos gráficos do Ornamental Conifer, nome artístico de Nico Sclater. Com uma tipografia característica e diversos ícones, Sclater decorou o farol, para-lamas e a rabeta da Path 22.

As ondas
Mas, sem dúvida, a característica mais peculiar do conceito Path 22 é o suporte para pranchas no lado direito da moto. Também desenvolvido pela própria BMW Motorrad, é feito em alumínio e couro e pode ser adaptado a pranchas de diversos tamanhos. Quando não estiver sendo utilizado permite ser recolhido ou facilmente desmontado.

As pranchas mostradas juntamente com a Path 22 foram criadas pelo shaper Mason Dyer. Famoso por suas pranchas de inspiração nos anos 1950 e 1960, Dyer tem uma oficina com seu sobrenome em San Diego, na Califórnia (EUA). Para combinar com o estilo retro-moderno, que está na moda atualmente, Dyer criou uma longboard (2,84 m ou 9’4) das antigas e uma moderna shortboard (2,03 m ou 6’8) para agradar aos surfistas modernos.

Se a ideia era capturar o espírito do festival “Wheels & Waves” (rodas e ondas), a BMW Path 22 faz isso muito bem. Mistura surf, moto e arte em uma simpática scrambler.

Motos em Biarritz
Em sua quarta edição, o Festival “Wheels & Waves” aproveita a atmosfera de Biarritz, badalado balneário na costa atlântica da França, para celebrar a paixão dos motociclistas da região pelo surf e vice-versa. Realizado entre 11 e 14 de junho, o festival reúne motos customizadas, um campeonato de surf e uma corrida de motos clássicas.

O que é scrambler?
Na década de 1950, surgiram as primeiras motos chamadas de scramblers, as precursoras das motos off-road. Eram modelos de rua adaptados com pneus de cravo, suspensões alongadas e o escapamento elevado para poderem rodar em estradas de terra e locais alagados sem problemas. Essas mudanças conferiam uma aparência característica aos modelos e acabaram dando origem a um estilo de moto, como a famosa Ducati Scrambler do final dos anos 1960, ou a Honda CL 450 de 1972 e mais recentemente a Triumph Scrambler, uma versão “off-road” da Bonneville.



Fonte:
Agência Infomoto
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