moto.com.br
Publicidade:

Barbearia Cavalera arruma sua barba

Alberto Miranda é um grande entusiasta e especialista no mundo custom e suas vertentes de estilo e cultura

26 de May de 2015
Compartilhe este conteúdo:

 

Alberto Miranda
Formado em História, professor de profissão, espanhol, apaixonado pelas duas rodas e amante das motos customizadas. Editor da revista ChopperON Brasil (chopperon.com). Colaborador de vários sites e revistas pelo mundo todo. 

 

Caros amigos do MOTO.com.br;

Hoje vamos falar um pouco da segunda unidade da Barbearia Cavalera, que está numa casa centenária, no bairro do Bixiga, lá você vai aprender história e a fazer sua barba... 

Na esquina das ruas 13 de Maio e Conselheiro Carrão, no coração do tradicional bairro paulistano do Bixiga, ergue-se um casarão com dois andares de fachada imponente, pé direito alto e grandes janelas por toda extensão. Datada do início do século XX, a construção está, agora, como quando fora recém-construída para servir de residência a uma família. 

Hoje, um século mais tarde, e com seu devido tombamento pelo patrimônio histórico, o sobrado foi o escolhido para ser a segunda unidade da Barbearia Cavalera, projeto dos parceiros e amigos, Alberto Hiar, diretor criativo da Cavalera, e Marinho, ex-baixista da banda Pavilhão 9 e atual responsável pelo projeto e da concepção do ambiente aos serviços. 

“Nós nos conhecemos desde 1990. Em 2013, inauguramos a Barbearia Cavalera, dentro da flagship da Rua Oscar Freire, com duas cadeiras, e hoje, esse número dobrou, assim como a procura dos clientes”, destaca Alberto. “O projeto deu tão certo que agora teremos a nova unidade em um espaço único e dedicado ao ofício que, no meu ponto de vista, não se trata apenas de um serviço, mas de uma arte”, complementa Marinho. 

Devoto de Nossa Senhora de Guadalupe, Marinho fez questão de manter a imagem da santa próxima à entrada para dar boas-vindas à clientela. Exercendo a profissão há três anos, ele costuma fazer uma espécie de imersão com os novos barbeiros contratados por cerca de dois meses, tempo necessário para ensinar o conceito old-school de como atender, de como se portar, de cortes de cabelo e barba, com direito a toalha e espuma de barbear aquecidas. 

O prédio histórico no Bixiga ganhou recuperação total da fachada e pequenas restaurações internas que mantiveram intactos os detalhes de seu projeto original. O novo espaço da Barbearia Cavalera ganha referências latino-mexicanas em sua decoração e ar californiano dos anos 1940 e 1950, sob forte influência da cultura lowrider, aquela dos famosos carros com o sistema de suspensão modificado que se tornou um estilo de vida para muitas tribos espalhadas pelo mundo. 

E se a atmosfera retrô impera por todos ambientes, o mobiliário não foge à regra e apresenta, por exemplo, armários do início do século XX que compõem perfeitamente o espaço explorado pelos tons de terra-cota, ocre e marrom. Mesmo a parte nova da mobília, criada com exclusividade para o espaço, foi cuidadosamente pensada para reproduzir um antigo barber shop californiano. 

O espaço térreo abrigará quatro estações de barbearia, além de um longo bar e uma pop-up store da Cavalera, voltada ao público masculino, dedicada a peças com especial curadoria de Alberto. Já o segundo andar, acessado por uma imponente escada de madeira original da época da construção, ficará reservado a um espaço multicultural destinado a ocasiões e acontecimentos especiais. 

A festa oficial de inauguração aconteceu no dia 24 de fevereiro e contou com um monte de convidados e uma exposição de fotos inéditas de Victor Collor, intitulada “Gujarat”, com registros da última viagem pelo interior da Índia, ao lado da mãe, Thereza, idealizadora do roteiro. As fotos registram as expressões, barbas e bigodes, dos homens da comunidade Ribaru. 

A título de curiosidade, Gujarat é o nome do estado onde estão as comunidades Ribaru, povos que, segundo os hindus, foram colocados no mundo pelo deus Sheeva para cuidar do gado e dos camelos de Arvati, deusa do amor e da fertilidade...



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Royal Enfield tem motos customizadas no Wheels and Waves 2017

Kawasaki Ninja H2 volta ao estilo anos 1990 após customização

Regra do Contran sobre modificações em motos gera polêmica

Royal Enfield Bullet G2 é transformada em Bobber

Benta Handmade Machines customiza Kawasaki KLX 650 1996

Honda CBX750 customizada no estilo Scrambler será leiloada

Sunday Ink acontece dia 4 de junho no Tattoo You em São Paulo

Regra do Contran sobre modificações em motos gera polêmica

Kawasaki Ninja H2 volta ao estilo anos 1990 após customização

Royal Enfield tem motos customizadas no Wheels and Waves 2017

Benta Handmade Machines customiza Kawasaki KLX 650 1996

Honda CBX750 customizada no estilo Scrambler será leiloada

Royal Enfield Bullet G2 é transformada em Bobber

Oficinas para customizar sua moto

Comentários

Galeria de vídeos

Galeria de Fotos

Anúncios em Super Destaque