moto.com.br
Publicidade:

A arte de customizar: XT 600 "Zero" por FF Motorcycles!

06 de November de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Paulo Souza

O universo custom, apesar de ser muito abrangente, em diversas áreas nos passa a imagem reestrita de algumas marcas conceituadas como Harley-Davidson, Triumph entre outras centenárias no segmento de motocicletas. Quando se fala em customizar um moto é quase que imediato a imagem destes modelos na cabeça, porém, a customização vai muito além e pode surpreender em alguns modelos. Para mostrar um exemplo fomos até a FF Motocycles, customizadora de São Paulo que transformou uma XT 600 em um modelo street tracker.

Segundo Fabiano Depercia, o Caju, proprietário da FF Motorcycles e o responsável pelo projeto, sua oficina de design trabalha com um estilo minimalista, ou seja, tira tudo o que há de excesso nas motocicletas, e no caso desta Yamaha XT 600 de 1996 não foi diferente. “Quando meu cliente falou sobre esta motocicleta pensei um algo diferente e ao mesmo tempo inovador, foi ai que surgiu a ideia de uma street tracker. O resultado foi muito bom e o agradou bastante”, disse.

A motocicleta recebeu o nome de XT 600 Zero, a pedido do cliente. No total foram dois meses de trabalho até a finalização do projeto, que contou com modificações em toda a parte estrutural e estética, restando apenas a motorização original da moto. O investimento neste modelo foi de R$ 17.000. De acordo com Caju, é possível deixar uma motocicleta customizada e exclusiva em torno de 20 a 25 mil reais.

Confira todas as modificações que a XT 600 Zero recebeu:

Acessórios
Esta motocicleta foi totalmente modificada e recebeu diversos itens adaptadas de outras motos e também desenvolvidas pela própria oficina. Entre os acessórios fabricados pela FF Motorcycle estão o tanque feito sob medida, o banco fabricado em lona de caminhão que recebeu um produto para não conter a água e possui ainda na parte traseira um suporte por baixo para receber a parte elétrica, além das tampas dos reservatórios em alumínio e a sua Bolha frontal.

Foram aproveitadas algumas peças originais também, mas com um toque de criatividade. O guidão é o mesmo original com pintura personalizada e um corte nas laterais para deixá-lo menor. O paralama dianteiro também é o mesmo, porém foi remodelado e colocado na forma invertida.

Outros acessórios que compõe a XT 600 Zero são os novos retrovisores, o farol da Suzuki Boulevard, mini-piscas, lanterna traseira em LED com luzes do pisca e freio embutidos, reservatório de freio traseiro da Lander com deslocamento no chassi e mangueiras de aço (aeroquip). Toda parte elétrica foi para baixo do banco, inclusive a bateria, deixando o modelo com visual mais minimalista.

Estrutural
Na parte estrutural o chassi recebeu pequenas alterações no sub frame, ele foi modificado e o escapamento faz parte da estrutura traseira agora. Este escape é de uma Harley-Davidson original. De acordo com Caju, está difícil encontrar mão de obra qualificada no Brasil para este tipo de serviço. Por isso, ele sempre prioriza a segurança nos modelos que transforma, e isto requer mais tempo e cuidados.

A versão Zero recebeu pintura em todo o chassi, e ainda conta com um novo filtro de ar corneta da Caramori, pneus de uso misto e um protetor de corrente desenvolvido especialmente para esta moto.

O resultado de todas estas modificações foi um modelo street tracker diferenciado e no estilo minimalista, que trabalha a FF Motorcycles. Se encontrar com esta moto na rua dificilmente irá perceber que se trata de uma Yamaha XT 600 de 1996.

Sobre o Caju
Fabiano Depercia, o Caju, iniciou sua carreira internacional como designer aos 13 anos de idade, quando personalizou sua primeira moto. Caju, estudou no Instituto Europeu de Design - IED,  morou em Nova York e em Philadélphia, onde adquiriu muita experiência no segmento custom. Apesar do estilo e formação mais tradicionais, traz um toque contemporâneo e inovador as peças e objetos que desenvolve e customiza. Além de motocicletas cria também peças e acessórios para casa com o que sobra do material. Conheça mais trabalhos do designer no site: www.ffmotorcycles.com.br

Fotos: Paulo Souza



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Salão Moto Brasil vai ter exposição de motos customizadas

K9 é a nova máquina surpreendente da Big Dog Motorcycles

Conheça a retrô Mash Motors "Green Goblin", mostrada no EICMA 2016

Conheça Segoni G800 Oro, uma custom com motor Kawasaki

Flathead Speed Shop: Tudo começou como uma brincadeira

Yamaha SCR 950 quer resgatar o passado com estilo

MOTO.com.br Street Party é grande festa do mundo duas rodas

Oficinas para customizar sua moto

Conheça a retrô Mash Motors "Green Goblin", mostrada no EICMA 2016

K9 é a nova máquina surpreendente da Big Dog Motorcycles

Especial: Conheça os diferentes estilos de customização

Café Racer criada por Tarso Marques sai a partir de R$ 9.990

Customização: Kansas 150 transformada em uma boober

Vespa Austrália prepara scooter off road Vespa Desert Racer

Comentários

Galeria de vídeos

Galeria de Fotos

Anúncios em Super Destaque