moto.com.br

Publicidade:

Colunistas - Giglio Val

MotoGP vai acabar... Viva as CRT!!

17 de February de 2012
Compartilhe este conteúdo:

Giglio Val

Teoria da conspiração?! Há tempos que venho meditando sobre o futuro da MotoGP?! ....Explico melhor, da MotoGP como ela é e está.

Grids vazios, e quando tem strike na largada assistimos uma corrida mais ou menos, sem muitas emoções até mesmo porque tem poucos protagonistas...

O que de fato estava acontecendo no minguado grid das MotoGP? Grana meu caro, aliás, a falta de...

O leasing de um chassis protótipo do MotoGP, incluído tudo, eletrônica, suspensão  etc.,  custa entre 3 milhões de euros até 5 milhões de euros, colega!!!... e  se forem duas motos nem pensar...

Além disso, a própria equipe não tem acesso a tecnologia etc... Tudo está no preço, suspensão eletrônica, engenheiros de fabrica... Quando eles vão embora, levam tudo embora e a equipe fica sem nada!

Fora esta pechincha, soma-se os gastos com equipes, pessoal, logísticas, fees, ou seja, uma gastança sem fim... Resultado: apenas alguns sobreviventes ainda  endinheirados  podem estar neste grid, cujo futuro iniciou 2010 com sérios questionamentos.

De fato, somente grandes montadoras podiam competir de efetivamemente...

Será que a Dorna caminharia para o mesmo destino de outras empresas espanholas? ...falência?? ...não!  O bom senso reinou finalmente.

Eis que aparecereram as CRT (Claiming Rules Team), uma categoria alternativa dentro da própria categoria rainha, que disputará entre ela o  seu lugar ao sol, enquanto esperam o Stoner meter volta encima de volta, mas o importante é que eles terão o sentimento entre eles de competir...

As CRT são motos também protótipo, mas com DNA de uma de série, 1000cc, com a liberdade total de usar e abusar da eletrônica, e nos ajustes de suspensão, se não uma liberdade total, poderão deleitar uma Ohlims com muitos desafios...

Terão a liberdade também de ter discos em carbono de várias dimensões, ao passo que as MotoGP estão limitadas as 320mm.

Para o vexame não ser colossal, as CRT, que de fato serão mais próximas de uma SBK  “made in” Dorna, poderão utilizar 12 motores na temporada de 2012, ao passo que as MotoGP somente podem ter 6 motores, e de lambuja, como as CRT não terão limitação nas ECU, terão direito a 3 litros mais de combustível, de 21 a 24 litros, para dar de comer ao festival de eletrônica que dará inveja a qualquer caça americano...

Liberar a ECU é boa jogada para evitar gastos exagerados com pacotes eletrônicos mais complexos e que custam fortunas.

Resumo da ópera: com cerca de 1 milhão de euros dá para colocar uma moto na pista, e ser o dono da parafernália embutida nela.

Enfim, deve haver alguma emoção, inclusive porque entram algumas novas marcas, como a Aprilia da Aspar Team e a BMW-Suter.

As CRT devem estar, em termos de desempenho e tempos algo entre as SBK e as MotoGP... Por serem ainda protótipos, serão um tanto mais rápidas que as SBK.

Mas de que conspiração eu estou falando??

Meu caro, para mim parece óbvio que toda a categoria vai dar uma reviravolta nos próximos 2 a 3 anos, e tudo vai virar CRT...tudo!  ... assim o grid vai encher novamente e teremos de volta os velhos pegas das 500CC...lembra?

Tudo esta armado para isto.

E você, duvida da minha teoria?

Abraço e vamos esperar até abril para ver os pegas.

Giglio Val, 46 anos, é engenheiro e administrador de empresas. Fundou o Blog do Giglio (www.gigliof1.blogspot.com), que trata do mundo das competições. É patrocinador principal e manager do piloto brasileiro Danilo Lewis, que corre o Italiano de Stock 600cc Michelin Power Cup e o TNT Superbike no Brasil. Destemido, trabalha intensamente no projeto “Brasil no pódio da MotoGP 2015”.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Le Mans: Ducati dá sinal de vida na terra das 24h

WSBK Donington: Entre história e boliche, muita emoção

Estoril: Na terra do Vira-Vira, emoções salvas na Moto2

Jerez: O que não foi do que parecia mesmo que não era

WSBK Assen: Só conhecemos os pódios nas últimas curvas

MotoGP: Realeza foi ver canguru e acabou comendo paella

SBK Imola: Terra onde os ninjas não são invisíveis!

WSBK Donington: Entre história e boliche, muita emoção

MotoGP vai acabar... Viva as CRT!!

Estoril: Na terra do Vira-Vira, emoções salvas na Moto2

Boas novidades no WSBK... Enfim, acabou o jejum!

Jerez: O que não foi do que parecia mesmo que não era

MotoGP: Realeza foi ver canguru e acabou comendo paella

WSBK Assen: Só conhecemos os pódios nas últimas curvas

Comentários ( 13 )


luca -

postado em:29/02/2012, 19:29:25

concordo, é isso mesmo...o moleque anda muito bem e vai ficar bem mais rápido ano q vem pq esse ano ele ainda vai andar pouco.. mas a disputa é dura D+ p/ começar a disputar um mundial, vc pega a lista de pilotos e da uma olhada na ficha dos caras, acho q é o pior lugar p/ andar, só tem cara bom p/ caramba e com curriculo...o ideal seria começar no mundial supersport 600 q a moto é rapidíssima porém com mais chances de disputar o campeonato e ganhar corridas. Brazil precisa de um título mundial

denuncie este comentário



Giglio -

postado em:27/02/2012, 12:52:16

Luca, Sobre o Eric, sim vai ser complicado...ele já ficou quase 4s atrás em pista que já conhece...imagina qdo for nas que ele não conhece!...Mas vamos ficar na torcida. O Danilo Lewis seguiu no ano passado o que voce diz...foi pela SuperStock italiana...Até que se deu bem!..e aprendeu muito.

denuncie este comentário



luca -

postado em:25/02/2012, 20:04:04

Quanto aos tempos CRT"s VS SBK vamos aguardar....a supersport anda mais q moto 2

denuncie este comentário



luca -

postado em:25/02/2012, 20:02:55

Giglio, valeu pela dica do HD. Eu adoro a WSBK, anda muito, tem 2 baterias por prova e muitas disputas..sem contar a aula de pilotagem p/ quem gosta de andar na pista. Eu sempre achei q o Alex deveria ter andado lá e mão na motogp, quem sabe hoje o Brazil teria um título mundial...o pior é que o Eric ta fazendo a mesma bobagem, deveria ir 1° na supersport 600, depois sbk e com "o título" tentar a motogp...ele vai tomar pau direto na moto2...na moto2 só tem piloto excelente e experiente....

denuncie este comentário



Giglio -

postado em:24/02/2012, 09:35:35

Luca, tem mais... Queria também te sugerir o Video Pass do site do MotoGP que é muito bom em HD, e voce não fica na dependecia da boa vontade da SportTV ou qq outro canal...Acho que WSBK pode entrar nessa este ano...vamos ver...

denuncie este comentário



Giglio Val -

postado em:24/02/2012, 09:35:01

Luca, valeu por sua contribuição! As CRT vão ser um pouco mais rapidas que o WSK , pois seguem sendo protótipos . Os fabricantes seguirão investindo por lá , pois ainda é onde tem-se maior visibilidade. É como tudo na vida...temos de acender uma vela para o Santo e outra para o Diabo!

denuncie este comentário



luca -

postado em:23/02/2012, 16:03:04

Giglio, ta certo mas com a WSBK já tem isso q vc está dizendo...fora q as CRT's vão ser mais lentas do q as superbikes é só ver os tempos nos circuitos...já imaginou a motogp mais lenta q a WSBK?? como fica?

denuncie este comentário



Giglio Val -

postado em:23/02/2012, 14:32:33

Edu, Obrigado pelo seu comentário!...Na realidade as montadores seguirão investindo nos seus protótipos , mas investirão menos e terão mais visibilidade já que que com mais pegas e emoções haverá mais publico...e consumidores. É impostante a gente ver uma moto na pista e poder reconhecer algo lá parecido com o que temos na garagem!...nem que seja para sonhar um pouco... Abraço Giglio

denuncie este comentário



Edu F800R -

postado em:23/02/2012, 14:06:57

Concordo. Mas e as fábricas que investem pesado no MotoGP, fariam o que? Afinal Ducati, Honda, Yamaha investem muito no MotoGP. Que vantagem teriam se toda MotoGP virar CRT??? Corte de custos? Na CRT a concorrência poderia aumentar muito, com Kawasaki, Suzuki, Aprilia, BMW, Traxx, Dafra, Shineray, etc...

denuncie este comentário



Fabinho Catanduva -

postado em:23/02/2012, 07:29:05

É se isso virar fato eu particularmente adoraria ! Pois como bem dito o Moto GP está virando a F 1 , com os mesmo liderando e vencendo por causa de investimento "bruto" $$$ em pro de "um" ... E as competições sou totalmente favoravel a serem transmitidas em canais abertos , pois elas em canais fechados limita em muito a seleta classe de $$$ , pois para podermos acompanhar um compeonato temos que $$$ para isso e isso limita tambem o faturamento externo de consumo dos produtos oficiais .

denuncie este comentário



luca -

postado em:17/02/2012, 22:54:32

guasta, a transmissão no Brasil da bandeirantes q é um lixo...não é em HD...la fora é muito bom assisti. bastante....Eu não gosto da motogp pq não tem disputa há muita diferença de equipamento fica sem graça as CRT's toma pau da SBK...eles só tem a moto2 q é muito bom....p/ quem gosta de motociclismo WSBK é muito mais interessante.

denuncie este comentário



guasta -

postado em:17/02/2012, 18:15:49

gosto de ver os pegas de wsbk e motogp ! mas a transmissao do wsbk é fraca... o site tb, perde de 1000 a 0 do motogp...qto as CRT´s tenho visto comentarios de q estao tomando de 6 a 7 seg das prototipos de fabrica na pré temporada ! Porque já não fica tudo CRT ? bem tem q perguntar pra dorna (honda) abr

denuncie este comentário



luca -

postado em:17/02/2012, 15:25:42

Prefiro WSBK

denuncie este comentário



Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss