moto.com.br

Publicidade:

Colunistas - Colunistas

Viajante Solitário por opção. Ou não?

03 de September de 2009
Compartilhe este conteúdo:

Quem lê minhas colunas aqui no MOTO.com.br, já me conhece um pouco. Já escrevi sobre o que penso dos motociclistas, já dei algumas dicas que aprendi nas minhas viagens, escrevi sobre o nosso 'amor' pelas motos ser tão 'louco' a ponto de nos matarmos - literalmente, já falei dos meus sonhos...

Hoje quero comentar com você sobre o fato de eu viajar - na maioria das vezes - sozinho.

Na minha primeira coluna aqui (minha estréia) eu escrevi um pouco sobre isso, mas não fui 'fundo' o suficiente, pois não queria espantar nem escandalizar ninguém.

A pergunta que me faço é: eu me denomino um 'viajante solitário' por opção ? Ou será que é porque as desvantagens de se viajar em grupo - na minha opinião - são maiores que as vantagens?

Primeiro quero definir o que são essas 'viagens' para mim. Normalmente são viagens longas, que demoram vários dias, com fins - normalmente - de passeio, de conhecer novos lugares. Viagens 'curtas', de 400-500 Km, com duração de 1 ou 2 dias, não contam nesse meu raciocínio.

Então vamos à minha opinião - e nos comentários eu gostaria muito que você deixasse a sua opinião e se possível experiências que você teve.

Nesses dias tenho conversado com alguns irmãos motociclistas, trocado e-mails com vários outros (obrigado à todos que me escrevem, obrigado aos elogios e obrigado às críticas também :-)) e repensado sobre esse assunto.

Tenho inúmeros relatos de irmãos motociclistas que viajaram - viagem longa - com outros irmãos e que não tiveram experiências muito agradáveis. Normalmente são viagens para Ushuaia (quem não sonha em ir até lá ?), Atacama (Deserto e San Pedro), Mendoza/Santiago e, claro, viagens pelo Brasil afora.

Vou, baseado nesses relatos, levantar 'hipóteses' aqui para não expor ninguém.

Imagine você se programando, junto com o seu grupo, para ir até Ushuaia numa viagem de 20 dias ou mais.

Você tem um ritmo definido para essas viagens. Acorda normalmente 7hs da manhã, rapidamente se arruma, toma seu café e está pronto para a estrada. É daqueles que 'pilotam' 500-600 Km por dia sem reclamar - pode fazer até 1.000 Km num dia. Faz as paradas programadas, aproveita a paisagem, tira fotos. Sempre chega cedo na 'cidade destino' pois quer pegar um bom hotel, jantar bem e depois descansar. É um cara organizado, 'ponta firme' como dizemos aqui na nossa região.

E aí no seu grupo tem o teu amigo - às vezes um amigo recente - que é simplesmente o 'oposto' de você. No primeiro dia você já começa a ficar, digamos, chateado (para não usar outro termo). O cara acorda atrasado. Demora para se arrumar. Se atrasa no café... o grupo todo já está pronto e ele ainda tomando seu suquinho. Dirige 300 Km e já começa a reclamar de cansaço (!!!). Quer parar toda hora e nas melhores paisagens para foto ele não quer parar. Com tudo isso, faz com que o grupo chegue na cidade destino à noite, cansado. Isso dificulta achar um bom hotel e quando acham, os restaurantes já estão fechando. É um cara, como qualquer um diria, insuportável.

Aí você vai me dizer "Mas com um cara desses eu não viajo nem pagando". Ledo engano. Esse cara é o teu amigo de 'passeadas' perto de casa. É aquele cara que você encontra junto com o grupo no domingo para dar uma 'esticada' nas rodovias próximas. É aquele amigo que já almoçou contigo várias vezes. Enfim, é um cara legal do teu grupo.

Claro, você só conhece o cara superficialmente. Não conhece ele no dia-a-dia, dirigindo todo dia, viajando 10-15 dias com ele.

E você acha que eu estou exagerando? Bom, eu teria mais exemplos, reais, vividos por amigos meus. Só nos últimos tempos, pelo menos cinco me contaram coisas  muito semelhantes.

É uma viagem que foi abreviada porque o cara cansou; é uma cidade que não foi conhecida porque o cara não quis entrar na cidade; é um lugar que não foi apreciado porque o horário previsto não foi respeitado; é um roteiro que não foi cumprido porque o cara quis mudar na última hora... enfim, é tanta coisa!

Conversando dias atrás com um irmão motociclista que eu conheço apenas pela internet, ele me contava de uma viagem recente e frustrada que teve. História bem parecida com alguns exemplos que dei acima. No final ele comentou "Eldinei, acho que vou ser o Viajante Solitário II". Eu apenas ri!

Tem o outro lado da moeda. Aquele grupo que se conhece há tempos. Amigos que você já, como diz o ditado, "comeu um saco de sal e mascou um rolo de fumo" junto com eles. Caras todos 'ponta firme'. Grupo unido, onde se define um líder sensato e todos o seguem. Você viaja com eles 10.000 Km em 20 dias e não acontece absolutamente nada de ruim. Mas isso é raro.

Você pode estar achando egoísmo da minha parte toda essa conversa. Não sei, talvez você tenha razão. Talvez nossa 'estada' nessa terra tenha também por objetivo nos 'lapidarmos' uns aos outros. Pode ser. Mas eu prefiro deixar essas 'lapidações' para outras situações, e não para uma viagem de moto que deve ser uma coisa muito agradável.

Então como viajar? Eu tenho uma teoria, uma opinião pessoal : viagem longa, somente em 2 ou 3, e teus companheiros tem que ser teus "amigos" mesmo, conhecidos de longa data, caras com quem você começou viajando pouco - viagens curtas e rápidas - e com o passar do tempo, dos anos de preferência, foi aumentando as viagens até conseguir viajar 10.000 Km com eles sem ter nenhum stress.

Essa é a minha opinião. Mas dizem que os amigos verdadeiros você consegue contar nos dedos de uma mão, então, não vai ser muito fácil achar quem seja realmente teu amigo, tenha uma moto, tenha tempo livre e condições financeiras de te acompanhar numa viagem dessas.

Desistimos então? Não... vamos viajando. Se não conseguir um amigo assim, viaje com o teu grupo. Encare os problemas. Tenha paciência. Saia de casa com um pensamento : "Eu vou para me divertir, então vou levar tudo na esportiva". Tente ser o 'conciliador'. Seja você o 'ponta firme'. Resolva os problemas e não crie outros... de outra maneira, veríamos milhares de irmãos motociclistas viajando sozinho pelo mundo afora !

E você? Já teve experiências parecidas? Conte-nos uma experiência sua em relação à isso. Uma ruim... e se você tiver, uma boa também!

PS : Nas fotos, eu com a FJR 1300 e meus dois amigos com os quais poderia viajar 10.000 Km sem nenhum stress. Ivã com sua CBR-600 e Evandro com sua GSX-750-F. Amigos que eu posso contar nos dedos da minha mão !

Forte abraço e bons caminhos - sozinho ou em grupos :-)

Eldinei "P.P." Viana
ppviana@gmail.com
www.viajantesolitario.com.br



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ryan Villopoto vence em Anaheim e volta à liderança

Vitória de James "Bubba" Stewart e Yamaha em Oakland

Chad Reed entra na briga pelo título do AMA SX

AMA SX começa 2012 com fortes emoções

SBK Series: 8ª TNT SBK com calor dentro e fora da pista!

Reserva minha vaga na varanda da Leda

Valência: O fim do que já havia acabado!

Ryan Villopoto vence em Anaheim e volta à liderança

Sundown STX 200 Super Motard

A mais veloz 250cc: Kasinski Comet

Aprendendo a andar de moto

Porque criticam tanto o que nós amamos?

Uso de equipamentos de segurança

Desmascarando o mercado motociclístico

Comentários ( 25 )


Stampcolor -

postado em:04/09/2009, 12:16:02

Tudo o que fazemos por nossa conta e risco,sempre é mais prazeroso,não ter regras estabelecidas por 3º,ou vontade alheia,nos dá a sensação de ter o mundo a nosso dispor e não o contrario,adoro viajar sozinho,sempre me aborreço andando em grupo,aquele que quer fazer gracinha,o bexiga solta,aquele que começa a sentir cãimbras,creio que sou um pouco egoista,mas fazer o que né? ninguém é perfeito,agora o mais importante,é o de poder estar em 2 rodas,sentindo o vento na cara.

denuncie este comentário



Jarrão -

postado em:04/09/2009, 09:06:05

Gosto de viajar com no maximo 04 amigos,sempre respeitamos o limite de cada um também já passei por problemas em um outro grupo que era cada um por si acabei perdendo um amigo que por causa do seu egoismo achava que era melhor que os outros,hoje ele está sozinho sem moto e sem amigos,acho que, viajem em grupo o que vale é a amizade se seu amigo está cansado ,vamos parar ,o que vale é o opoio e não ficar bicudo achando que o passeio já era,curta o passeio a moto e seus amigos ou suas esposas vlu

denuncie este comentário



Gaucho -

postado em:03/09/2009, 23:47:37

É isso ai Eldinei, temos que ter objetivo, se vou passear vou com este propósito, agora aguentar "malas" ninguém merece. Já fiz viagens longas e curtas em grupo e realemente não é fácil. Viajem "sozinho no máximo 400 km. Mas estou me ensaiando para fazer Serra do Rio do Rastro, quem sabe... sozinho ou não ??? Só tenho certeza de uma coisa, Deus estará comigo. Abraços. Sergio

denuncie este comentário



Sérgio - Cascavel (PR) -

postado em:03/09/2009, 17:42:30

No nosso motoclube Bodes do Asfalto, dividimos o pessoal em pequenos grupos, que varia de acordo as paradas e com a velocidade com que cada um prefere se deslocar. Assim, formam-se grupos homogêneos e os problemas diminuem circunstancialmente. Marcamos o encontro em determinado horário e local e cada grupo administra a sua viagem, pois, o importante é no final estarmos todos juntos confraternizando e comemorando a liberdade e a adrenalina que só as "duas rodas" nos proporcionam. Arriba!

denuncie este comentário



nelsão -

postado em:03/09/2009, 17:34:06

Eldinei , vc falou td de bom ! Tb viajo sózinho às vezes , mas é bom manter "a esportiva" e conviver c/ os amigos. Grupos de 3 ou 4 (no máximo), é 10! Fiz a 1ª viagem p/ fora c/ tudo controlado e vi q. tava exagerando nas normas. No final o pessoal que ñ tinha regras , melhorou e eu relaxei mais e ficou td bem ! Sair cêdo ,fazer o dia render, ñ rodar à noite e poder escolher um bom lugar p/ ficar é a maior dica. Bom lugar = 3 B (Bom , Barato e bem noi centro). Abçs !

denuncie este comentário



Sérgio -

postado em:03/09/2009, 17:13:15

Caro Eldinei, esta sua matéria vai ajudar muito motociclísta na decisão de viajar em grupo ou não, parabéns! Prefiro viajar sózinho (esposa junto) ou no máximo em 3 motos c/ amigos. Misturando motos de diferentes estilos, tamanhos e cilindradas, com pilotos de "tocadas diferentes" (rápidos/lentos, experientes/inexperientes, afoitos/precavidos), tem tudo para não dar certo e se tornar uma viagem estressante e amarga. Outro mico é a falta de comprometimento com horário e paradas excessivas. Abç

denuncie este comentário



ROBERTO -

postado em:03/09/2009, 16:08:10

É ELDINEI EU COMO ANTIGO MOTOCICLISTA OU SERA MOTOQUEIRO ? SEMPRE VIAJEI SOZINHO IGUAL A VC, VIAGENS DE 3.000 KM, OUTRAS NEM TANTO, MAS QUANDO EU RESOLVO PARAR EU PARO DESCANSO QUANTO EU QUISER, DOU ATÉ UMA COCHILADA COM A MOTO AO MEU LADO E CONTINUO RESOLVENDO MEU DESTINO SOZINHO, EU GOSTO MAIS ASSIM, A MINHA ESPOSA VARIAS VEZES FOI JUNTO E DAI VC JA SABE NÉ PARA AQUI, PARA ALI, VAMO EMBORA, NÃO TA BOM, ENFIM É F O D A , E JA CONHEÇO MC, QUE SAI DE VIAGEM E É UMA M E R D A, TO CONTIGO. ABRAÇOS.

denuncie este comentário



Fabio -

postado em:03/09/2009, 15:15:15

Concordo em muitas coisas...mas viajar sozinho pode ser perigoso em vários aspectos...eu convenci um amigo a tirar habilitação...hj estamos p/ formar um MC e depois são as viagens longas...só precisamos convencer as esposas...e levar Deus na garupa...abs.

denuncie este comentário



hugo -

postado em:03/09/2009, 15:11:45

Eu também prefiro viajar sozinho pelas razões expostas. No entanto, reconheço que viajar em grupo é interessante pela possibilidade de interagir e de socorro em caso de problemas. Como vamos de Goiânia à Londrina ( 900 km ) neste feriado da Independência com 6 motos, vamos testar a opção de viajar em grupo. Depois informo como foi.

denuncie este comentário



Daniel -

postado em:03/09/2009, 15:04:42

Eldinei: concordo com você, de muitos passeios que fiz durante os trinta e tantos anos que ando de moto, os melhores foram os que fiz eu e minha esposa na garupa e mais ninguém. Mas não deixei de fazer passeios com meus amigos. Existem muitos detalhes que podem ser diferentes de pessoas para pessoas então fica difícil encontrar sua "alma gêmea" para andar de moto. O mais importante é termos sempre em mente que é necessário respeitar nossos limites e o dos amigos, de resto é só diversão.

denuncie este comentário



tiao cumha -

postado em:03/09/2009, 15:04:31

Eldinei. eu concordo com vç, eu recentimeto fiz uma viagem de pouco mais de 1300 km sosinho. andó no meu ritimo e paro onde eu axá intereçante. pilotar uma moto é bom demais e viajar e muito melhor, se não tem amigos vamos sosinho. mais vamos

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:03/09/2009, 12:36:38

Imenegati, eu rí com seu comentário. É que lembrei quando eu 'atolei' a FJR no Valle da Muerte, em San Pedro do Atacama. Sozinho, é claro :-) Mas, em relação à acidentes, eu espero nunca passar por um, nem sozinho, nem acompanhado... porém você tem razão, num caso assim, nada melhor do que alguém junto !

denuncie este comentário



lmenegati -

postado em:03/09/2009, 12:20:04

A considerações do Eldinei, são válidas e acontece mesmo. Agora eu prefiro passear com grupo, cara imagine só você no lugar "nenhum" indo sentido p.a.n.t.a.n.a.l matogrossense e sua moto quebra na rodovia, e ai o que fazer sozinho, olha que eu tenho certeza que vc vai querer um amigo andando junto, e se acontece uma queda.

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:03/09/2009, 11:49:35

Marcelo, Rider, Xaropinho, Reinaldo e Odair : obrigado pela participação. Como podemos ver, a maioria já teve problemas em viagens em grupos. E muitos, como o Rider, agem como penso que devemos agir. Novamente, obrigado pela participação. Forte abraço à todos !

denuncie este comentário



Marcelo -

postado em:03/09/2009, 11:39:33

Amigos, eu concordo em algumas coisas com o Eldinei, e por conta disso, tenho viajado mais sozinho que em grupo. E isso, apesar de achar a viagem em 3 ou 4 amigos bem mais agradável. O que eu tenho feito apesar de parecer um pouco radical, é respeitar o combinado. Se marcamos de sair as 7, e na hora falta um, cara me desculpa mas vamos embora. Combinado nao é caro. Com isso, tenho conseguido expurgar do grupo pessoas indesejáveis. ABraços

denuncie este comentário



Rider -

postado em:03/09/2009, 11:37:04

Bom dia a todos, sempre andei de moto com a minha esposa, (somente o casal) no inicio do ano fundamos um Moto Turismo, temos 6 integrantes (6 familias) por incrivel que pareça nosso entrosamento é total, e todos os passeios são 100% pontuais e nunca tivemos algum contra tempo, levo ao pé da letra o q nosso amigo disse no texto: "conciliador e ponta firme", é a chave do sucesso - Agora em Dezembro estaremos fazendo a Serra do Rio do Rastro, 2500km totais de passeio!!! Abraços a todos!!!

denuncie este comentário



xaropinho do brasil -

postado em:03/09/2009, 11:21:54

É reamente dificial axar 1 grupo de d crto, mais tnho 1 final feliz pra contar, 2 meses atras fiz uma viagem Maringá-PR à Tiradentes-MG, 2.500 Kms ida e volta, fui com dois amigos q já viajam juntos há mto tmpo e fui d vela pela primeira vz, costumam dizer q são uma gangue de 2, não posso falar por eles mas pra mim, foi um momento único e a viajem, "perfeita" 3 HDs roncando por este mundão de meu DEUS. Espero q agora seja uma gangue de 3, mas até então eu era viajante solitário com minha Mirage.

denuncie este comentário



Reinaldo -

postado em:03/09/2009, 11:07:27

Ah que saudade da minha Bandit...viajar de moto é bom demais, infelizmente no momento estou sem moto, espero em breve voltar a ter o prazer de pilotar pelas estradas, ainda não fiz uma viagem longa, mas concordo com vc Eldinei, o ser humano é muito complicado, tem dificuldade em executar um planejamento. Ja tive experiencia de viagens curtas com uns camaradas e foi muito muito bom, mas foi uma viagem de 500 Km sem muitas complicações. Abraço a todos os motociclistas.

denuncie este comentário



Odair Jr. -

postado em:03/09/2009, 10:53:09

Realmente, tenho o mesmo pensamento de nosso amigo Eldinei... concordo em genero, numero e grau... ja passei por muitas situações pareceidas... uma vez com uma viajem programada para Serra Negra-SP estavamos programados para sair as 6h e o ultimo integrante só chegou as 7:30h. depois de varios telefonemas e xingamentos... a viajem ja começou com um stress total!!! Fora uma outra viagem que um "infeliz" esqueceu de abastecer, e com 10km rodados acabou o combustivel, isso tudo as 4h da manha.

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:03/09/2009, 10:13:56

Grande Edison, achei que essa você não ia ler :-) É isso aí, cada um no seu ritmo, cada um no seu gosto, mas todos com uma coisa em comum : a paixão por nossas motocas :-) Abração !

denuncie este comentário



edison m -

postado em:03/09/2009, 10:10:00

Recentemente fiz uma viagem curta com dois "colegas" com motos de baixa cilindrada, foi uma tortura para ficar acompanhando. Por outro lado sair com o pessoal das byke, vira uma corrida, parece competição,cada um quer ir mais rapido do que o outro, qdo vc percebe esta fazendo a mesma coisa. Já a algum tempo que ando sózinho e esta ótimo desta maneira. Qto a amigos nas minhas varias primaveras que tenho, tem apenas uma pessoa que posso chamar de amigo. Abraços a todos, nos vemos porai.

denuncie este comentário



edison m -

postado em:03/09/2009, 10:03:59

Particularmente gosto de andar sozinho, ou melhor apenas com minha garupa, andar em grupo me encomoda, não gosto de regras para hora de parar, ritimo de se andar, onde ir seguindo um programa pré estabelecido, gosto do improviso, vou no ritimo que desejo paro onde quero, minha compania me segue em tudo e apóia, portanto viajo tranquilo. Ter uma boa garupeira é fundamnetal se não tiver, prefiro sozinho.

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:03/09/2009, 09:34:51

Grande Melo. A questão não é nem grana, mas sim a disposição em viajar sendo parceiro mesmo. E grana a gente sempre dá um jeito para viajar pelo menos uma vez ao ano :-) Fred, o mais importante memos é o prazer de pilotar. Obrigado pela participação !

denuncie este comentário



MELO -

postado em:03/09/2009, 09:31:30

"não vai ser muito fácil achar quem seja realmente teu amigo, tenha uma moto, tenha tempo livre e condições financeiras de te acompanhar numa viagem dessas." O problema não é que as pessoas gostem de viajar de moto, o problema é a grana que nem todos tem para essas aventura, qual pessoa em sã conciência não sonha em fazer uma aventura como vc faz?

denuncie este comentário



Fred -

postado em:03/09/2009, 08:42:51

Bem, gosto de fazer muitas viagens também... uma pena que não tenho amigos que gostam realmente de moto. Os que gostam preferem ficar andando dentro da cidade... Sempre viajo sozinho, por falta de opção, mas falar a verdade.... nem preocupo, o mais importante é o prazer de pilotar.

denuncie este comentário



Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss