moto.com.br
Publicidade:

Colunistas - Colunistas

#Vem Pra Pista II : Consciência e Segurança

15 de May de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Alex Schultz

Ainda lembro como se fosse ontem da minha decisão em correr em um ambiente mais seguro: As pistas! Havia pensado muito sobre os riscos que corremos quando estamos acelerando nas ruas e estradas e a convite de um amigo, provei do melhor local para a prática da alta-velocidade, frenagens agressivas, curvas e controle: no Autódromo! E não parei mais desde então.

Comecei na categoria 250cc, uma categoria de base e uma verdadeira "escola" para evoluir na motovelocidade. Apenas após dois anos completo e o título brasileiro em 2012 que decidi subir pra classe 600cc. A certeza que tenho até hoje, é que o aprendizado nunca para quando você está no autódromo. Sempre absorvendo coisas novas seja sobre técnicas de pilotagem, aprendendo sobre mecânica, como poupar o equipamento, sobre as regras e segurança. E mesmo com o sucesso da campanha "saia das estradas, #VEMPRAPISTA" que mostrou o quanto mais seguro é gastar a adrenalina no local apropriado, ainda hoje precisamos e muito de informação.

Na última etapa do Superbike Series em Interlagos, sofri um acidente que me fez refletir bastante sobre os riscos que também existe lá dentro das pistas. Colidi com um retardatário que estava com problemas e retornando aos boxes. Estava liderando a prova e as diferenças de velocidade estava absurda e por ironia do destino nos encontramos em uma das curvas mais travadas do circuito, o "bico de pato". Não consegui desviar dele no traçado rápido e com a batida fomos ejetados das motos. Na imagem o acidente assusta, mas por sorte não foi o pior. Não tive nenhuma fratura, consegui levantar e terminar a prova, porém meu companheiro teve uma fratura na clavícula e vai ficar de 2 a 3 meses em recuperação.

Estar bem equipado é FUNDAMENTAL! Só damos a real importância a eles quando precisamos, e nesse caso foi providencial. Como o campeonato recebe cada vez mais novos pilotos, e a motovelocidade nacional vem crescendo muito, é importante que os novos pilotos leiam sempre o regulamento antes de entrar na pista.

Nós do Moto.com.br fomos falar com o ex-piloto bicampeão brasileiro e diretor de provas do SBK Series desde sua criação em 2009  Gilson Romani , o "Gilsinho" sobre os recorrentes acidentes dentro da pista e os porquês:

 "A pista é o lugar certo para acelerar porque tem regras e procedimentos que devem ser seguidos para tudo ser feito com segurança. A maioria dos erros nos procedimentos de pista é por falta de informação dos pilotos. Eles não são ruins acelerando, mas não procuram informações o suficiente para não colocar a sua vida e a dos outros pilotos em risco."

"Ainda recebemos pilotos iniciantes que não sabem onde é a entrada dos boxes e acabam entrando na contramão na saída dos boxes. Algo inadmissível! Temos também muitos problemas dos pilotos não se atentarem e não respeitarem as bandeiras. Na última etapa tivemos também um acidente onde o piloto colidiu com outro piloto em pleno procedimento de Safety Car (SC) onde todos os pilotos devem reduzir e muito a velocidade."

"Quero deixar claro que o esporte deve gerar novos pilotos, essa é nossa missão. Mas temos alguns pilotos em excelente nível de pilotagem e conhecimento esportivo dividindo a pista com outros que desconhecem as regras e os riscos."

"Sempre me coloco a disposição para tirar todas as dúvidas sobre procedimentos de pista nos briefings e também nos dias de treino onde é só me procurar na torre que farei o máximo pra auxiliar o piloto."

O bem da verdade é que dentro ou fora das pistas, para minimizarmos os riscos é necessário sabermos as regras e cumpri-las de forma segura para o bem de todos. Não devemos adotar a linha "Kamikazes" e correr apenas com a "faca nos dentes" sem pensar em segurança. Vale ainda lembrar que quanto maior a cilindrada da moto, maior a velocidade que ela atinge e consequentemente maior o risco. Iniciar em categorias menores também é uma forma bem segura para criar alicerces na carreira do piloto.

Então pra você que é um futuro piloto, faça cursos de pilotagem, busque o máximo de informação sobre os procedimentos, familiarize-se com as corridas  indo pessoalmente no autódromo ou assistindo as corridas, pergunte á quem sabe e faça parte de um esporte maravilhoso e de muita adrenalina num ambiente onde todos nós somos responsáveis pela segurança.

Dia 08/06 tem a 3ª etapa do SBK-Series em Interlagos, convido todos vocês a sentirem de perto essa Adrenalina com segurança!

Confira o vídeo da câmera on board do piloto no momento do acidente

Alex Schultz é piloto de motovelocidade pela Equipe Dynels Racing , instrutor da Motoschool e Empresário na Equipe Schultz Racing Team.

Fotos: Divulgação/Arquivo pessoal



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Confira os bastidores do Motocross das Nações 2016

Viajando pelo Sul do Brasil de BMW F 800 GS

Veterano Roque Colman acelera em Glen Helen

Conheça Key West na Flórida, a viagem toda azul

Grande festa de 5 anos das Ladies of the Road

Alasca - Superando os limites da última fronteira

Flórida Maravilhosa: Orlando e Daytona Beach

Confira os bastidores do Motocross das Nações 2016

Frases divertidas relacionadas a motos

Avaliação da Sundown STX 200 Super Motard

Eleição 'Moto mais Bonita de 2007'

Motos 2 ou 4 tempos, qual a diferença?

A mais veloz 250cc: Kasinski Comet

Capacete para passageiro ou garupa


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras