moto.com.br

Publicidade:

Colunistas - Colunistas

Irmão de estrada ou apenas blá-blá-blá?

31 de March de 2009
Compartilhe este conteúdo:

Recebi vários comentários sobre o que escrevi em minha estreia no MOTO.com.br. A maioria foi de elogios (muito obrigado a todos os leitores), mas como nem tudo são rosas, recebi um comentário que dizia: “Perfeito em blá-blá-blá de irmão de estrada... já dá até para montar uma palestra motivacional”.

Claro que levei na brincadeira, mesmo porque cada um tem sua opinião e eu devo respeitar todas. Posso até não concordar, mas respeito à opinião de cada um. Mas depois de ler esse comentário, comecei a pensar sobre o assunto. Na verdade eu já tinha até o título da minha próxima coluna. Ela iria se chamar “Dicas para um viajante solitário”, mas vai ficar para a próxima, daqui a 15 dias.

Pensando sobre o comentário, resolvi escrever a minha opinião pessoal sobre o tema. Sei que muitos podem não concordar com o que vou escrever, mas não podia deixar de registrar isso.

Eu já ouvi alguns falarem que "existem motoqueiros e motociclistas". Na concepção deles, 'motoqueiros' são os que usam motos 'pequenas' e 'motociclistas', os que usam motos 'grandes' (um amigo um dia me disse: “Ué, mas elas são quase todas da mesma altura...”).

Bom, eu penso que existe sim uma diferença, mas não no sentido acima. Para mim, a diferença está no uso da moto. Muitos a usam como instrumento de trabalho e outros como lazer. Basicamente podemos dizer que os que a utilizam como instrumento de trabalho andam mais na cidade, e os que utilizam como lazer, mais na estrada.

Na cidade, temos milhares de 'guerreiros' que usam motos 'pequenas' para garantir seu sustento — e muitas vezes o sustento de suas famílias. São 'guerreiros' porque além do trabalho têm que sobreviver ao trânsito caótico, a motoristas que não os respeitam, a violência, a discriminação e a tantos outros fatores. Seriam esses motoqueiros 'menores' dos que usam a moto como lazer ? Seriam 'menos' por estarem em cima de uma moto de pequena cilindrada ?

Não... porque na estrada somos todos iguais. Todos. Não importa o 'tamanho' da moto, a potência, a cilindrada. Qualquer um que estiver sobre duas rodas numa estrada é igual a qualquer outro. Enfrentamos as mesmas circunstâncias, as mesmas dificuldades, os mesmos perigos e as mesmas emoções. Curtir uma viagem não está relacionado à velocidade final da moto, muito menos à potência. Curtir uma viagem é... é... bom, quem viaja sabe!

Eu não sei você, mas eu viajo e cumprimento a todos os que passam por mim. Qualquer tipo de moto, qualquer cilindrada, qualquer um. Aceno com a mão, dou sinal de luz, abano, balanço a cabeça, planto bananeira... Na estrada, para mim, todos são 'irmãos de estrada', sem distinção nenhuma.

Na cidade claro que é diferente. Mesmo porque estamos sempre na correria, no apuro do trânsito, com a cabeça ocupada, correndo de um lado para o outro — ou como dizem, "correndo atrás da máquina".

Agora o ponto onde quero chegar: você já viu alguma 'classe' tão unida quanto a nossa? Eu não conheço. Não importa onde você estiver e nem de que maneira, se você encontrar outro motoqueiro (ou motociclista, se você prefere assim) você tem um amigo.

E isso não se restringe a motos 'grandes'. Eu já vivi e presenciei isso. Eu paro se uma moto de pequena cilindrada estiver com o pneu furado. Se um motoqueiro com uma 125 estiver precisando de ajuda eu paro. Se vejo uma pessoa na estrada com um capacete na mão eu paro e pergunto o que houve, se precisa de ajuda, etc.

E eu não sou 'o cara' não... isso é geral. Veja por você mesmo. Quantas situações semelhantes você já presenciou? Quantas vezes você chegou a um lugar e viu outro 'irmão de estrada' e já se sentiu mais tranquilo, mais seguro? Ou então foi até ele 'puxar papo', perguntar de onde ele vem, para onde ele vai, como a moto dele está se comportando, qual o melhor caminho, etc.

E em locais mais desertos? Você vê o 'brother' com a moto e pensa "puxa, outro, que bom". Posso estar romantizando um pouco, mas comigo é assim. Já viajei um bocado, conheci um grande número de pessoas, convivi com vários irmãos motociclistas e todos, todos os que conheço agem assim. É uma grande irmandade, uma grande comunidade. São várias tribos, mas todas com algo em comum: a paixão pelas motos.

Quer um exemplo? Na minha primeira viagem ao Uruguai, com minha TDM-850, estava parado num semáforo em Montevidéu. Do meu lado, um EcoSport. O motorista me pergunta “quanto custa essa moto no Brasil?”, e eu noto um sotaque estranho, um espanhol com um  sotaque diferente.

Falo o valor aproximado. Ele ri. Pergunto de onde ele é, ele me diz que é de Montevidéu mesmo. Eu insisto: "Mas você não é uruguaio?", e ele responde que "não, sou americano, do Texas”. No semáforo mesmo ele pergunta se quero tomar um café, digo que sim. Ele me manda seguí-lo.

Vamos até um posto de combustível. Lá ele me conta que é de Dallas-Texas, mas que mora em Quito-Equador e que presta serviços para a GE no Uruguai. E daí? Daí que ele é motociclista e em Quito tem uma empresa que aluga motos para quem quer fazer passeios nos Andes. Ele que me disse uma frase que sempre lembro: “De moto, lado brilhante para cima (tanque) e lado sujo para baixo (escapes/motor) sempre”.

Veja, eu nunca o tinha visto na vida, nem ele a mim. Mas o que atraiu a atenção foi a moto. E depois conversamos um bocado, parte em espanhol, em “portunhol” e em inglês. Se eu estivesse de carro, ou se ele não fosse motociclista, isso teria acontecido? Não, com certeza não.

Bom, não sei em relação a você, mas para mim, todos são 'irmãos de estrada'. E isso não é blá-blá-blá. E sim, eu estou pensando seriamente em montar uma palestra motivacional. O que você pensa sobre tudo isso? Deixe seu comentário!

Obs: Nessa mesma viagem conheci o Roberto, um Uruguaio que mora no Brasil e viaja as Américas de motorhome (obrigado pelo almoço Roberto) e também tive a felicidade de tirar uma foto ao lado de um lindo Mustang vermelho!

Forte abraço e bons caminhos!

Eldinei "P.P." Viana
ppviana@gmail.com
www.viajantesolitario.com.br



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ryan Villopoto vence em Anaheim e volta à liderança

Vitória de James "Bubba" Stewart e Yamaha em Oakland

Chad Reed entra na briga pelo título do AMA SX

AMA SX começa 2012 com fortes emoções

SBK Series: 8ª TNT SBK com calor dentro e fora da pista!

Reserva minha vaga na varanda da Leda

Valência: O fim do que já havia acabado!

Ryan Villopoto vence em Anaheim e volta à liderança

Sundown STX 200 Super Motard

A mais veloz 250cc: Kasinski Comet

Porque criticam tanto o que nós amamos?

Desmascarando o mercado motociclístico

Impacto Motos inaugura Revenda Kawasaki

Aprendendo a andar de moto

Comentários ( 29 )


cantor -

postado em:21/05/2009, 18:21:26

graças a Deus e muito trabalho hoje tenho dinheiro para ter quaquer tipo de moto; eu me sinto bem encima de uma 250 cc, pelo meu porte fisico, pela minha tocada, e em muitos encontros de motos sempre noto aquele ar de superioridade dos pilotos de motos de mais de 100cv's, muitas delas surradinhas, compradas usadas a prestação, se voce tiver algum problema com sua moto num transito igual SP. em minutos tera um monte de moto-boy te ajudando, pra que discriminar?

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:01/04/2009, 22:33:31

Paulo ABC, obrigado pelo elogio. No mais, concordo com você. Abração. Biker, obrigado pelo elogio à mim. Mas sinto não compartilhar da sua opinião em relação aos motoboys. Penso que, assim como em qualquer setor, existem os bons e os ruins e não podemos - ou não devemos - generalizar. Marcos, obrigado por sua opnião. Enriquece o debate e apresenta outra explicação as nossas 'pesquisas'. Abraços à todos e obrigado pelos comentários.

denuncie este comentário



Fly -

postado em:01/04/2009, 21:42:32

Motoqueiro é um tipo de palhaço que utiliza a motocicleta como uma forma de auto-afirmação, geralmente ele anda em uma roda só... Motoboy é um cara que nem sabe o que é uma motocicleta, haja vista que nem se preocupa sequer em lavá-la ou mesmo dar a ela o mínimo de manutenção, utilizam o veículo apenas para o ganha pão, sem preconceito, mas alguns fazem o estilo maniaco do parque. Motociclista é um cara que vê em uma motocicleta a razão de sua existência e muito lutou para cavalgar sobre 100cv

denuncie este comentário



Marcos Ferreiro -

postado em:01/04/2009, 21:17:57

Andei pesquisando sobre a diferença entre motoqueiro e motociclista e descobri uma explicação q, ao meu ver, é mais adequada. O motoqueiro é aquele cidadão q não tem a moto como principal meio de transporte, ou seja, é o cara que dá umas voltinhas no fds. Ele é confundido com o "mal condutor" devido ao fato de antigamente a moto estar relacionada à marginalidade. O motociclista é aquele que utiliza a moto como principal meio de transporte. E tem o motoboy, que usa a moto como ferramenta de trab.

denuncie este comentário



BIker -

postado em:01/04/2009, 20:37:32

Parabéns!Não tenho dúvidas que esse cara,Eldinei, autor da matéria,é um achado em território nacional. INFELIZMENTE,não é da cultura do país ,Moto,aqui só pensam em BOLA Eu sou um"BIKER" motoqueiro,lá na América,e me sinto enojado de ter de dividir as ruas com esses malditos motoboys quando estou no Brasil. Sempre atrapalhando, sem qualquer noção de pilotagem. Falando dos"irmãos" de estrada,grande parte deles só querem aparecer com a motinho de 60mil,e nem andam à caráter=Losers!

denuncie este comentário



Biker -

postado em:01/04/2009, 20:35:33

Parabéns!Não tenho dúvidas que esse cara,Eldinei, autor da matéria,é um achado em território nacional. INFELIZMENTE,não é da cultura do país ,Moto,aqui só pensam em BOLA Eu sou um"BIKER" motoqueiro,lá na América,e me sinto enojado de ter de dividir as ruas com esses malditos motoboys quando estou no Brasil. Sempre atrapalhando, sem qualquer noção de pilotagem. Falando dos"irmãos" de estrada,grande parte deles só querem aparecer com a motinho de 60mil,e nem andam à caráter=Losers!

denuncie este comentário



PAULO ABC -

postado em:01/04/2009, 18:26:19

O elo entre os que andam de moto é muito forte, tanto que os encontros demonstram isto, vc sai de SP e vai para CG (MS) num MOTOROAD e chega lá e faz inúmeras amizades, conhece muitaaa gente, pode ficar despreocupado que farão de tudo para poder ajudar, alguns preferem se separar em "tribos" (motoclubes) mas nem por isso deixam de estar ao lado do "irmão". Vc estando de moto sempre terá outro amigo em outra moto, ao contrário dos carros. Então, vamos aproveitar muito bem nosso tempo com elas.

denuncie este comentário



PAULO ABC -

postado em:01/04/2009, 18:21:39

Eldinei, devo dizer que está ótimo o texto, lê quem quer e quem sabe, poucos sabem bem escrever e menos ainda querem ler, esta é a cultura de nosso país. O mérito do problema realmente não cabe a moto e sim a quem a conduz, se verificar fora do Brasil existem loucos até piores, que causam nas ruas com motos de alta cilindrada, até porque lá é mais fácil ter uma que aqui. O que falta aqui apenas é discernimento e boa vontade, coisa que pode se adquirir durante a vida. Andar de moto é algo sem =.

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:31/03/2009, 21:43:24

Pagani, concordo com você... 'piloto' desde 1986 e acho que 'nasci' com isso. Nelson, afinal, você é Nelson ou Roberto ?!??! heheheh Bom, vou te apelidar de Robelson então hauhauauha tá convidado para as palestras e vou querer as dicas :-) Abração !

denuncie este comentário



Nelson -

postado em:31/03/2009, 20:05:14

É, PPBlablabla, acho que arrumei um belo apelido para Vc. Quando resolver fazer as palestras é só dar um toque que no meu trabalho sou obrigado a assistir quase todo dia e posso te dar varias dicas. Abssssss

denuncie este comentário



Pagani -

postado em:31/03/2009, 19:54:40

Ola Irmão costumo dizer que moto qualquer um compra mas o espirito de motociclista esse so nascendo com ele mesmo !!!

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:31/03/2009, 17:00:48

Roberto, pelamordeDeus, não me 'dê' outro apelido... um já chega hauhauhaua nos encontramos pela 'estrada da vida'. Abração !

denuncie este comentário



roberto -

postado em:31/03/2009, 16:55:34

fala bla bla bla, ja vi que vc é sangue bom continue assim, e no mais se ninguem falar nada contra ou a favor nao tem graça, certo tem mais eu li sim sua historiona, hahahaha. abraços e se vc encontrar comigo nas estradas sozinho tenha certeza , se precisar eu ajudo tá

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:31/03/2009, 16:04:49

Edson, obrigado por suas palavras. Eu já vi em alguma matéria o Rosemir comentando algo (ai ai ai hauhauuah). A hora que você comprar tua moto, me avisa. Roberto, você gosta de agitar mesmo hehehhee... agora, meu apelido é bla bla bla !??!?! Ô loco meu !!!! :-) Marcos, eu realmente não conheço as informações de outros países. Agora, você falou certo : tem gente de todo o tipo. Mas se você passar por mim, pode ter certeza que vai ser cumprimentado ! Abração e obrigado à todos !

denuncie este comentário



Marcos -

postado em:31/03/2009, 14:59:41

Se o texto é longo, leia até a metade...KKKK.. Olha, não concordo muito com o que disse, pelo que sei fora do Brasil as pessoas são mais solidarias mesmo.. Já cumprimentei muito cara em Harley e BMW que nem sequer olharam na minha cara, e olha que tenho uma Daytona 675, que não é qualquer p.o.rcaria. Também tem aqueles que se acham pilotos e quando passam por vc aceleram chamando para racha (são os t.o.u.xas). acho que tem gente de todo tipo, vai da sorte de quem se encontra no momento.. Abraço.

denuncie este comentário



Roberto -

postado em:31/03/2009, 14:16:46

o loco meu. democracia é isto, vermelha branca, preta, e tudo mais, quanto ao edson vai viajar mais e contar suas historias, e vc se for bom mesmo, vai ser contratado como colunista hahahahahahah. se liga meu vamo agitar o edson vc tem vocabulario vai ser colunista hahahahaha, gosto é de agitar. e o eldinei seu apelido p/ mim é bla bla blal bla bla ba

denuncie este comentário



Edson -

postado em:31/03/2009, 13:35:15

PP, isso é normal... de pessoas que não sabem escrever e que não tem vocabulario, dariam tudo para ter a criatividade, objetividade e instinto de escrever que voce tem. A propósito, voce conhece o "Rosemir ???" auauauauau... deu muita briga aqui neste site, procure se informar ... PP, abração e tão logo eu tenha uma moto estradeira pra te acompanhar a gente vai marcar um encontro . Abração

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:31/03/2009, 13:32:13

Roberto, o que seria do azul se todos gostassem do vermelho (risos) ? Quando comecei a escrever pro moto.com.br sabia que muitos não concordariam comigo, mas a vida é assim mesmo - o sistema é bruto heheheh. Quanto à moto pequena no asfalto, se o cara só tiver uma 125 vai deixar de viajar por não ter uma 1000 ? O que você acha ? E as suas histórias, onde as encontro para poder ler o que você escreve ? Abração !

denuncie este comentário



Roberto -

postado em:31/03/2009, 13:27:47

mas nas suas viagens não acontece nada que seja, com menos texto, pois eu acho muito cansativo, suas historias. o tal de texto seu deveria ser mais curto e grosso, no mais quem tem historia conta, quem não tem fazer o que né colega, alem do mais discordo muito de vc, pois moto pequena na estrada é uma m.e.r.d.a. pois o banco é ruim vc não tem velocidade p/ ultrapassar um caminhão com 65 toneladas carregado, e é só canseira, vai quem quer. tá

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:31/03/2009, 13:17:37

Reinaldo, pelo jeito a 'confusão' é generalizada mesmo :-) Obrigado, novamente, pelas boas vindas. Edilson, obrigado pelos elogios. Acho que você resumiu bem, cada um faz o que achar melhor e arca com as consequências. Quanto ao café, podemos combinar sim. Sou de Pato Branco-PR (e daí ??? :-)) Abração !

denuncie este comentário



edison m -

postado em:31/03/2009, 13:06:32

Escreva mais, txtoi bem legal gostoso de ler. Parabens Eldinei, quem sabe tomamos um café qualquer dia deste, vc é de onde? semana que vem vou a SP, estou em Ctba.

denuncie este comentário



edison m -

postado em:31/03/2009, 13:04:21

Muito legal o artigo, realmente tem um sentimento de solidariedade entre o pessoal das duas rodas muito legal sejam eles motociclistas ou motoqueiros. Acho isso uma bobagem, cada um pilota como quer, o mais prudente vai conseguir usufruir por mais tempo e o mais abusado sabe o risco que corre, tem que cuidar é para não levar ninguem com vc qdo estiver se quebrando. Cada um sabe de si. Ontem eu estava a 190km e tinha um maluco empinando um a 1000 na minha frente, diminui e ele foi embora.

denuncie este comentário



Reinaldo@moto.com.br -

postado em:31/03/2009, 12:39:43

Eldinei,fui procurar no Dicionario da lingua Portuguesa o significado das palavras Motoqueiro - Moto+Oca+eiro - Oca-de indio ou jogo da gloria - eiro ou eiró - enguia.Ja para a palavra Motciclista - MOTOCI -pessoa que conduz moto -ISTA ou USTIR - suportar, aguentar,arder , queima-se.Resumindo, nem o pessoal do dicionario por mais que queira consegue a definição do indefinivel.Abraços e bem vindo mais uma vez a Bordo.

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:31/03/2009, 11:01:56

Alessandro, obrigado pelos parabéns. Essa também é a opinião do Bolsoni. Bom, se for assim, temos então muitos 'motoqueiros' andando de 1000 cc e muitos 'motociclistas' andando de 125. Mas, na realidade, hoje em dia a gente vê de tudo, não é mesmo ? Abração !

denuncie este comentário



Alessandro -

postado em:31/03/2009, 10:55:05

Sem querer semear a discórdia ou a desunião, mas ouvi falar que a diferença entre "motoqueiro" e "motociclista" seria a forma de condução: o dito "motoqueiro" seria aquele que pilota irresponsavelmente, enquanto o "motociclista" seria aquele que pilota de forma mais consciente e responsável. Certa vez vi um adesivo numa HD que dizia: ?Motoqueiro é a PQP, eu sou Motociclista?. Se for assim, fica a questão: até onde vai a necessidade e onde começa a irresponsabilidade? Parabéns pelo artigo.

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:31/03/2009, 10:45:26

Bolsoni, Como escrevi, essa não é a minha visão (preconceituosa). Também não sei se a definição que você colocou é a melhor (motoqueiro/motociclista). Mas, opinião cada um tem a sua, não é mesmo ?

denuncie este comentário



Bolsoni -

postado em:31/03/2009, 10:42:05

Quem disse que Motoqueiro tem moto pequena e Motociclista moto grande ? Que visão preconceituosa. Motoqueiro é aquele que não respeita as leis e o bom senso no trânsito, independente da moto. Motociclista é quem pilota dentro das normas e do bom senso, também independente da moto.

denuncie este comentário



Eldinei -

postado em:31/03/2009, 10:27:07

Cristiano, Obrigado... e onde eu estava com a cabeça quando escrevi "Jaguar" ? Eu queria escrever Mustang mesmo hehehe.

denuncie este comentário



cristiano -

postado em:31/03/2009, 10:14:32

FALA PP BLZ . GOSTEI DA HISTORIA , POREM O CARRO VERMELHO E UM MUSTANG . ABRAÇOS .

denuncie este comentário



Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Últimos Anúncios

Montadoras
Ducati Honda CB 600 F Hornet Motos Usadas Kawasaki Motos Novas Fazer Transalp Fipe Yamaha YZF R1 Suzuki Kasinski Moto Velocidade Srad Sundown Motos CBR Harley Davidson MotoGP BMW XT 660 Tornado 600RR Ofertas Shadow Revista Off Road

Siga-nos

ícone orkut ícone youtube ícone twitter ícone facebook ícone rss