moto.com.br
Publicidade:

Colunistas - Eliana Malizia

Má postura ao pilotar moto pode causar dor nas costas

04 de September de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Eliana Malizia

Tenho notado a má postura dos motociclistas no meu dia-dia nas ruas e estradas. As queixas de colegas que sentem muita dor nas costas depois de uma viagem de moto, tem sido bastante normais. Por conta disso, me partiu a ideia de bolar um texto pequeno com dicas simples para evitar essas dores que atrapalham demais, principalmente a nós, motociclistas.

Sabia que a dor nas costas é uma das queixas mais comuns dos brasileiros? Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), por conta do estilo de vida da população, 80% das pessoas tem, teve ou terá dor nas costas em algum momento da vida.

Um dos fatores que pode causar esse problema é o jeito de pilotar a moto, nas ruas geralmente sofremos o impacto ao passar com a moto em ruas esburacadas e irregulares. Isso porque, durante o trajeto, essa vibração causada, provoca impactos repetitivos na coluna. Por causa disso, o disco que fica entre as vértebras tende a desgastar e perde sua capacidade de amortecimento, provocando a dor. Quando passamos por esses buracos, além dessa vibração causar desgastes na coluna, os músculos naturalmente se contraem, um reflexo natural do nosso corpo, e essa contração causa nódulos de tensão.

Os motoristas de carro também sofrem impacto nas vértebras e músculos, mas nós motociclistas que não temos onde apoiar a coluna, sofremos muito mais e a falta desse apoio agrava o problema.

Vejamos agora algumas dicas simples:

- Primeiro de tudo, é preciso ter a consciência que a coluna deve ser protegida e fortalecida com exercícios físicos, alongamento e reeducação postural.

- Ao pilotar uma moto, seja qual for o estilo dela, o motociclista deve relaxar os ombros sem curvar as costas, as costas curvadas é um erro postural comum, quase todos pilotos de moto ficam com essa postura, principalmente quando querem se proteger do vento. Dependendo da moto, vai muito bem uma bolha para ajudar o "problema" com o vento.

- O abdômen tem que ficar levemente contraído; procure concentrar-se e praticar esse "exercício" de reeducação postural, faça isso de forma confortável, sem prender a respiração. Esse exercício é para ser realizado o tempo todo que estiver pilotando a moto e quando notar que passara por um buraco ou obstáculo, nesse momento deve contrai-lo com mais força.

- Usar protetor de coluna além de proteger de uma queda, ajuda a manter as costas ereta, diminuindo as chances de dores e lesão, esse protetor mantém uma postura das costas mais firme.

- Depois daquela longa viagem ou um bate e volta de moto, aproveite para descansar bem as costas dormindo da forma correta, na hora de dormir o travesseiro ajuda muito a evitar que a dor nas costas aumente.

O travesseiro não deve ser muito fino nem muito macio para não alterar a curvatura da coluna. O ideal é que o travesseiro seja da altura entre a cabeça e o ombro para que o sono seja de qualidade. 

Eliana Malizia é graduada em educação física, tem formação em fotojornalismo e MBA em Marketing. É colaboradora há vários anos da revista MotoAdventure. Acelerada por natureza, divide o tempo com as responsabilidades da vida profissional com viagens e aventuras de moto. Fundou o site Acelerada (www.acelerada.com.br) que oferece informação e serviço sobre o mundo das duas rodas e estilo de vida.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Conheça Key West na Flórida, a viagem toda azul

Grande festa de 5 anos das Ladies of the Road

Flórida Maravilhosa: Orlando e Daytona Beach

Associação Paulista de Motociclismo tem nova sede

Confira as fotos da galera que agitou o São Paulo Harley Days

Paraibuna de Scooter, o maior barato!

Sarapuí, a Cidade da Paz

Frases divertidas relacionadas a motos

Má postura ao pilotar moto pode causar dor nas costas

Vídeo com teste da nova BMW R 1200 GS Adventure

As vantagens de ter um Scooter

Moto Clube In´ Omertà colabora com ações sociais

Desfile de motos nos 110 anos da Harley-Davidson em SP

Carrancas (MG): Cachoeiras e a tranquilidade do Sertão


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras