moto.com.br
Publicidade:

Colunistas - Eliana Malizia

Dica: Qual motocicleta comprar?

22 de February de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Eliana Malizia

Tenho recebido muitos e-mails de pessoas pedindo dicas de qual modelo de moto comprar. Bom, isso é relativo, será sua primeira moto? Qual é a sua altura? Qual é o seu objetivo? Usara a moto na estrada? Apenas no trânsito?

Deixo aqui algumas dicas que servirão aos motociclistas de primeira viagem e aos que pretendem trocar de moto.

Seu objetivo
Cidade ou estrada? Sim, você pode escolher uma moto que possa ser usada nas duas situações, mas melhor seria escolher entre uma ou outra.

Para quem quer uma moto para andar na cidade é preciso escolher uma que seja estreita, leve e ágil na hora de manobrar, pois no trânsito das grandes cidades é quase impossível encontrar espaço entre os carros para manobrar uma moto que seja muito grande e pesada.

A estrada pede uma moto mais veloz, temos as modelos custom, são confortáveis e indicadas para estradas. Ainda se tiver garupas, outro ponto para elas, pois também proporcionam mais conforto para quem está atrás. Mas importante pesquisar com calma e até mesmo levar a garupa para testar o banco, mesmo esses modelos sendo os mais indicados, alguns não possuem bancos tão confortáveis assim.

Altura
Qual sua altura? Ao sentar na moto, você deve ter a possibilidade de se balancear sobre ela usando os pés. Cuidado para não comprar uma moto muito alta que te atrapalhe quando precisar colocar os pés no chão. Além do perigo de ocorrer um acidente a moto fica bem mais pesada quando se usa os dedinhos dos pés.

Peso
Não escolha uma moto que você não consiga levar. É mais difícil pilotar uma moto com peso e tamanho excessivos. As motos mais leves são mais fáceis de controlar, por outro lado, uma moto mais pesada pode dar uma tração melhor. Considere também o seu peso. Quanto mais pesado você for, mais potência a moto deve ter. Outra questão é a hora de estacionar a moto, esse momento é quando de fato você sente o peso da moto.

Outras dicas
Pesquise valores de IPVA, quanto vai gastar com alarme e/ou seguro. O consumo do combustível também é importante, há motos por ai bem mais econômicas que outras. Verifique o valor de peças e se elas vendem facilmente no mercado. Lembre-se que existem modelos de motos com pneus indicados para asfalto e chão de terra, escolha a correta para o seu uso.

Boa sorte e boa compra!

Eliana Malizia é graduada em educação física, tem formação em fotojornalismo e MBA em Marketing. É colaboradora há vários anos da revista MotoAdventure. Acelerada por natureza, divide o tempo com as responsabilidades da vida profissional com viagens e aventuras de moto. Fundou o site Acelerada (www.acelerada.com.br) que oferece informação e serviço sobre o mundo das duas rodas e estilo de vida.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Conheça Key West na Flórida, a viagem toda azul

Grande festa de 5 anos das Ladies of the Road

Flórida Maravilhosa: Orlando e Daytona Beach

Associação Paulista de Motociclismo tem nova sede

Confira as fotos da galera que agitou o São Paulo Harley Days

Paraibuna de Scooter, o maior barato!

Sarapuí, a Cidade da Paz

Frases divertidas relacionadas a motos

Vídeo com teste da nova BMW R 1200 GS Adventure

Má postura ao pilotar moto pode causar dor nas costas

8 de março - Dia Internacional da Mulher

Moto Clube In´ Omertà colabora com ações sociais

Flórida Maravilhosa: Orlando e Daytona Beach

As vantagens de ter um Scooter


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras