moto.com.br
Publicidade:

Colunistas - Eliana Malizia

Aventura em Duas Rodas em Portugal - Parte 2

06 de January de 2014
Compartilhe este conteúdo:

Eliana Malizia

Provesende até Porto
Provesende sem dúvida ficara na memória, tive a sensação que voltei ao tempo, as pessoas por lá vivem como antigamente, jeito simples, sem veículos, sem frescuras e luxo. Deixei essa Aldeia com aperto no coração e parti para mais um dia na estrada, sentido Porto.
 
Outro dia curtir belas paisagens, dia de margear o Rio Douro rodeado por vinícolas seculares, passagem pela Régua onde a parada para visitar o Museu do Vinho do Porto também foi uma parada obrigatória.
 
Não tinha como todo tempo fazer “stops” para fotografar a paisagem e imensidão de vinícolas e claro, sentir perfume da uva que por toda estrada vinha junto com o vento.
 
Chegando em Porto claro, fui logo passear. Outro lugar que pretendo voltar com mais calma, muita atração histórica, cultural e restaurantes. Fiquei perdida com tamanha opção de atrativos.
 
Porto esta situada nas encostas do rio Douro, é a segunda maior cidade de Portugal. Caminhei pelo centro Histórico, passando pelas ruelas com suas casinhas debruçadas umas sobre as outras, e nelas sempre alguma portuguesa observando o movimento.
 
Primeira parada
Torre dos Clérigos, ela fica no alto de tudo, bem perto dela fica a famosa Livraria Lello, praticamente um monumento, um edifício neogótico, branco por fora e todo forrado em madeira por dentro, construído em 1906. O interior é deslumbrante, uma obra de arte com um vitral enorme no teto e uma escadaria toda em curvas. Dali desci até a estação de São Bento, erguida no início do século 20 no local de um antigo convento. O átrio tem 20 mil azulejos do pintor Jorge Colaço que resumem a história de Portugal. Depois caminhei na Zona da Ribeira, entre becos e ruelas sinuosas beirando o Rio Douro, uma zona pitoresca ótima para fazer lindo retratos.
 
Dou outro lado do rio, a cidade vizinha Vila Nova de Gaia, famosa pelo sucesso dos sues vinhos, só atravessar a ponte metálica Luiz I e pronto, se tiver a pé, aproveite para degustar os vinhos ou se preferir embarque num passeio de barco.
 
Casa da música
Outra parada que achei interessante, a Casa da musica também faz parte do cartão postal da cidade. O edifício, inaugurado em 2005, tem geometria semelhante a um diamante. Por causa da arquitetura moderna, da assinatura de grife do Holandês Rem Koolhaas e da programação bacana de espetáculos, atrai gente de todo Portugal.
 
A noite chegou e escolhi um restaurante na beira do rio, de frente a ponte metálica que fica toda iluminada, o lugar fica ainda mais belo com tantas luzes brilhando, um brinde com um vinho do porto e já comecei a me despedir, no dia seguinte comprinhas de artesanatos para levar de lembrança para o Brasil e “pé na estrada”, agora com destino a Óbidos.
 
Porto até Óbidos
Antes de chegar em Óbidos, uma parada em Coimbra, onde existe a universidade mais antiga de Portugal, que existe desde 1290. Alcobaça também foi um local para uma parada, onde visitei o Mosteiro classificado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Este imponente mosteiro é um dos mais impressionantes e belos testemunhos da arquitetura de Cister em toda a Europa.
 
Bem vindo
Que maravilhosa sensação senti, assim que cheguei na Cidade de Óbidos, de imediato nota se que é uma vila antiga, construída dentro das muralhas de um Castelo da Idade Média, e esse Castelo foi onde me hospedei. Esse Castelo é conhecido como uma das sete maravilhas de Portugal, sem dúvidas Óbidos foi um dos pontos fortes da minha viagem.
 
Óbidos é uma Vila da sub-região do Oeste, região Centro, com cerca de 3 500 habitantes.
Em 1527 viviam 161 habitantes na vila, e essa vila amuralhada hoje é idêntica ao passado. Isso deixa o local ainda mais pitoresco.
 
Deixei as bagagens no quarto e a pé percorri os principais locais e monumentos, provei uma ginjinha tradicional da região e continuei a caminhar, impressionada com essa vila, rodeei toda a muralha dando volta na vila toda. Um dia basta para conhecer a Vila e fica a dica: esse é um local que não pode deixar de conhecer. Fiquei com gostinho de quero mais.
 
Óbidos a Lisboa
E já começo a me despedir de Portugal, amanheceu em Óbidos e parti para o ultimo dia de viagem de moto, antes de chegar em Lisboa, fugi um pouco da rota dos Reis e fui conhecer Nazaré e atravessando o Rio Tejo, as praias de Setubal, no lado Sul de Lisboa. O parque natural da Serra da Arrábida é uma das estradas mais lindas de Portugal, ali fazem muito comercial de motos.
 
Já em Nazaré, uma praia muito conhecida pelas gigantes ondas, onde um surfista havaiano, o Garrett McNamara , pegou uma onda de 34 metros de altura, essa onda foi um fenômeno gigantesco motivado por um acidente geomorfológico raro na costa da Nazaré, o maior do gênero em toda a Europa.
 
Despedindo-me
Depois do ultimo dia do passeio, de volta a Lisboa, devolver a moto para a Agência e aproveitar o ultimo dia para desfrutar Lisboa. Fiquei encantada com Portugal, um país recheado de beleza e cultura, não teve nenhuma cidade ou região que não tivesse algum atrativo interessante, senti orgulho do turismo desse País. Cada lugar um diferencial, algo marcante para nunca mais esquecer.
 
A viagem foi muito bem programada, hotéis deslumbrantes escolhidos a dedo pelos agentes de viagem. Essa viagem decidi não fazer em grupo e nem com guia, quem me acompanhou foi meu namorado César, que também ficou deslumbrado com tudo que conheceu e durante todo roteiro teve toda paciência do mundo em me seguir mesmo eu errando alguns caminhos e fazer centenas de paradas para fotografar. Viagem de sucesso, lugar maravilhoso, clima perfeito e companhia insubstituível. E ficarão lindas lembranças e muitas histórias para contar, é o que trouxe de mais importante na bagagem.
 
Hotéis de quatro e cinco estrelas que me hospedei nessa viagem:
Hotel Pestana Palace Lisboa – Lisboa
Pousada Cidadela de Cascais - Cascais
Palace Lousã – Lousã
Pousada de Belmonte - Belmonte
Morgadio da Calçada - Provesende - Sabrosa
 
Pousada do Freixo Porto - Porto
 
Pousada de Óbidos – Óbidos
 
Hotel Inspira Santa Marta - Lisboa
 
Contato agência de mototurismo:
Agencia contratada: Motoxplorers, com Carlos Azevedo.
Mas, se quiser fazer o roteiro Off Road, indico a agência toursrus, com o Nuno Leotte.
 
Eliana Malizia é graduada em educação física, tem formação em fotojornalismo e MBA em Marketing. É colaboradora há vários anos da revista MotoAdventure. Acelerada por natureza, divide o tempo com as responsabilidades da vida profissional com viagens e aventuras de moto. Fundou o site Acelerada.com.br que oferece informação e serviço sobre o mundo das duas rodas e estilo de vida.


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Conheça Key West na Flórida, a viagem toda azul

Grande festa de 5 anos das Ladies of the Road

Flórida Maravilhosa: Orlando e Daytona Beach

Associação Paulista de Motociclismo tem nova sede

Confira as fotos da galera que agitou o São Paulo Harley Days

Paraibuna de Scooter, o maior barato!

Sarapuí, a Cidade da Paz

Frases divertidas relacionadas a motos

Má postura ao pilotar moto pode causar dor nas costas

Vídeo com teste da nova BMW R 1200 GS Adventure

As vantagens de ter um Scooter

Moto Clube In´ Omertà colabora com ações sociais

Desfile de motos nos 110 anos da Harley-Davidson em SP

Carrancas (MG): Cachoeiras e a tranquilidade do Sertão


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras