moto.com.br
Publicidade:

Colunistas - Claudio Teixeira

Villopoto vence 10ª prova e fecha 2013 com chave de ouro

06 de May de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Claudio Teixeira

Olá amigos internautas do MOTO.com.br;

Foi emocionante poder estar ao vivo cobrindo esta última etapa do AMA Supercross, mesmo já tendo definido o campeão da temporada Ryan Villopoto na SX1. A expectativa agora era sobre quem levaria o vice campeonato que ainda seria disputado nesta grande final entre Millsaps e Dungey e também na SX2, que definiria os campeões da costa Leste e Oeste e ainda a SX2 shootout entre os pilotos das duas costas.

O início do espetáculo já foi quentíssimo, com a disputa da SX2 costa leste aonde a disputa pelo título era entre Will Hahn e Marvin Musquin, com Will se consagrando campeão desta costa que chegou na 3a colocação após uma boa disputa.

Logo na seqüência rolou a disputa pelo título pela SX2 costa oeste em que a disputa era entre Eli Tomac e Ken Rockzen. Esta foi a prova mais bonita da noite com Eli Tomac que fez uma prova fantástica se recuperando da má largada na 6a posição e que brigou até a última volta fazendo ultrapassagens incríveis e vencendo a prova para garantir assim o título da costa Oeste.

Nestas duas disputas pelos títulos a diferença nas pontuações fecharam com mínimos 5 pontos entre os campeões e os vice campeões, mostrando o total equilíbrio nos dois campeonatos disputados em duas costas distintas. Foi um verdadeiro show !!!

Na seqüência houveram as SX1 heats e as repescagens dando tempo para que os pilotos da SX2 se recuperassem de suas baterias e se preparassem para a SX2 shootout em 10 voltas na qual participariam os pilotos das duas costas em que a melhor ficou para Ken Rockzen que venceu a prova com relativa facilidade já que Eli Tomac ficou bem para trás na largada e não conseguiu fazer a recuperação.

Finalmente entraram na pista os gigantes da SX1 para a grande final do AMA SX e mais uma vez Villopoto mostrou porque é o tri campeão seguido 2011 / 2012 e 2013 entrando para o hall da fama da história do AMA SX. Ele simplesmente largou na ponta e não tirou mais a mão do acelerador. Dungey ainda se esforçou para tirar a diferença mas não foi possível e terminou em 2o lugar. Ele já tinha aberto boa vantagem de Millsaps que ficou com a terceira colocação na prova e que foi o suficiente para lhe garantir o vice campeonato com apenas 1 ponto de vantagem sobre Dungey.

Villopoto foi impecável exatamente como nas últimas etapas disputadas. Não cometeu um único erro e andou demais de forma constante e sem aliviar o peso do acelerador. De fato, mesmo contando com concorrentes extremamente capazes e talentosos, sou obrigado a admitir que Villopoto está 1 estágio acima de todos os demais pilotos ao igualar feitos como Bob Hannah, Jeremy McGrath e Ricky Carmichael que em seus tempos áureos também não deram espaço para os seus concorrentes e mostraram porque suas pilotagens faziam a diferença ao vencer três títulos consecutivos.

O AMA já divulgou seu calendário para o AMA SX 2014 conforme segue:
Date Venue City
January 4 Angel Stadium Anaheim, Calif.
January 11 Chase Field Phoenix
January 18 Angel Stadium Anaheim, Calif.
January 25 O.Co Coliseum Oakland, Calif.
February 1 Angel Stadium Anaheim, Calif.
February 8 Qualcomm Stadium San Diego
February 15 Cowboys Stadium Arlington, Texas
February 22 Georgia Dome Atlanta
March 1 Lucas Oil Stadium Indianapolis
March 8 Daytona International Speedway Daytona Beach, Fla.
March 15 Ford Field Detroit
March 22 Rogers Centre Toronto
March 29 Edward Jones Dome St. Louis
April 5 Reliant Stadium Houston
April 12 CenturyLink Field Seattle
April 26 MetLife Stadium East Rutherford, N.J.
May 3 Sam Boyd Stadium Las Vegas

As emoções agora se voltam para o AMA Motocross que se inicia dia 18 de Maio em Hangtown Sacramento na Califórnia, em que a expectativa de maiores e melhores disputas ocorram com maior intensidade pois no motocross outros fatores possibilitam disputas mais acirradas em que as provas são mais longas e são disputadas em duas baterias de 30 minutos por categoria. No motocross, em que o preparo físico e mental dos pilotos proporcionam situações diferenciadas acabam gerando mais disputas nas duas categorias.

Acompanhem aqui no MOTO.com.br a cobertura de todas as etapas e boa semana a todos!

Abraços,

Claudio Teixeira (Claudio Tex 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross, dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road e atualmente é distribuidor dos Lubrificantes Motul. Mais informações no e-mail claudio@motuloil.com.br e no site www.motuloil.com.br



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Confira os bastidores do Motocross das Nações 2016

Veterano Roque Colman acelera em Glen Helen

Moto Story resgata a história de grandes pilotos

AMA SX: Ryan Dungey levanta o troféu em Daytona

AMA SX: Ryan Dungey sai com vitória em Atlanta

AMA SX: Chad Reed é o grande vitorioso em Atlanta

AMA SX: Ryan Dungey sai com vitória em Arlington

Motos 2 ou 4 tempos, qual a diferença?

Alguns segredos dos ajustes de suspensões

Villopoto vence 10ª prova e fecha 2013 com chave de ouro

AMA SX 2009: Continua quente

AMA SX: Bubba vence e assume o 3º lugar no campeonato

AMA SX: Villopoto vence a 2ª etapa em Phoenix

AMA SX: Imbatível, Vilopotto vence a 8ª etapa no ano


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras