moto.com.br
Publicidade:

Colunistas - Claudio Teixeira

AMA SX: Claudio Teixeira comenta etapa de Phoenix

14 de January de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Claudio Teixeira

Rolou neste sábado, 12/01/2013 em Phoenix Arizona no Chase Field, a segunda etapa do AMA Supercross à frente de 37.000 fãs entusiasmados com as perspectivas desse campeonato.

A primeira etapa já deu uma ideia do quanto promete esta 40a edição do AMA Supercross que teve a sua primeira versão no ano de 1972 no Coliseum Stadium em Los Angeles - Califórnia. Ao que parece neste momento, toda a torcida deve ficar mesmo para que nenhum piloto se quebre, a fim de garantir uma das temporadas que dá sinal de ser a mais disputada em muitos anos de campeonato.

Com a subida de Justin Barcia da SX2 para  SX1, os veteranos já conhecidos terão muito trabalho para segurar esse novato que já mostrou que quer o título custe o que custar.

Na etapa de Phoenix, Justin Barcia fez o holeshot para não mais olhar para trás, fez voltas rápidas e consistentes e não deu chances para ninguém se aproximar a bordo de sua CRF 450, deixando a verdadeira briga pelo 2º lugar no Podium. David Millsaps, vencedor da abertura do campeonato em Anaheim, largou na 2ª posição e tratou de fazer uma prova visando a pontuação e sua manutenção na briga pelo título, o que deu certo!

A disputa foi bonita e emocionante! Há muito tempo eu não via tantas disputas por posições relevantes na MX1, que vinha sendo sempre marcada nas últimas edições por quatro pilotos apenas: Villopoto, Dungey, Bubba e Reed. Eles não fizeram por menos, mas certamente terão muito trabalho nessa temporada com a ascensão de Barcia, Canard, Millsaps e Weimert.

David Millsaps fez uma prova tranquila e somente foi ameaçado nas últimas voltas, quando depois de uma recuperação de uma escapada de frente cometida por Villopoto, que havia largado na 4ª posição e caiu para a 7ª posição, ele teve que bater guidão com James Stewart por várias voltas, conseguindo ultrapassá-lo e foi brigar pela ponta. Fazendo a volta mais rápida da prova, Vilopotto vinha se recuperando em ritmo alucinado, encostou em Jake Weimert, passou e foi para cima de Canard que vinha na 4ª posição.

Em ritmo alucinante os dois começaram a encostar em Chad Reed, que estava em 3º lugar e vem procurando andar com regularidade neste campeonato que tem ao todo 17 etapas no ano. Os dois encostaram em Reed, ultrapassaram e foram buscar Millsaps que vinha em um tranquilo 2º lugar. Ultrapassaram Millsaps a apenas quatro voltas do final da prova e sumiram, quando Canard, em uma bobeada tomou um tombo e cedeu sua colocação para Villopoto que queria Barcia, mas já não havia mais tempo para esta recuperação já que Barcia estava mais de cinco segundos à frente e rodando muito rápido.

No tombo de Villopoto recuperaram as posições Millsaps e Reed, terminando em 3º e 4º lugares respectivamente, com Canard na 5ª posição. A etapa terminou assim: 1º Justin Barcia - Honda / 2º Ryan Villopoto - Kawasaki / 3º David Millsaps - Suzuki / 4º Chad Reed - Honda e 5º Trey Canard - Honda.

A liderança do campeonato está nas mãos do piloto David Millsaps, que vai ter muito trabalho para se manter na ponta porque a rapaziada está de cabo torcido até as últimas para brigar pelo título desta 40ª edição do SX americano, que promete ser uma das mais quentes, e fica a torcida para que ninguém se quebre ao curso do campeonato para garantir que essa seja a mais disputada edição de todos os tempos.

Na SX2 Eli Tomac mostrou que será muito difícil algum piloto tirar seu título, pois já venceu as duas etapas de abertura com folga e tranquilidade. Com menos disputa do que as edições anteriores da categoria e ao contrário do que se esperava da SX2, as boas brigas migraram para a SX1.

Os brasileiros Jorge Balbi e Jean Ramos tiveram dificuldades e não se classificaram para os eventos principais, assim ficaremos torcendo para que eles possam nos representar nas próximas etapas.

Fiquem ligados porque sábado que vem, 19/01 tem Anaheim II no Angel Stadium. Vocês podem acompanhar os treinos e os preparativos ao vivo no site www.supercrosslive.com ou ainda no www.twostrokemotocross.com

Saudações!

Claudio Teixeira (Claudio Tex 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross e dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Confira os bastidores do Motocross das Nações 2016

Veterano Roque Colman acelera em Glen Helen

Moto Story resgata a história de grandes pilotos

AMA SX: Ryan Dungey levanta o troféu em Daytona

AMA SX: Ryan Dungey sai com vitória em Atlanta

AMA SX: Chad Reed é o grande vitorioso em Atlanta

AMA SX: Ryan Dungey sai com vitória em Arlington

Motos 2 ou 4 tempos, qual a diferença?

Alguns segredos dos ajustes de suspensões

Villopoto vence 10ª prova e fecha 2013 com chave de ouro

AMA SX 2009: Continua quente

AMA SX: Bubba vence e assume o 3º lugar no campeonato

AMA SX: Villopoto vence a 2ª etapa em Phoenix

AMA SX: Claudio Teixeira comenta 3ª etapa em Anaheim


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras