moto.com.br
Publicidade:

Colunistas - Claudio Teixeira

AMA MX: Ryan Dungey vence e quebra hegemonia de Villopoto

04 de June de 2013
Compartilhe este conteúdo:

Claudio Teixeira

Olá amigos internautas do Moto.com.br,

Aconteceu neste sábado dia 1º de Junho a 3ª etapa do AMA Motocross em Blountville - Tennessee após 15 anos sem receber uma etapa do AMA.

As provas foram fantásticas e apesar dos meus mais de 40 anos de envolvimento com o motociclismo de competição e com mais foco nas provas de MX, jamais imaginei que o nível de pilotagem destes pilotos alcançaria um nível tão alto como o que pude ver nesta etapa.

Ryan Villopoto demonstra ser o mais rápido piloto do planeta e já venceu 5 das 6 baterias disputadas até agora, sendo o consagrado o líder absoluto do campeonato. Sua tocada está muito acima dos limites que jamais imaginamos e podemos considerá-lo um verdadeiro superman sobre duas rodas. A pista era dificílima e ficou muito deteriorada com as várias baterias e treinos classificatórios que rolaram. As cavas e os buracos eram enormes, mas parecia que eles estavam acelerando no asfalto. Ninguém tirava a mão do acelerador nem nos pontos mais críticos da pista. Ryan Villopoto desenvolveu uma nova técnica que eu ainda não tinha visto, ele agora consegue puxar a moto para baixo e para trás nas aterrissagens para garantir tração antes dos demais competidores e seu desempenho está muito acima dos demais.

Pode até ser maldade da minha parte, mas chego a torcer para que ele tenha algum problema durante a prova para garantir mais emoção no campeonato. Nesta etapa foi exatamente o que aconteceu. Após um tombo nas primeiras curvas do circuito em que ele já era o 2º colocado atrás de Justin Barcia, Villopoto acabou ficando entre os últimos e fez uma prova fantástica de recuperação para finalizar em 4º lugar a 2a bateria em que ele chegou a andar no 3o lugar mesmo tendo finalmente retomado a prova entre os últimos colocados.

Com a queda de Villopoto quem se deu muito bem foi Dungey que se sagrou vencedor da etapa e Villopoto fechou na 3ª posição na geral ao ganhar a primeira bateria e finalizar em 5º na segunda. Justin Barcia foi o segundo colocado, Villopoto o 3º, James Stewart em 4º e Mike Alessi que também acelerou muito forte na 5ª posição.

Houve a ausência de Dean Wilson que se machucou nos treinos e que mais uma vez teve uma lesão no ombro que ele já havia machucado há algum tempo atrás, em compensação esta etapa contou com a participação de pilotos do Mundial de MX Clement Desalle e Kevin Strijbos que terminaram na 6ª e 7ª posições respectivamente.

A categoria MX2 também foi um show de pilotagem e a vitória foi de Marvin Musquim, que pela primeira vez conquistou uma vitória na geral no AMA. Eli Tomac foi o 2º colocado seguido de Ken Rockzen em 3º, Blake Baggett em 4º e Zach Osborne na 5ª colocação.

Aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir eu recomendo que assistam porque o nível está mesmo fora de controle e os pilotos estão pilotando de uma maneira impressionante até para os mais experientes pilotos do planeta.

Sábado que vem dia 8 de Junho rola a etapa de High Point e vale a pena acompanhar.

Até lá e boa semana a todos

Sds.

Claudio Teixeira (Claudio Tex 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross, dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road e atualmente é distribuidor dos Lubrificantes Motul. Mais informações no e-mail claudio@motuloil.com.br e no site www.motuloil.com.br



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Confira os bastidores do Motocross das Nações 2016

Veterano Roque Colman acelera em Glen Helen

Moto Story resgata a história de grandes pilotos

AMA SX: Ryan Dungey levanta o troféu em Daytona

AMA SX: Ryan Dungey sai com vitória em Atlanta

AMA SX: Chad Reed é o grande vitorioso em Atlanta

AMA SX: Ryan Dungey sai com vitória em Arlington

Confira os bastidores do Motocross das Nações 2016

Motos 2 ou 4 tempos, qual a diferença?

Alguns segredos dos ajustes de suspensões

AMA SX: Villopoto e Anderson vencem e assumem a ponta

Voltando as origens: Kalango Cego Parque Off Road

Veterano Roque Colman acelera em Glen Helen

Moto Story resgata a história de grandes pilotos


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras