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Colunistas - Claudio Teixeira

Alguns segredos dos ajustes de suspensões

26 de February de 2013
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Claudio Teixeira

Olá amigos internautas do MOTO.com.br.

Muita gente não se dá conta, mas ajustes de suspensões alteram significativamente as condições de pilotagem da sua motocicleta.

Para pilotos de fábrica e que pilotam motos de altíssima performance, o ajuste adequado das suspensões garantem vitórias e campeonatos, seja na motovelocidade, motocross, enduro, rally e em todas as modalidades. Para estes pilotos a mudança na genética das suspensões podem ser uma grande diferença a ser conquistada com profundos estudos, mas para a maioria dos pilotos, o uso e a modificação acertada dos fluídos de suspensões são mais que o suficiente.

Eu mesmo nunca usei suspensões modificadas em sua genética e meus acertos são feitos apenas com o uso de fluídos de diferentes especificações. São poucos os fabricantes que oferecem uma gama extensa de fluídos para se chegar aos ajustes necessários.

Muitas vezes as suspensões ou são duras demais ou duras de menos, e isso pode ser melhorado e muito, apenas com o uso do fluído correto. A gama oferecida pela Motul é a mais completa e confiável de todos os fabricantes. Principalmente focados nas suspensões dianteiras, em que a gama de produtos é mais vasta temos na linha Motul fluídos lubrificantes específicos para as bengalas que vão da viscosidade 2,5W até 20W.

Temos duas linhas específicas que é a linha Factory Line ( 100 % sintética ) e a linha Expert ( sintética ). São inúmeros componentes que vão dos anti espumantes que evitam a formação de bolhas de ar nas transmissões internas das suspensões a anti corrosivos, anti fricção, que preservam os retentores e aumentam a eficiência da lubrificação e do funcionamento dos garfos dianteiros.

Com a menor viscosidade, como por exemplo a do 2,5W, a sua suspensão ficará mais macia e suave, enquanto que viscosidades maiores garantem uma suspensão mais firme e rígida. Podem-se misturar fluídos de viscosidade diferentes desde que sejam da mesma marca, como por exemplo, se utilizar o 2,5W com o 5W para obter-se uma viscosidade não disponível de forma exclusiva que seria o 3,75W. Essas misturas podem ser realizadas até que você encontre o ponto ideal para sua moto e seu estilo de pilotagem.

Já andei em motocicletas que vem de fábrica com acertos terríveis de suspensão e que poderiam ser corrigidas apenas com o uso adequado dos fluídos de suspensão. O maior foco é nas suspensões dianteiras que influenciam diretamente na dirigibilidade da moto, mas existem também os fluídos de suspensão traseira que fazem os mesmos efeitos. Muitas motos vem de fábrica com suspensões que possuem inúmeras opções de ajustes de compressão e retorno, contudo, e dependendo do caso, às vezes eles se inutilizam se o fluído utilizado for espesso demais ou de menos.

Estou alterando o fluído da suspensão de minha YZ 450 F porque já tentei deixá-la mais macia, contudo o fluído original 5W não me permite fazer este ajuste. Já abri todos os " cliques " da suspensão e ela continua muito dura, assim estarei usando o 2,5W para deixá-la mais macia e assim poder utilizar os ajustes que vem originalmente de fábrica, ou seja, agora poderei usar os " cliques " de compressão e retorno porque com o fluído 5W estavam todos abertos e ainda assim a suspensão estava dura. Com o 2,5W poderei fechar a metade dos " cliques " e ainda terei várias opções de acerto.

Muitas motos de rua não possuem os tais " cliques " de ajuste de suspensão, mas mesmo assim os fluídos surtem efeitos impressionantes. Se a suspensão de sua moto estiver muito dura ou muito mole, apenas troque o fluído para um mais fino ou mais espesso respectivamente e você terá resultados surpreendentes.

Fica aqui a dica para uma pilotagem mais agradável com melhor performance.

Abraços a todos e boa semana!

Claudio Teixeira (Claudio Tex 21), é piloto veterano e detentor de títulos no Campeonato Paulista de Motocross, dono de um respeitável currículo no mundo das competições Off Road e atualmente é distribuidor dos Lubrificantes Motul. Mais informações no e-mail claudio@motuloil.com.br e no site www.motuloil.com.br.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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