moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Yamaha MT-03 é a naked com motor de 320cc

Marca lança no Japão, a motocicleta desponta com motor dois cilindros de 42 cavalos da esportiva compacta YZF-R3

25 de September de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Cícero Lima

Com a mesma base mecânica da mini-esportiva R3, a Yamaha lançou no Japão a naked MT-03. O modelo, que tem preço 15% inferior à esportiva, mostra que a marca vem adotando uma postura agressiva em relação ao design e evolução mecânica de seus modelos. Destinada aos motociclistas que gostam de esportividade, porém buscam uma moto com uma postura mais confortável, a MT-03 traz o mesmo motor usado na pequena esportiva R3. E, portanto, nada tem a ver com a já aposentada MT-03, que foi vendida no Brasil em 2008 e utilizava o monocilíndrico de 660cc da XT 660R. Trata-se de uma moto completamente nova.

O propulsor traz dois cilindros paralelos de 321cc, duplo comando, quatro válvulas e refrigeração líquida. Capaz de atingir a potência máxima de 42 cavalos, o motor gosta mesmo de giro alto – uma vez que sua potência máxima só é atingida a 10.750 giros. Já o torque máximo, de 3.00 kgf.m, está disponível em 9.000 rpm.

O novo modelo também está mais leve que sua irmã esportiva: pesa 165 kg (contra os 169 kg da R3). Mas a grande diferença fica por conta da posição de pilotagem. Com a adoção do guidão de peça única e mais alto o piloto se mantém em posição ereta, menos esportiva.

O banco está a 780 mm do solo e, por ser estreito, permite que a maioria dos pilotos apóie os pés no chão com facilidade. Porém, o assento não deve ser ideal para longas jornadas. Nesta situação, a MT-03 é ainda menos empolgante para a garupa. Além do banco com uma fina camada de espuma a pedaleira está fixada em uma posição bem elevada. Ou seja, a garupa terá sempre as pernas bem flexionadas. Uma alça de apoio em alumínio para se segurar e os ganchos para a fixação de bagagens são os únicos “luxos” para o acompanhante.

Ciclística
Equipada com quadro do tipo Diamond, a MT-03 usa rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas com pneus radias. As medidas - 110/70, na dianteira, e 140/70, na traseira - são bem generosas para uma moto dessa categoria e conferem um porte de motor maior à nova MT-03. O conjunto de suspensões não apresenta novidades. Na frente, o clássico garfo com tubos telescópicos, enquanto a balança traseira usa o sistema de monoamortecimento.

Nos freios, a nova MT-03 traz um disco dianteiro de 298 mm com pinça de dois pistões, e um disco simples (220 mm) com pinça de um pistão completa o conjunto na traseira. A distância entre eixos é de 1.380 mm e o vão livre do solo é de apenas 160 mm, ou seja: exige cuidado ao superar obstáculos como entradas de garagens ou lombadas mais altas.

Sofisticada
Embora as especificações técnicas não mostrem revoluções técnicas, visualmente a moto é muito empolgante. Detalhes charmosos como o cobre corrente, as pedaleiras e seus suportes mostram que a fábrica realmente caprichou no acabamento. Além disso, o design é digno de suas irmãs maiores como a MT-07 e MT-09, linhas minimalistas e afiladas transmitem a sensação de velocidade. Já o enorme radiador e o spoiler sob o motor ajudam a encorpar a moto que se torna ainda mais agressiva graças às luzes em Led acima do farol poligonal.

Por conta de suas medidas, a nova MT-03 deverá causar a mesma reação que sua irmã R-3: pouca gente saberá que se trata de uma moto de “apenas” 320 cc. Aliás, esse é o “grande barato” dessas motos de média capacidade: transmitir a imagem de serem maiores do que realmente são. No Japão, a Yamaha informa que a previsão de vendas é de 4.000 unidades/ano. O modelo deverá ser mostrado no Salão de Motos de Milão (ITA), que acontece em novembro. E não há previsão de chegada ao Brasil. Mas como sua irmã esportiva YZF-R3 também veio para nosso mercado, não seria arriscado apostar que, em médio prazo, a nova naked MT-03 poderá rodar em nossas ruas e estradas.



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Harley-Davidson Street 750 é nova moto de polícia na Índia

Ibira Moto Point acontece nesta terça-feira (22/08) em São Paulo

Boletim MOTO.com.br - Notícias de motos em 30 segundos (20/08/17)

Linha Sportster da Harley-Davidson completa 60 anos

Megacycle acontece pela primeira vez em Paraty (RJ)

Kawasaki divulga nova tabela de preços de suas motos no Brasil

"All for Freedom, Freedom for All" é novo mote da Harley

Yamaha XTZ 250 Ténéré com novas cores na linha 2018

Dublê morre em acidente de moto na gravação de Deadpool 2

Kawasaki divulga nova tabela de preços de suas motos no Brasil

Linha Sportster da Harley-Davidson completa 60 anos

Ranking das motos mais vendidas em julho de 2017

Megacycle acontece pela primeira vez em Paraty (RJ)

Honda equipa motos CG 160 com freios CBS na linha 2018


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras