moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Yamaha lança MT-07 em busca de mercado

06 de February de 2015
Compartilhe este conteúdo:

André Jordão

A Yamaha lançou ontem no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) a nova Yamaha MT-07, naked bicilíndrica de 689 cm³. Segunda integrante da família MT – (Master of Torque) – a aportar no Brasil, a nova motocicleta chega munida de torque e um preço agressivo: R$ 26.990 para o modelo standard e R$ 28.490 para a versão com freios ABS, nas cores cinza fosco, branco e vermelho.

Com mais um modelo no segmento, já habitado pela XJ6, a Yamaha confirma uma estratégia ousada de lançamento no País, exatamente no momento em que sua participação de mercado (marketing share) chega a 12,6%, melhor número desde 2008.

E para continuar em ascensão, a marca dos três diapasões confia na nova MT-07 para “atacar”, principalmente, modelos como a Suzuki Gladius 650, a Kawasaki ER-6n e a Honda CB 500F. A expectativa de vendas, de acordo com Marcio Hegenberg, diretor comercial da Yamaha no Brasil, é comercializar aproximadamente 3.000 unidades por ano, números que a colocariam entre as mais vendidas do segmento – e consolidariam de uma vez a Yamaha neste nicho de mercado.

Coração

A MT-07 segue a receita de sua irmã mais velha. No entanto, sua proposta, mais amistosa, é atingir principalmente os pilotos menos experientes, que encontram na MT-09 mais força do que se pode controlar. Para isso, o motor de dois cilindros paralelos com duplo comando de válvulas no cabeçote e refrigeração líquida tem menor capacidade cúbica (689 cm³) e privilegia o torque em uma ampla faixa de rotações. O objetivo é tornar a pilotagem mais fácil sem perder o vigor nas acelerações, principalmente entre 4.000 e 8.000 rpm. Com isso, a MT-07 oferece torque máximo de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm e 74,8 cv a 9.000 rpm.

Outro componente presente na MT-07 é o aclamado virabrequim crossplane. Com intervalos de ignição de 270°, essa solução técnica promete contribuir para acelerações mais lineares e uma melhor entrega de potência/torque. (Veja BOX)

Visual e ciclística

O visual da MT-07 remete ao puro conceito naked. Ao subir na moto o piloto não enxerga nada a sua frente, dando a impressão de não haver trem dianteiro. Herdado de sua irmã maior, a nova moto conta com um design ousado: farol poligonal, duas entradas de ar, com os três diapasões característicos da marca, e um visual invocado. Destaque também para a traseira, que traz assento bipartido e lanterna de LEDs embutida. Outro ponto visual que vale a pena ser destacado é o escapamento curto, localizado do lado direito da moto.

Leve, embora conte com um quadro tubular de aço, a MT-07 pesa 179Kg na versão standard e 182kg na versão com ABS em ordem de marcha. O motor faz parte da estrutura do chassi, o que permite a redução de massa e melhora no centro de gravidade.

Na ciclística, o novo modelo da Yamaha traz suspensão traseira do tipo monocross com link, 130 mm de curso e nove posições de ajustes na pré-carga. Já a suspensão dianteira é do tipo garfo telescópico, com as mesas em alumínio e 130 mm de curso. O tanque de 14 litros é protegido por um conjunto de sete carenagens, que segundo a marca tem a intenção de proteger o tanque, sendo possível trocar as peças plásticas se algum imprevisto ocorrer. Completam o pacote ciclístico dois discos flutuantes de 282 mm e 4 pistões hidráulicos em cada pinça na dianteira e um disco de 245 mm na traseira.

Seguro

A Yamaha irá disponibilizar aos proprietários da nova MT-07 um seguro com preço fixo. Através da Yamaha Corretora de Seguros em parceria com a Seguradora Cardif, os interessados poderão assegurar o modelo pelo valor de R$3.000 (para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro). A cobertura de 12 meses contra roubo e furto tem assistência 24 horas; limite de indenização do seguro correspondente a 80% da tabela FIPE; instalação de rastreador Ituran em todas as motos seguradas. A condição de pagamento pode ser à vista ou em 12 parcelas fixas no cartão de crédito.

BOX

Primeiro contato

Tivemos a oportunidade de ter um primeiro contato com a nova MT-07 na pista do ECPA. Mesmo sob muita chuva e fora de seu habitat natural, a moto agradou. É perceptível a facilidade nas mudanças de direção, assim como a elasticidade do motor. Basta abrir o acelerador ou firmar o pé nas pedaleiras que a MT-07 responde de prontidão. Esguia, a nova moto parece ainda mais leve e ágil quando se está rodando com ela. Isso faz dela uma motocicleta muito divertida. Mesmo sem o ímpeto de aceleração da MT-09, o novo modelo “enche o peito” rapidamente, principalmente quando trabalhado entre 4.000 e 8.000 giros.

Ao acelerar com vigor fica nítido o funcionamento da tecnologia crossplane. Além do ronco diferenciado, a linearidade de aceleração do câmbio de seis velocidades é notável. Todavia, o importante é salientar que, mesmo na pista, o comportamento do motor e da ciclística indica que a MT-07 deva ser fácil de pilotar na cidade e divertida na estrada. Não se trata de um modelo amansado – se comparado a MT-09 – e sim de uma nova motocicleta pronta para atacar o segmento das nakeds.



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Triumph estreia nova coleção de roupas e acessórios

Documentário retrata viagem entre Manaus e São Paulo

Ducati tem crescimento recorde no Brasil em 2016

Solidariedade: Ajude o Natal das crianças da ACRIA

Nova Kawasaki Z 650 é mais agressiva só no visual

Com ação social, Moto Experience acontece no Campo de Marte, em SP

Piaggio lança novos scooters e o triciclo MP3 no Brasil

Yamaha MT-07 conta com novas cores para 2017

Honda CRF 1000L Africa Twin ganha ainda mais apelo Off Road

Harley-Davidson e SENAI inauguram Centro Técnico em São Paulo

Yamaha lança nova Neo 125 com freios UBS

Ducati tem nova tabela de preços para dezembro no Brasil

Licenciamento para motos com placa terminada em 0

Cursos do Centro de Treinamento da Harley em parceria com SENAI-SP


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras