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Yamaha faz recall para a esportiva compacta YZF-R3

30 de June de 2016
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Yamaha Motor Amazônia esta promovendo uma convocação para os  proprietários da motocicleta YZF-R3, modelo 2016,  com números de chassis abaixo identificados, a agendarem junto a uma concessionária da marca a substituição da bomba de óleo e da placa de embreagem, além da vistoria preventiva do câmbio e, caso seja constatada a montagem incorreta do conjunto, a realização dos reparos necessários. 

Identificação dos chassis envolvidos:

YZF-R3 número de chassis de 9C6RH0910G0000101 até 9C6RH0910G0002140 

YZF-R3A número de chassis de 9C6RH0920G0000101 até 9C6RH0920G0001220 

No comunicado, a empresa informa que em razão de montagem incorreta do anel de trava do eixo do câmbio de algumas motocicletas e inconformidades identificadas na bomba de óleo e na placa de embreagem, poderá ocorrer, em casos extremos, o travamento do motor ou da roda traseira ou, ainda, a perda da dirigibilidade devido à dificuldade para mudança de marchas, com risco de acidentes e lesões aos usuários. 

Para mais informações a Yamaha disponibiliza o telefone 0800 774 3738, em horário comercial e o site yamaha-motor.com.br 

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor. 

O  Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança. 

§  1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários." 

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito. 

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Foto: Yamaha/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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