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Yamaha anuncia recall para a motocicleta MT-09

Convocação da marca japonesa prevê a realização de serviço de verificação gratuita da coroa da roda traseira, que pode apresentar defeito

30 de November de 2015
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A Yamaha Motor da Amazônia está convocando os proprietários das motocicletas MT-09, modelo 2015 e 2016, para o agendamento em uma concessionária autorizada para verificação gratuita da coroa da roda traseira. Caso seja constatado que a peça faz parte de um dos lotes defeituosos, será realizada a substituição da transmissão secundária da motocicleta sem custo para o proprietário da moto.

Segundo comunicado de recall da Yamaha, devem agendar a vistoria em uma concessionária da marca japonesa as motocicletas MT09A, modelo 2015 e 2016, com numeração de chassis entre 9C6RN3520F0000101 e 9C6RN3520G0001420.

A fabricante dos três diapasões informa que o recall foi anunciado para a MT-09 em razão de uma inconformidade no tratamento térmico da referida peça, pode ocorrer a sua ruptura com a motocicleta em movimento, cujo fragmento desprendido poderá atingir o condutor, passageiro ou terceiros, com risco de acidente e lesões.

O informe da Yamaha diz que o tempo médio de atendimento na concessionária é de cerca de 1 hora. Para informações adicionais, basta consultar o site yamaha-motor.com.br ou entrar em contato pelo telefone 0800774 3738, no horário comercial.

Com base no Código de Defesa do Consumidor, o Procon de São Paulo ressalta que a legislação estabelece, em seu artigo 10, que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Foto: Yamaha/Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
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