moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Veja como checar as condições da moto rapidamente

18 de February de 2016
Compartilhe este conteúdo:

 

Fazer uma revisão das condições de sua motocicleta é uma tarefa necessária e muito importante para o bom funcionamento do equipamento. Realizar essa checagem deveria ser automático e quase intuitivo. O que muitas vezes falta a um motociclista é o conhecimento adequado dos itens principais a serem avaliados para saber o que precisa, efetivamente, ser verificado nessa avaliação. 

“É sempre a mesma história, o motociclista acredita que enquanto a moto não ‘fritar’, está tudo ok, tudo ótimo. O problema é: muitos ignoram que, apesar de a moto não aparentar sinais de desgaste, é evidente que o uso, mesmo que seja moderado, contribui para desgastar a moto”, afirma Vinicius Spinelli, da Controlflex, fabricante de cabos e comando e importadora de peças para motos. A negligência só ajuda a deteriorar ainda mais rápido as outras peças do motor, que trabalham sempre em conjunto. É possível que mesmo um único componente seja o catalisador responsável por agravar a condição de todo o mecanismo. 

Treinar o olho para identificar quais peças começam a apresentar desgaste e quais precisam de manutenção é uma prática que o motociclista adquire com o tempo. Para ajudar, veja a seguir quais itens você pode prestar atenção rapidamente antes de sair com sua moto: 

Nível de óleo
Observe se o nível de óleo do motor está abastecido conforme as orientações do fabricante. Caso negativo, preencha com a quantidade necessária ou faça a troca completa pelo mesmo tipo de produto utilizado anteriormente. 
 
Conjunto de corrente, coroa e pinhão
Esse conjunto é o responsável por garantir a transmissão da força do motor para a roda traseira de sua motocicleta. Verifique antes de sair se a peça está sem brilho ou se a corrente está seca ou dura, apresentando pouca maleabilidade. Se for esse o caso, chegou a hora de trocar ou realizar a manutenção. 
 
Sistema de freios
Fique atento aos fluídos de freios, se estiverem abaixo do nível adequado, pode ser um sinal de que as pastilhas já estejam gastas. Faça também a checagem no manete e nos cabos de freio para se certificar de que a operação acontece normalmente. 
 
Cabos de comando
Além dos cabos de freio, os cabos de aceleração e embreagem devem ser checados também. Se qualquer um desses cabos apresentarem sinais de desgaste – muito provavelmente por terem chegado ao fim da vida útil ou por falta de lubrificação adequada – então procure por novos cabos de comando. 
 
Pneus
Uma vistoria rápida é fundamental para avaliar se o pneu já está ficando “careca”. O desgaste naturalmente ocorre com o tempo, mas o motociclista não pode se descuidar e deixar de realizar a calibragem regular.
 
Filtro de ar
O prazo de validade do filtro de ar depende de fatores como uso da moto e o tipo de terreno no qual ela geralmente roda. Por isso, lembre-se de observar a quantidade de sujeira impregnada na superfície e realizar limpezas periódicas com água e sabão. Compare seu filtro com um novo para entender qual é o momento certo de trocar.
 
Foto: Riffel/Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Salão Moto Brasil tem muitas atrações no Rio de Janeiro

Honda apresentará Rebel 500 no Salão de Verona (ITA)

Sistema de desconto para multas SNE já está na internet

Cesvi dá dicas para conduzir as motos com segurança

Triumph comemora resultados globais no último ano fiscal

Polícia de SP vai combater crime de Triumph Tiger 800 XCx

Salão Moto Brasil no RJ vai sediar feira de negócios

Clássica Honda CB 1100EX chega aos EUA

Honda mostra moto que se equilibra sozinha na CES 2017

Nova naked Street Triple da Triumph deve ter motor de 800cc

Honda apresenta linha 2017 da aventureira XRE 300 no país

Vídeo: Empinando no gelo a mais de 200 km/h de BMW S 1000 XR

Triumph revela linha 2017 da Street Triple na Inglaterra

LifeMotosBr: CB Twister - Relatório de 1 ano de uso da moto


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras