moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Tokyo MotorShow é vitrine para o futuro em duas rodas

30 de October de 2015
Compartilhe este conteúdo:

Realizado há 60 anos, o Tokyo Motor Show sempre serviu como vitrine de futuras tecnologias e tendências em duas e quatro rodas. A 44ª edição do evento, que acontece com muita badalação até o dia 8 de novembro na capital japonesa, não foi diferente. As principais fabricantes nipônicas de motocicletas mostraram como poderão ser as motos do futuro. 

A Kawasaki continua apostando em motores superalimentados (supercharged) para oferecer desempenho com menor consumo de combustível; Suzuki e Honda dão pistas de como as motos podem resolver o futuro da mobilidade, mas a Yamaha foi ainda além: apresentou o primeiro projeto de um “robô-motociclista”.

Acompanhe os destaques em duas rodas da edição 2015 do Tokyo Motor Show.

Honda
A maior fabricante de motocicletas do mundo e dona de uma dos maiores estandes no salão mostrou novos automóveis, mas também apresentou diversos conceitos. A começar pela EV-Cub focada na mobilidade urbana. Usando uma bateria recarregável, que pode ser retirada e carregada na tomada, a motoneta é uma releitura da pioneira Super CUB, porém com propulsão elétrica.

Talvez o mais revolucionário seja o protótipo Neowing de três rodas que inclinam nas curvas, o que, segundo o fabricante, proporciona ao piloto a sensação de estar em uma moto. Embora a ideia não seja nova, afinal Piaggio e Yamaha já produzem triciclos semelhantes, o Neowing usa propulsão híbrida (propulsor de 4 cilindros a explosão e motores elétricos).

Apesar dos conceitos futuristas, foi uma pequena esportiva batizada de “Supersport” que despertou a imaginação dos jovens pilotos. O modelo traz equipamentos agressivos para a categoria como suspensão dianteira invertida, pinças de fixação radial e sistema de escape esportivo Akrapovic – e tudo indica deverá ser a substituta de CBR 250R para brigar com Kawasaki Ninja 300 e Yamaha R3.

Outra novidade mais “palpável” da Honda foi a reformulada linha “X”, formada pela CB 500X, NC 750X e a VFR 1200X. Todas ganharam um desenho mais moderno, com linhas angulosas, e melhorias pontuais, como suspensões ajustáveis e outros detalhes. Produtos globais da Honda essas novas “X” certamente virão ao Brasil.

Suzuki
Com o tema “os próximos 100 anos”, a Suzuki chamou a atenção com seus conceitos. O pequeno Hustler Scoot é a aposta da fábrica para executivos e jovens urbanos: além do tradicional espaço sob o banco, o scooter vem com uma mala, que pode ser encaixada na plataforma entre as pernas do piloto. Outro conceito que atiçou os fãs de motos esportivas foi a GSX-Concept, um mocape que mostra as linhas da futura esportiva de quatro cilindros da Suzuki – uma nova 1.000cc, apostam alguns, ou a nova sport-touring para substituir a Hayabusa, crêem outros.

Porém o grande destaque não tinha rodas: era um motor bicilíndrico turbo, descrito dessa forma pela fábrica. Sem mais informações, a imprensa japonesa afirma que o projeto se chama EX7, tem cerca de 600cc e poderá equipar uma moto média no futuro – é o “downsizing” chegando às motos.

Kawasaki
Quem também apostou em motores superalimentados foi a Kawasaki. Quer dizer, manteve a aposta, pois a fábrica de Akashi já vende dois modelos – as superesportivas H2 e H2R com motores supercharged. Chamado de “Balance Supercharged Engine”, ou seja, motor equilibrado e superalimentado, promete alto desempenho com economia de combustível e baixos níveis de emissão. Trocando em miúdos: o sonho de qualquer fabricante.

Para provar que não estava apenas “delirando”, a Kawa ainda mostrou um esboço chamado de SC 01 Spirit Charger, que mostra como poderia ser uma futura moto com esse novo motor. Vale sempre lembrar que a Ninja H2 e H2R surgiram assim, neste mesmo salão, há dois anos.

Yamaha
Se uma fábrica soube explorar o 44º Tokyo Motor Show como vitrine de futuras tecnologias, essa marca foi a Yamaha. Basta dizer que em seu estande havia desde um carro esportivo até um robô capaz de acelerar a nova esportiva R1 a mais de 200 km/h.

Batizado de “Sports Ride Concept”, o tal carro esportivo foi concebido pelo processo i-Stream, do designer Gordon Murray, com chassi tubular rígido e painéis, sistema semelhante ao utilizado nos carros de Formula 1. O propósito é aproximar o motorista do veículo que conduz como em uma moto. Pesando apenas 750 kg, o conceito esportivo tem 3,9 m de comprimento e 1,72 m de largura.

Mas foi a primeira versão do “Motobot”, o robô motociclista que repercutiu em todo o mundo. O robô humanóide rígido funde as tecnologias da divisão de motos e de robótica da Yamaha. O departamento de pesquisa e desenvolvimento trabalha para que o Motobot possa acelerar uma moto a mais de 200 km/h na pista! Por quê isso? Segundo a fábrica, a tarefa de controlar os movimentos de uma moto em altas velocidades requer infinitos sistemas de controles que exigem muito precisão. O objetivo é entender esses processos para aplicá-los em sistemas de segurança para as motocicletas.

Completando as inovações, uma moto de três rodas, chamada de MWT-9, que utiliza o sistema de Leaning Multi-Wheel (rodas que inclinam) já adotado no urbano Tricity, um scooter de três rodas já à venda na Europa. Com o propósito de ser uma “devoradora de curvas”, a MWT-9 tem o visual e o motor da MT-09: um 3 cilindros de 850 cm³.

- Confira o vídeo do Yamaha MWT-9 Leaning Multi-Wheeler

- Confira o vídeo do Yamaha Motobot Ver. 1



Fonte:
Agência Infomoto
Compartilhe este conteúdo:

Ducati tem crescimento recorde no Brasil em 2016

Solidariedade: Ajude o Natal das crianças da ACRIA

Nova Kawasaki Z 650 é mais agressiva só no visual

Com ação social, Moto Experience acontece no Campo de Marte, em SP

Piaggio lança novos scooters e o triciclo MP3 no Brasil

Bonneville T120 Black é novidade da Triumph no Brasil

Nova Harley Roadster 2017 chega em dezembro

Harley-Davidson e SENAI inauguram Centro Técnico em São Paulo

Yamaha MT-07 conta com novas cores para 2017

Honda CRF 1000L Africa Twin ganha ainda mais apelo Off Road

Yamaha lança nova Neo 125 com freios UBS

Ducati tem nova tabela de preços para dezembro no Brasil

Detran.SP: Permissão internacional pode ser solicitada online

BMW apresenta a aventureira compacta G 310 GS


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras