moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Retrospectiva moto 2014

26 de December de 2014
Compartilhe este conteúdo:
O ano de 2014 está ficando para trás e daqui a pouco só poderá ser visto pelo retrovisor. Mas o tempo que passou vai deixar boas recordações e, infelizmente, algumas lembranças tristes para os aficionados por motocicletas e por competições em duas rodas.
 
Foram diversos lançamentos das mais variadas marcas, algumas, finalmente, desembarcando no Brasil, e uma série de novos modelos chegando ao mercado. Deu para ver um pouco de tudo, desde motos compactas de 50cc até grandes motocicletas de luxo com motores protuberantes, passando por veículos de duas rodas equipados com motores elétricos.
 
Não é à toa que o mercado nacional está situado hoje entre os principais mercados de motos do planeta. O Brasil confirma o seu papel de potência no mercado de duas rodas com uma frota circulante estimada em 20 milhões, uma produção nacional de cerca de 1,6 milhão por ano, sendo considerado o quinto maior produtor de veículos de duas rodas, tanto de motos populares quanto de modelos Premium.
 
O grande beneficiado por isso tudo é o motociclista brasileiro que descobriu que consegue usufruir melhor do seu direito de ir e vir andando de moto. Acompanhe a retrospectiva do MOTO.com.br com os fatos e acontecimentos mais importantes de 2014 no mundo moto.
 
COMPETIÇÕES
 
CAMPEÕES 2014 (BRASIL)
 
Superbike Series: Maico Teixeira (SuperBike Pro), Sabrina Paiuta (SBK Pro Estreante), Mauro Beni (SBK Pro Master), Ricardo Negretto (SBK Pro Amador), Fernando Guerra (SBK Light), Luis Paulo Oshiro (SBK Light Master), Danilo Lewis (600cc SuperSport Pro), Fabricio De Castro (600cc SuperSport Pro Amador), Niko Ramos (Copa Kawasaki Ninja 250 Light), Gustavo Carreira Gil (Copa Kawasaki Ninja 300), Abimael de Souza (Copa Kawasaki Ninja 300 Light), Junior Moreira (Copa Kawasaki Ninja 600), Edvaldo José Martinati (Copa Kawasaki Ninja 600 Master), Renzo Ferreira (Honda Junior Cup), Mauro Beni (Master - prova experimental), Danilo Lewis (Copa Yamaha R1)
 
Moto 1000 GP: Matthieu Lussiana (GP 1000), Nicolas Tortone (GP Light), Maximiliano Gerardo (GP 600) e Meikon Kawakami (GPR 250)
 
Campeonato Brasileiro de Motocross: Carlos Campano, ESP, (MX1), Hector Assunção, BRA, (MX2), Stefany Serrão, BRA, (MXF)
 
Copa EFX de Enduro: Luis Oliveira, POR, (Elite), Janaína Souza (Feminino)
 
Arena Cross: Carlos Campano, ESP, (MX Pró), Paulo Alberto, POR, (MX2), Enzo Lopes, BRA, (Júnior)
 
Rally dos Sertões: Marc Coma, ESP, KTM Factory Team
 
GP Brasil do Mundial de Motocross 2 (Trindade-GO): Max Nagl, ALE, Team HRC (MXGP), Romain Febvre, FRA, Husqvarna Factory Racing (MX2)
 
GP Brasil do Mundial de Motocross 1 (Penha-SC): Antonio Cairoli, ITA, equipe KTM (MXGP), Arnaud Tonus, SUI, Team CLS Kawasaki Monster (MX2) 
 
CAMPEÕES 2014 (INTERNACIONAIS)
 
MotoGP: Marc Marquez, ESP, Repsol Honda Team (MotoGP), Esteve Rabat, ESP, Marc VDS Racing Team (Moto2), Alex Marquez, ESP, Estrella Galicia 0,0 (Moto3)
 
Mundial Superbike: Sylvain Guintoli, FRA, Aprilia Racing Team
 
Mundial de Motocross: Antonio Cairoli, ITA, equipe KTM (MXGP) e Jordi Tixier, FRA, equipe KTM (MX2)
 
Motocross das Nações: França (Gautier Paulin, Steven Frossard e Dylan Ferrandis)
 
AMA Supercross: Ryan Villopoto, EUA, equipe Monster Energy Kawasaki
 
X-Fighters FMX: Josh Sheehan, AUS, Honda CRF 450
 
Rally Dakar: Marc Coma, ESP, KTM Factory Team
 
 
FATOS IMPORTANTES
 
- Eventos
 
Salão Bike Show
O início do ano foi marcado mais vez pela realização do Salão Bike Show, praticamente o primeiro grande evento de motos. Em sua edição 2014, a feira recebeu aproximadamente 78 mil visitantes que lotaram as galerias do Riocentro, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, para conferir diversas atrações de 200 marcas presentes. Para 2015 já estão confirmada a 5ª edição do Salão Bike Show, que acontece entre os dias 29 de janeiro a 1º de fevereiro.
 
Megacycle
A cidade de São Lourenço (MG), em abril, registrou a 30ª edição do Megacycle, um dos mais tradicionais e importantes encontros de motociclistas do país. Além de muitos shows, o público presente, estimado em cerca de 30 mil pessoas nos quatro dias do evento, pôde conferir a apresentação da nova Honda CTX 700N, uma custom diferente.
 
Bike Fest Tirandentes
Outra cidade mineira, desta vez, Tiradentes, acolheu os motociclistas e fãs de veículos duas rodas para o XXII Bike Fest Tirandentes, mais encontro tradicional com muita diversão e várias atrações para o público, que também conferiu o lançamento da nova geração da CBR 600RR.
 
Monte Verde Bike Fest
O Monte Verde Bike Fest chegou à sua 3ª edição em 2014, em setembro, e tem chamado a atenção pelas belezas da região e pela boa organização do evento, apesar de ainda ser uma novidade no calendário de eventos motociclísticos nacionais. A organização estima que cerca de 10 mil pessoas participaram do encontro na região serrana de Minas Gerais, a 1.600 metros de altitude.
 
Brasil Motorcycle Show
A cidade de Curitiba, um dos polos de motos custom e de motos Premium recebeu a 2ª edição do Salão Brasil Motorcycle Show, no Expo Renault Barigui, em novembro, com muitas atrações as novidades de marcas importantes como Honda, BMW, Harley-Davidson, Triumph e Ducati. Além dos estandes com equipamentos e acessórios, os visitantes, estimados em 20 mil, puderam conferir o trabalho de tatuadores, customizadores, assistir shows musicais e radicais, fazer test ride de motos e se deliciar com a gastronomia dos Trucks Foods
 
- Fabricantes
 
Honda
A fabricante japonesa, maior representante do mercado duas rodas no Brasil, atingiu em 2014 a marca expressiva de 20 milhões de motociclistas produzidas no país. Entre os lançamentos, a Honda complementou no início do ano a família CB 500, com a aventureira CB 500X. Ao longo do ano ainda foram lançados a nova linha CB 650F e CBR 650F, a custom CTX 700N, a CB 1000R Barracuda e a curiosa NXR Bros 160.
 
Yamaha
A marca dos três diapasões completou 40 anos de atuação no Brasil em 2014 e teve um ano movimento no país com lançamentos interessantes como a nova MT-09, equipada com motor três cilindros, a maxi scooter Tmax 530, a trail compacta XTZ 150 e a XT 660 Ténéré com freios ABS e altura do assento mais baixa na linha 2015.
 
Dafra
A fabricante brasileira ampliou sua linha de scooters no mercado brasileiros com os lançamentos das maxi scooter Maxsym 400i e Cityclass 200i (lançamento atrasado). Já a Citycom 300i ganhou novos freios com sistema FH-CBS (Full Hidraulic Combined System, ou freios combinados de acionamento hidráulico).
 
MV Agusta
O fato mais importante da fabricante italiana aconteceu lá fora e foi o negócio que envolveu a compra de 25% da marca italiana pela marca de carros alemã Mercedes-AMG, em uma negociação que serve para capitalizar a empresa de motos e, certamente, vai influenciar no desenvolvimento de novos motos. Aqui no Brasil, a parceria da empresa italiana com a Dafra continua dando bons resultados com o lançamento de modelos equipados com motor três cilindros: a F3 800, a Brutale 800 e a Rivale, além da esportiva F4 que recebeu sistema de freios ABS.
 
Harley-Davidson
A fabricante americana continua dando sequência aos lançamentos de novos modelos nacionalizados e produzidos em sua fábrica, em Manaus (AM), e apresentando no mercado os superexclusivos modelos CVO Street Glide e CVO Limited, além da renovação linha touring seguindo o projeto Rushmore e o lançamento da linha de capacetes da marca no país. Depois de duas edições na cidade do Rio de Janeiro, o festival Harley Days acabou sendo transferido para São Paulo. Lá fora, nos Estados Unidos e Europa, a fabricante americana surpreendeu a todos com o lançamento das motos menores Street 750 e Street 500.
 
Kawasaki
A casa de Akashi comemorou seis anos em sua nova fase no Brasil e passou a oferecer no mercado nacional as renovadas Z1000 e Ninja 1000. Lá fora, a marca japonesa barbarizou com o lançamento das das novas H2 e H2R, essa capaz de atingir uma potência de até 300 cavalos pelo uso de motor sobrealimentado.
 
Triumph
A marca inglesa deu continuidade ao seu plano de expansão o mercado nacional, abrindo novas concessionárias, aumentando a quantidade de modelos produzidos em sua fábrica, em Manaus (AM), e complementando a linha de motos oferecida no país com o lançamento de máquinas como a Tiger 800, a Tiger Sport e a clássica Thruxton. O fato a se lamentar foi o anúncio da suspensão do projeto da moto de 250cc.
 
Suzuki
A marca japonesa incrementou sua atuação no mercado brasileiro com lançamentos interessantes, como é o caso da V-Strom 1000 com ABS, pela atualização de motos com pequenas modificações e mudanças no esquema de cores, como nos modelos Inazuma 250, GSR 750, GSX 1250 FA e Burgman 125i.
 
BMW
A fabricante alemã deu início à produção nacional da linha R 1200 GS, em parceria com a fábrica da Dafra, em Manaus (AM), e trouxe novidades importantes para o Brasil como a esportiva S 1000R, R NineT (modelo comemorativo aos 90 anos da produção de motos) e o sofisticado C 600 Sport, o maxi scooter mais caro do país, com preço de R$ 52 mil.
 
Ducati
A fabricante italiana continua com seu plano de expansão no mercado nacional com a abertura de novas lojas, inclusive na região Nordeste (Natal e Recife), e abre um showroom no shopping center Iguatemi JK, um dos mais sofisticados na cidade de São Paulo. A parceria industrial com a fábrica da Dafra, em Manaus (AM), também cresceu com a produção nacional de motos importantes como Multistrada 1200, Monster 1200 e 1199 Panigale.
 
Benelli
A marca italiana debutou no Brasil em grande estilo, no final de 2013, no Salão Duas Rodas, por meio de uma associação com o Grupo Bramont, que tem fábrica própria, em Manaus (AM), mas o projeto de desenvolvimento para o mercado nacional não teve resultados esperados em 2014. A operação da fabricante italiana começou no país com quatro modelos e o anúncio de lançamento para breve da diferenciada BN 600, com motor quatro cilindros, esperada com grande expectativa, mas que agora deve ser esperada somente para meados de 2015.
 
KTM
O ano de 2014 também marca a volta da fabricante austríaca ao Brasil graças a uma parceria industrial com a Dafra e sua fábrica em Manaus (AM). Nessa primeira fase devem ser lançadas 14 modelos no país com as primeiras concessionárias entrando em atividade nas cidades de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Goiânia (GO) e São Paulo (SP) para a venda dos modelos importados 1190 Adventure, 1290 Super Duke R, 50 SX e 65 SX e as motos produzidas no Brasil 350 EXC-F, 250 EXC-F e 300 EXC. Em meados de abril de 2015 juntam-se à linha de produtos as motos 390 Duke ABS e 200 Duke, ambas nacionalizadas.
 
 
MERCADO NACIONAL
Segundo a Abraciclo (associação dos fabricantes), em 2014, no período de janeiro a novembro, os números de produção totalizam 1.429.012 unidades, o que corresponde a uma queda de 10,2% em relação a igual período de 2013, com 1.592.073 unidades. Os números do acumulado do ano das vendas no atacado (da montadora para as concessionárias) fecharam 11,3% abaixo dos registrados em 2013. O volume de motos negociadas foi de 1.483.307 (2013) contra 1.316.391 (2014). A expectativa do mercado para o fechamento de 2014 é de leve retração nos patamares de produção e vendas alcançados em 2013.
 
 
RECALLS
 
A Yamaha anunciou recall para os modelos XJ6N e XJ6F para realização de serviço no chicote principal das motos, devido ao risco de curto circuito no sistema elétrico e falha no funcionamento do motor e/ou das luzes de indicação traseira. 
 
A J. Toledo Suzuki Motors do Brasil realizou recall para motos esportivas GSX-R1000 e GSX-R750 para a substituição do ajustador da corrente de transmissão.
 
A BMW fez recall de quatro modelos no Brasil por causa de defeito no cavalete lateral. São elas: F 800 GS, F 800 GS Adventure, R 1200 R e R 1200 GS, fabricadas entre 2012 e 2013.
 
A marca alemã ainda realizou um recall para o modelo BMW R 1200 GS, com fabricação entre maio de 2012 e julho de 2013, verificação do retentor do eixo-cardã da motocicleta e sua troca, caso seja necessário, e a instalação de uma chapa de contenção.
 
A Harley-Davidson anunciou o recall de três modelos touring para análise e reparo no sistema de freios. A chamada envolve 760 motos dos modelos Road King, Classic, Street Glide e Ultra Limited, fabricadas em 2013 e 2014, modelo 2014.
 
A Triumph promoveu um recall para 444 unidades da Tiger Explorer e Tiger Explorer XC no Brasil para solucionar problemas no módulo eletrônico do motor.
 
Vale lembrar que, segundo a Fundação Procon de São Paulo, não há prazo limite para atendimento à campanha de recall e, caso o consumidor tenha qualquer dificuldade para efetuar o reparo, deve procurar um órgão de defesa do consumidor para efetivar seus direitos.
 
 
HOMENAGEM 
 
O ano de 2014 se vai e ficam as lembranças de grandes nomes do motociclismo.
 
Daniel Lenzi, 34 anos, piloto paranaense, vítima de acidente nos treinos da etapa de Curitiba (PR), pela categoria GP 1000, do Moto 1000 GP.
 
Bob Price, 65 anos, vítima de acidente nas provas de turismo da Ilha de Man.
 
Karl Harris, 34 anos, piloto inglês, vítima de acidente nas provas de turismo da Ilha de Man.
 
Emerson Hidalgo, 41 anos, piloto paranaense, vítima de acidente nos treinos classificatórios da etapa de Santa Cruz do Sul (RS), pela categoria GP Light, do Moto 1000 GP.
 
Jorge Soares, profissional de comunicação, vítima de parada cardíaca. O empresário era considerado um dos grandes promotores do motociclismo Off Road no país.
 
Massimo Tamburini, 70 anos, designer de motos italiano. A causa da morte não foi divulgada. Teve reconhecimento mundial com projetos de motos para marcas Ducati, MV Agusta e Bimota, com motos como a Ducati 916 e MV Agusta F4.
 
Argeu Thiesen, 55 anos, coordenador da equipe de motocross Yamaha Grupo Geração, vítima de acidente de trânsito em Florianópolis (SC).
 
Fotos: Divulgação


Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Triumph estreia nova coleção de roupas e acessórios

Documentário retrata viagem entre Manaus e São Paulo

Ducati tem crescimento recorde no Brasil em 2016

Solidariedade: Ajude o Natal das crianças da ACRIA

Nova Kawasaki Z 650 é mais agressiva só no visual

Com ação social, Moto Experience acontece no Campo de Marte, em SP

Piaggio lança novos scooters e o triciclo MP3 no Brasil

Yamaha MT-07 conta com novas cores para 2017

Honda CRF 1000L Africa Twin ganha ainda mais apelo Off Road

Yamaha lança nova Neo 125 com freios UBS

Harley-Davidson e SENAI inauguram Centro Técnico em São Paulo

Licenciamento para motos com placa terminada em 0

Cursos do Centro de Treinamento da Harley em parceria com SENAI-SP

BMW apresenta a aventureira compacta G 310 GS


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras