moto.com.br
Publicidade:

Acontece

Retrospectiva moto 2012

21 de December de 2012
Compartilhe este conteúdo:

O ano de 2012 está ficando para trás e daqui a pouco só poderá ser visto pelo retrovisor. Mas o tempo que passou vai deixar boas recordações e, infelizmente, algumas lembranças tristes para os aficionados por motocicletas e por competições em duas rodas.

Foram diversos lançamentos das mais variadas marcas, algumas, finalmente, desembarcando no Brasil, e uma série de novos modelos chegando ao mercado. Deu para ver um pouco de tudo, desde motos compactas de 50cc até grandes motocicletas de luxo com motores de 2300cc, passando por veículos de duas rodas equipados com ecológicos motores elétricos.

Não é à toa que o mercado nacional está situado hoje entre os principais mercados de motos do planeta. Com uma frota estimada em 19 milhões e sendo o quinto maior produtor de veículos de duas rodas, tanto de motos populares quanto de modelos Premium, o Brasil confirma o seu papel de potência no mercado de duas rodas.

O grande beneficiado por isso tudo é o motociclista brasileiro que descobriu que consegue usufruir melhor do seu direito de ir e vir andando de moto. Acompanhe a retrospectiva do MOTO.com.br com os fatos e acontecimentos mais importantes de 2012 no mundo moto.

COMPETIÇÕES

CAMPEÕES 2012 (BRASIL)
Superbike Series: Diego Faustino
Mobil Pirelli SBK: Bruno Corano
Elf SBK: Diego Faustino
Moto 1000 GP: Luciano Ribodino (GP 1000), Lucas Barros (GP Light) e André Veríssimo (GP 600)
Campeonato Brasileiro de MX: Carlos Campano, ESP, (MX1), Hector Assunção, BRA, (MX2)
Superliga Brasil de Motocross: Carlos Campano, ESP, (MX Pró), Dudu Lima, BRA, (MX2)
Racing Festival R1 GP 1000: Diego Pretel
Arena Cross: Adam Chatfield (MX Pró), Rafael Faria (MX2) e Fábio dos Santos (Júnior)
Campeonato Brasileiro de Supermoto: Rafael Fonseca dos Santos (SM1) e Igor de Sousa (SM2)
Rally dos Sertões: Felipe Zanol
GP Brasil do Mundial de Motocross (Penha-SC): Christophe Pourcel, França, equipe Kawasaki (MX1) e Tommy Searle, Inglaterra, equipe Kawasaki (MX2)

CAMPEÕES 2012 (INTERNACIONAIS)
MotoGP - Jorge Lorenzo, Espanha, equipe Yamaha
Mundial Superbike – Max Biaggi, italiano, equipe Aprilia
Mundial de Motocross – Antonio Cairoli, Itália, equipe KTM (MX1) e Jeffrey Herlings, Holanda, equipe Kawasaki (MX2)
Motocross das Nações – Alemanha (pilotos Ken Roczen, Max Nagl e Marcus Schiffer)
AMA Supercross – Ryan Villopoto, EUA, equipe Monster Energy Kawasaki
X-Fighters FMX – Levi Sherwood, Nova Zelândia, moto KTM SX 250
Rally Dakar - Cyril Despress, França, equipe KTM

FATOS IMPORTANTES
De olho no mercado nacional, as marcas Ducati (italiana) e Triumph (inglesa) reiniciam suas operações no Brasil por intermédio de subsidiárias oficiais. A Ducati vai produzir suas motos no Brasil por meio de parceria com a Dafra. O primeiro modelo nesse modelo de operação é a Diavel, ainda sem data para o início das vendas. Já mais adiantada, a Triumph iniciou suas atividades com fábrica própria, em Manaus (AM), e oferece no país seis modelos: Bonneville T100, Speed Triple, Tiger 800 XC, Thunderbird Storm, Tiger Explorer e Rocket III. A partir de maio foram anunciados os modelos Daytona 675 e Street Triple.

A edição 2012 do Salão da Motocicleta recebeu milhares de visitantes que conferiram as principais novidades do setor e acompanharam de perto várias atrações com shows musicais e apresentações radicais, além de uma novidade: a venda de motos e acessórios por meio de leilão. O fato curioso da feira foi a apreensão pela Polícia Civil de pelo menos 10 motos de grande porte, suspeitas de roubo e furto e indícios de adulteração.

O festival de motos vintage Two Wheels Brazil mostrou toda a força do mercado de motos custom, além de oferecer atrações variadas para o público, com tatuagem, apresentações de skate, performances de artistas e grandes shows musicais.

Carlos Romagnolli, da Romagnolli Promoções e Eventos, conquistou o prêmio de “Melhor Organizador do Mundo” do Campeonato Mundial de Motocross 2012, pela Youthstream, detentora dos diretos da competição, pela realização do GP Brasil de Motocross, em maio, no Beto Carrerro World, em Penha (SC). A cerimônia aconteceu em Lommel, na Bélgica.

As bicicletas elétricas ganharam força no Brasil com questão polêmica na cidade do Rio de Janeiro, envolvendo um ciclista de bike elétrica e agentes de trânsito. No final das contas, a repercussão foi positiva e motivou discussões e novos projetos de ciclovias para as grandes cidades. Após muitas reflexões, a prefeitura do Rio de Janeiro deu o braço a torcer e liberou o uso das bicicletas elétricas.

Atentas ao interesse público e o forte apelo ecológico das bikes elétricas, a Kasinki lançou no país os modelos Eletrika 1000, Eletrika 2000 e Eletrika 3000 com preços a partir de R$ 2.290. A Dafra também apresentou sua linha de bicicletas elétricas oferecendo design diferenciado e modelos a partir de R$ 1.990.

Depois de conquistar dois títulos de campeão na MotoGP, um pela equipe Ducati e outro pela Repsol Honda, o piloto australiano Casey Stoner, de 27 anos, anunciou sua aposentadoria das pistas. No embalo, o atual campeão do Mundial Superbike, pela equipe Aprilia, Max Biaggi, 41 anos, também se retirou das competições de motos.

Cansado da falta de resultados e sem conseguir um acerto na sua moto Ducati em duas temporadas na MotoGP, Valentino Rossi acertou sua volta à equipe Yamaha. O piloto italiano entendeu que é melhor ter um salário menor, mas um equipamento mais competitivo.

Sem conseguir empolgar em 2012, Eric Granado, único piloto brasileiro no Mundial de Motovelocidade, optou por fazer downgrade de categoria e mudou da Moto2 na equipe JiR Racing Team pela Moto3, na equipe Mapfre Aspar Team.

Depois de várias patacoadas com várias representações no mercado das duas rodas no mercado brasileiro, o Grupo Izzo anuncia o fim de suas operações comerciais, deixando um rastro de clientes descontentes com pendências de registros e documentos de suas motos.

Felipe Zanol sofre acidente grave durante os treinamentos preparatórios para o Rally Dakar e é dúvida para a disputa da competição em 2013. Em 2012 ele foi o melhor piloto das Américas na competição, conseguindo o 10º lugar nas motos.

Confira abaixo a lista de recalls de motos e derivados em 2012. Vale lembrar que, Segundo a Fundação Procon de São Paulo, não há prazo limite para atendimento à campanha de recall e, caso o consumidor tenha qualquer dificuldade para efetuar o reparo, deve procurar um órgão de defesa do consumidor para efetivar seus direitos.

RECALLS
Honda: CB 300R e TRX 420 (quadriciclo)
BMW: S 1000 RR, K 1200 S, K 1200 R, K 1300 S e K 1300 R
Harley-Davidson VRSC (Night Rod Special e V-Rod 10th Anniversary Edition) e Street Glide
Kawasaki: Ninja ZX-10R, Concours 14, Ninja 250R, ZX-6R e ZX-10R
Suzuki: GSX-R1000, DL1000 V-Strom, GSX1300 B-King, GSX1300R, Bandit 650, Bandit 650S, GSX650F, Bandit 1250, Bandit 1250S, GSX-R750 e Boulevard M1500
Yamaha: Waverunner VX 1800-A (motoaquática)

MERCADO
Enquanto o mercado automotivo desfruta de vantagens e programas de estímulo pelo governo federal com redução de impostos e outros benefícios, o setor das duas rodas sofreu com um ano fraco em função das dificuldades para o financiamento para a compra de motos. Apesar da queda de cerca de 20% nas vendas e na produção de motos em relação ao ano passado, a expectativa da Abraciclo para 2013 é de um crescimento leve de 3,7% na produção e 2,4% nas vendas.

A Honda demonstra sua supremacia no país com grandes lançamentos e apresentando novas tecnologias como pode ser notado nas motos CB 300R e XRE 300 com motor flex e retorno da saudosa NX Falcon, agora com injeção eletrônica.

A marca brasileira Dafra apresentou bons lançamentos para o mercado com a esportiva Roadwin 250R, a street Next 250 e a urbana Riva 150.

A Yamaha lançou a nova geração da esportiva YZF R1 e surpreendeu com a Fazer 250 Blue Flex, equipada com motor bicombustível, e encerrou a produção da scooter Neo 115.

A BMW anunciou fábrica no Brasil na cidade de Joinvile (SC) e causou furor com o lançamento da nova S 1000 RR. A perspectiva dos alemães é iniciar a produção na fábrica catarinense no final de 2014 ou início de 2015.

Kawasaki mantém boa sintonia do Brasil com os lançamentos na Europa e Estados Unidos e trouxe para o mercado nacional novidades importantes, como a Ninja 300R.

HOMENAGEM
O ano de 2012 se vai e ficam as lembranças de grandes nomes do motociclismo no Brasil. No dia 9 de fevereiro faleceu Abraham Kasinsky, aos 94 anos, vítima de uma parada cardíaca, em São Paulo (SP). O empresário, fundador da Cofap e da marca de motos Kasinski, era considerado um dos grandes visionários do mundo dos negócios no Brasil.

No dia 26 de junho morreu o piloto catarinense de motocross João Paulino, o Marronzinho, aos 29 anos. Ele sofreu um acidente enquanto realizava treinamentos, em Florianópolis (SC), e apresentou uma série de fraturas e complicações.

No dia 13 de julho morreu o piloto de motovelocidade Renan Alves, aos 32 anos, devido a problemas cardíacos que pode ter sido agravado pela sua condição física debilitada por causa de um acidente grave que sofreu em 2011, na pista de Interlagos.

Fotos: Divulgação



Fonte:
Equipe MOTO.com.br
Compartilhe este conteúdo:

Ducati tem crescimento recorde no Brasil em 2016

Solidariedade: Ajude o Natal das crianças da ACRIA

Nova Kawasaki Z 650 é mais agressiva só no visual

Com ação social, Moto Experience acontece no Campo de Marte, em SP

Piaggio lança novos scooters e o triciclo MP3 no Brasil

Bonneville T120 Black é novidade da Triumph no Brasil

Nova Harley Roadster 2017 chega em dezembro

Harley-Davidson e SENAI inauguram Centro Técnico em São Paulo

Yamaha MT-07 conta com novas cores para 2017

Honda CRF 1000L Africa Twin ganha ainda mais apelo Off Road

Yamaha lança nova Neo 125 com freios UBS

Ducati tem nova tabela de preços para dezembro no Brasil

Detran.SP: Permissão internacional pode ser solicitada online

BMW apresenta a aventureira compacta G 310 GS


Comente

Para comentar é necessário autenticar, clique aqui!


Busca Rápida

Busca avançada

Comprar ou vender

Cadastre-se | Anuncie agora!

Anúncios em Super Destaque

Montadoras